Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pandemia

09 Dezembro 2020 | Renata Vomero

Grupo Estação fechará salas durante mês de dezembro

Previsão é de reabertura em janeiro

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Grupo Estação, que cuida dos cinemas Estação Net Rio, anunciou o fechamento de suas salas no Rio de Janeiro, a partir do início da cine-semana, nesta quinta-feira (10), devendo voltar às atividades na segunda cine-semana de janeiro. A medida foi tomada devido à queda de público na pandemia e o aumento de casos da doença no Rio de Janeiro.



O circuito de rua conta com 15 salas na Zona Sul do Rio de Janeiro e até o fechamento só terá na programação a 5ª edição do Rio Fantasnik Festival.

“O que nos levou ao fechamento foi o recrudescimento da pandemia, que refletiu no nosso público, que é muito sensível a isso. Apostamos nessa reabertura, sabíamos que ia ser difícil, que seria aos poucos, mas há dois finais de semana a frequência voltou a cair, o que não esperávamos. Com o público caindo e a gente percebendo o retorno forte da pandemia, que deixou todo mundo mexido, optamos por fechar, por enquanto”, explicou Adriana Rattes, diretora do grupo, que enfatizou a segurança sanitária dos cinemas, mas confirmou que não tem como voltar sem o público se sentir confiante: “não fizemos isso pensando só em economia, fizemos pensando no nosso público, queremos que voltem quando se sintam seguros”.

O cinema retomou as atividades em outubro quando foi liberada a reabertura no Rio de Janeiro e não mediu esforços para se manter de pé durante os oito meses de fechamento, graças ao patrocínio da Net e também a um financiamento coletivo que levantou mais de R$700 mil. Desta forma, a rede conseguiu manter todos os funcionários no quadro.

Além disso, Adriana destacou a criação da sessão “Meu Bonde”, que é uma sessão privada para grupos de até 20 pessoas. Segundo a executiva, apesar das poucas semanas de funcionamento desde o surgimento da ideia, a novidade chamou a atenção das pessoas, contando com oito reservas já na primeira semana. A iniciativa deverá ser mantida em 2021.  

Este não é o primeiro cinema de rua a anunciar medida semelhante frente aos desafios enfrentados na pandemia, o mesmo aconteceu com o Roxy, de Copacabana, e o Petra Belas Artes, em São Paulo. Na ocasião do anúncio do fechamento, o diretor do cinema paulistano, André Sturm, lamentou: “o cinema virou o vilão da pandemia”. Ainda no fim do mês passado, o Cine Joia, do Rio de Janeiro, anunciou o fechamento definitivo depois de dez anos de funcionamento.

Inclusive, está em cartaz a Mostra Cinemas no Brasil, que faz uma homenagem aos cinemas de rua e que aborda, nesta segunda edição, o cenário atual da pandemia. O festival fica em cartaz até o dia 31 de dezembro.

Compartilhe:

  • 0 medalha