Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Controvérsia

17 Dezembro 2020 | Renata Vomero

Após polêmica com "Monster Hunter", China endurece censura em filmes

Rigidez pode atrasar programação dos títulos no país

Compartilhe:

(Foto: )

Recentemente, o filme Monster Hunter (Sony) foi retirado dos cinemas na China depois de uma controvérsia envolvendo uma cena com conteúdo racista. Desta forma, a China Film Administration decidiu endurecer seu processo de censura dos filmes importados para evitar mais episódios do tipo.

Publicidade fechar X

No entanto, esse aumento no rigor dos conteúdos pode atrasar a programação, impactando a receita do país, que vai bem neste ano, sendo um destaque global. O título mais forte a sofrer atraso pode ser o hit de 2020, Demon Slayer the Movie: Mugen Train, que já faturou quase US$300 milhões no Japão e caminha para ser a maior bilheteria do país. O anime deveria estrear entre este fim de ano ou no início do ano que vem, mas isso provavelmente não vai mais acontecer. Outra produção que estava programada para estrear é o também anime japonês Fate/Stay Night: Heaven's Feel III. As informações são do The Hollywood Reporter.

Embora os filmes devam passar sem problemas por essa segunda revisão mais detalhada das autoridades chinesas, ambos podem estrear apenas depois do feriado de Ano Novo Chinês, que acontece entre 11 e 26 de fevereiro, quando é apenas permitida a exibição de filmes locais. Este é reconhecidamente o período de maior faturamento dos cinemas no país.

Desta forma, os distribuidores enfrentam a possibilidade de os filmes serem pirateados até lá, o que pode gerar um enfraquecimento em suas bilheterias quando finalmente chegarem aos cinemas. Além disso, os exibidores estavam contando bastante com a estreia de Demon Slayer para alavancar a bilheteria de 2020, deixando para trás o prejuízo de início de ano, quando os cinemas foram fechados (justamente no feriado de ano novo) por conta do coronavírus.

A censura chinesa é reconhecidamente rigorosa com os filmes e tem se intensificado nos últimos anos.  Por essa razão, foi uma surpresa para muitos analistas de mercado o filme da Sony ter passado pelo olhar atento dos profissionais do país. No entanto, neste caso, a retirada do filme dos cinemas foi amplamente elogiada. Os produtores do longa pediram desculpas, e devem relançar o filme com a cena cortada, cena está que faz um trocadilho infame com pessoas chinesas.

Compartilhe:

  • 0 medalha