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28 Janeiro 2021 | Renata Vomero

Estadunidenses gastaram US$ 30 bilhões com entretenimento doméstico em 2020

No Brasil, público acima de 50 anos também aumenta seu consumo em plataformas digitais

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(Foto: Universal)

Segundo relatório anual do consórcio estadunidense de empresas de mídia e tecnologia, Digital Entertainment Group, houve um aumento de 21% nos gastos dos espectadores dos EUA com entretenimento doméstico, chegando a US$ 30 bilhões. Deste valor, US$ 26,4 bilhões são de mídias digitais.

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Neste caso, os gastos com aluguéis, compras e assinaturas online representam um aumento de 33% em relação à 2019. A maior parte deste valor foi impulsionada pelas assinaturas de streaming, que totalizaram US$ 21,2 bilhões, um aumento de 37%.

O aumento se dá por conta da pandemia, com as pessoas isoladas em casa, mas também ao crescimento da oferta de streamings, já que 2020 contou, nos EUA, com a chegada do HBO Max e do Peacock.

O consórcio realizou também uma análise separada do PVOD (plataformas para aluguéis premium de títulos inéditos, que tiveram janela encurtada ou lançamento simultâneo com o cinema), o formato não foi contabilizado no total acima, mas apresentou crescimento de 25% no quarto trimestre e 40% no ano.

Aí cabe um apontamento interessante, já que o PVOD foi uma grande saída encontrada em 2020 devido ao fechamento dos cinemas. A Universal foi o grande estúdio que se aproveitou disso, lançando primeiro Trolls 2 neste formato e depois fechando acordos com as maiores redes da América do Norte para encurtar a janela de exibição de seus filmes. Desta forma, o relatório apontou que, entre os 18 títulos lançados desta maneira pela empresa, houve arrecadação de US$ 500 milhões no formato digital. Inclusive, o estudo apontou que o faturamento da Universal com PVOD foi quatro vezes maior do que ocorre no formato de lançamento digital tradicional, em VOD, respeitando a janela de exibição.

Outro apontamento trazido foi referente ao consumo no último trimestre do ano, que abarcou a temporada de férias e feriados. O período também contou com fortes lançamentos nos streamings e PVOD, como Soul (Disney), Mulher-Maravilha 1984 (Warner), Mank (Netflix) e O Céu da Meia-Noite (Netflix), além da chegada de Os Croods 2: Uma Nova Era (Universal) no formato digital. O gasto do consumidor estadunidense no trimestre aumentou 16%, representando US$ 7,8 bilhões, US$ 1 bilhão a mais do que o mesmo período de 2019.

Brasil

Indo em encontro a essas informações, a Kantar IBOPE Media publicou um estudo que analisou os hábitos de consumo dos brasileiros acima de 55 anos na internet durante a pandemia, público este chamado de Masters. Segundo as informações, 62% das pessoas deste público está conectada à internet e aumentou seu consumo durante a quarentena, são os chamados Masters Conectados. No período, entre as pessoas deste grupo que usaram os serviços de streaming, 92% aumentaram/mantiveram o consumo de vídeos gratuitos, 90% de streamings de música e 89% de vídeos pagos. Os dados foram publicados no Tela Viva.

Inclusive, é o smartphone onde eles mais consomem estes conteúdos, 82% dos Masters Conectados usam o aparelho para acessar a internet, 77% usam computador ou notebook e 12% utilizam tablets.

Também houve aumento deste grupo no uso das redes sociais e compras em sites de e-commerce.

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