Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mudança

23 Novembro 2020 | Fernanda Mendes

Universal fecha acordo de flexibilidade de janela com mais uma exibidora

Estúdio firmou parceria com maior rede do Canadá, a Cineplex

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Universal acaba de fechar mais um acordo para flexibilizar a janela dos lançamentos do estúdio com outra exibidora, desta vez a maior rede do Canadá, a Cineplex. Assim, esta é a terceira rede que firma parceria com o estúdio, sendo a AMC a primeira a anunciar o acordo, seguida da Cinemark na semana passada.



O acordo com a canadense é similar ao cravado com a Cinemark, garantindo pelo menos três finais de semana de exclusividade para todos os lançamentos da Universal Pictures e da Focus Features nos cinemas, e, dependendo da performance do título, o estúdio decidira se levará o filme para as plataformas de PVOD, incluindo o serviço da própria Cineplex, o Cineplex Store.

Caso a estreia de qualquer filme da Universal atinja os US$ 50 milhões, o que era comum antes da pandemia, a janela exclusiva para os cinemas se estende para 31 dias antes de ser disponibilizado em PVOD. Mais uma vez, assim como foi com as outras exibidoras, a Cineplex deve ganhar parte da receita em PVOD.

Apesar de não haver detalhes do acordo, sabe-se que ele terá longa duração, indo para além da vacina do Covid- 19, o que faz com que os players reflitam bastante sobre essa tendência de lançamento que a Universal está cravando no mercado. “A pandemia deu à indústria e aos cinéfilos do mundo todo uma nova forma de apreciar a experiência da tela grande. Estamos orgulhosos em trabalhar com este parceiro que tem interesses semelhantes, como a Universal, um estúdio que respeita a janela do cinema e está empenhada com a saúde a longo prazo do ecossistema cinematográfico”, disse o presidente e CEO da Cineplex, Ellis Jacob.

A presidente do braço de filmes da Universal, Donna Langley, ressaltou a importância das adaptações à nova dinâmica do mercado que está ainda mais acelerado digitalmente e com cinemas fechando novamente no mundo todo. “Dar aos consumidores a flexibilidade em assistir ao conteúdo da sua maneira é mais importante do que nunca para ajudar a expandir as idas ao cinema, e nossos parceiros da Cineplex nos permitiram aumentar as oportunidades para os espectadores canadenses”.

Segundo o Screen Daily o acordo já deve incluir o recente lançamento do estúdio, Freaky: No Corpo de Um Assassino. Sendo assim, o filme que estreou em 13 de novembro, deve chegar em PVOD já no dia 4 de dezembro em toda América do Norte, contando o acordo com a Cinemark nos EUA.

Entre os próximos lançamentos da Universal, está Os Croods 2: Nova Era em 25 de novembro e Relatos do Mundo em 25 de dezembro.

Cineworld e Cineplex

A Cineplex chegou a assinar um contrato com a Cineworld no fim do ano passado para ser comprada pela rede britânica por US$ 2,1 bilhões. No entanto, o acordo não foi para frente e teve sua rescisão em junho deste ano.

É importante lembrar deste detalhe, já que, ao contrário da Cineplex que está apoiando o movimento de flexibilidade nos lançamentos cinema/PVOD, a Cineworld já se mostrou piamente contra.

Compartilhe:

  • 0 medalha