23 Novembro 2020 | Renata Vomero
Secretaria Nacional do Audiovisual assume gestão da Cinemateca
Administração ficará a cargo da Secretaria até 5 de outubro de 2021
Em decreto publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23), a Cinemateca Brasileira passará a ser gerida pela Secretaria Nacional do Audiovisual, que pertence à Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo. A administração será feita desta forma até 5 de outubro de 2021.
Publicidade fechar X
Assim, foram remanejadas, em caráter temporário, a Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, para o Ministério do Turismo.
A Cinemateca vem sofrendo uma grave crise desde o início deste ano, quando se iniciou um imbróglio envolvendo o Ministério da Educação, a Secretaria Especial de Cultura e a Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Com a Cinemateca sendo gerida pela Fundação Roquette Pinto, sua administração foi afetada também como consequência desses processos, deixando os funcionários com os salários atrasados e sofrendo riscos de corte de energias. Importante lembrar que a Cinemateca é responsável por armazenar a memória cinematográfica brasileira.
Desde que este problema começou, a Secretaria Especial de Cultura vem tentando assumir o comando da entidade, mas as negociações dos processos não permitiram. Desta forma, finalmente é oficializada a absorção para a pasta, agora no comando de Mario Frias.
Em recente matéria divulgada pelo RD1, Mario Frias afirmou que está se sentindo descontente com sua autonomia como Secretário Especial de Cultura, segundo informa o portal, ele está se vendo isolado e reclama da gestão do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, acusando-o de aparelhar sua secretaria.
Essa insegurança é notada na medida adotada pelo secretário recentemente, pedindo que qualquer postagem em redes sociais ou portais oficiais do governo das instituições relacionadas ao seu gabinete, antes passem por sua aprovação.
- 0 medalha