Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Apoio

25 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Projeto Paradiso faz parceria com fundo europeu

Acordo envolve aporte de 10 mil euros para apoiar brasileiros selecionados

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Projeto Paradiso anunciou para 2021 uma parceria com o Hubert Bals Fund, importante fundo europeu ligado ao Festival de Roterdã. Desta forma, a iniciativa nacional deverá aportar 10 mil euros (US$12 mil) ao fundo internacional para apoiar os projetos brasileiros que fazem parte do HBF Script and Project Development, segmentado voltado ao desenvolvimento de roteiros e projetos.

Publicidade fechar X

Oferecendo, assim, maiores incentivos para que os realizadores brasileiros participem da iniciativa, o Projeto Paradiso também dará um adicional de US$1 mil aos projetos brasileiros que forem selecionados para o fundo. Em contrapartida os roteiristas participarão do Paradiso Multiplica – iniciativa de difusão de conhecimento dos profissionais apoiados pelo Projeto Paradiso.

"Considerando a situação atual de fomento público no Brasil, entendemos que é mais importante do que nunca estreitar essa relação e firmar a presença do Fundo ao lado dos diretores brasileiros. Ao lado desse importante fundo internacional, vamos fortalecer o lugar do cinema nacional no mundo", explica Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. A iniciativa faz parte do programa Brasil no Mundo, criada pela instituição.

O HBF já apoiou mais de 66 projetos nacionais. Cerca de 10% dos candidatos ao financiamento são brasileiros. Entre estes projetos já apoiados pela iniciativa estrangeira estão O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, e Boi Neon, de Gabriel Mascaro.

O Projeto Paradiso é uma iniciativa criada pelo Instituto Olga Rabinovich para a capacitação e formação de cineastas brasileiros, dando suporte e apoio para que consigam ingressar no mercado e serem selecionados nos principais fundos e festivais de cinema do mundo.

Compartilhe:

  • 0 medalha