Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Memória

23 Novembro 2020 | Renata Vomero

Secretaria Nacional do Audiovisual assume gestão da Cinemateca

Administração ficará a cargo da Secretaria até 5 de outubro de 2021

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em decreto publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23), a Cinemateca Brasileira passará a ser gerida pela Secretaria Nacional do Audiovisual, que pertence à Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo. A administração será feita desta forma até 5 de outubro de 2021.



Assim, foram remanejadas, em caráter temporário, a Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, para o Ministério do Turismo.

A Cinemateca vem sofrendo uma grave crise desde o início deste ano, quando se iniciou um imbróglio envolvendo o Ministério da Educação, a Secretaria Especial de Cultura e a Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Com a Cinemateca sendo gerida pela Fundação Roquette Pinto, sua administração foi afetada também como consequência desses processos, deixando os funcionários com os salários atrasados e sofrendo riscos de corte de energias. Importante lembrar que a Cinemateca é responsável por armazenar a memória cinematográfica brasileira.

Desde que este problema começou, a Secretaria Especial de Cultura vem tentando assumir o comando da entidade, mas as negociações dos processos não permitiram. Desta forma, finalmente é oficializada a absorção para a pasta, agora no comando de Mario Frias.

Em recente matéria divulgada pelo RD1, Mario Frias afirmou que está se sentindo descontente com sua autonomia como Secretário Especial de Cultura, segundo informa o portal, ele está se vendo isolado e reclama da gestão do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, acusando-o de aparelhar sua secretaria.

Essa insegurança é notada na medida adotada pelo secretário recentemente, pedindo que qualquer postagem em redes sociais ou portais oficiais do governo das instituições relacionadas ao seu gabinete, antes passem por sua aprovação.

Compartilhe:

  • 0 medalha