Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Homenagem

22 Fevereiro 2021 | Renata Vomero

CCBB-SP se aprofunda na influência de Steve McQueen na cultura pop

Mostra em homenagem ao astro tem abertura hoje e acontecerá até 29 de março

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Um dos grandes ícones de Hollywood, Steve McQueen ganha, a partir de hoje (22), uma importante mostra no CCBB-SP, no centro de São Paulo. Steve McQueen – The King Of Cool celebrará a trajetória de um dos grandes nomes da indústria, que comemoraria 91 anos em março.

Publicidade fechar X

A proposta da retrospectiva, que estava programada para acontecer em 2020, é levar o público a se aprofundar na história do ícone, um dos nomes mais importantes da cultura pop entre os anos 1960 e 1970, marcado por dar vida a marcantes anti-heróis do cinema em um momento em que os Estados Unidos viviam o auge da contracultura, ou seja, existia nele parte do símbolo de todo aquele movimento que envolveu não só o cinema, mas também ditou o comportamento da época. Não é à toa que ele recebeu o apelido de o “Rei dos Descolados” e se tornou também ícone de moda daquele período.

“O ator faz parte de uma linhagem de nomes que constituem marcos da arte dramática, e é preciso que a sua filmografia seja observada e analisada sob essa perspectiva. McQueen era um ícone tão forte que se sentiu à vontade para dizer não a diretores como Coppola, Spielberg e Milos Forman, recusando convites milionários e papéis com que outros profissionais sonhavam, como os de Apocalypse Now e Um Estranho no Ninho”, avalia Mário Abbade, curador da mostra.

Para levar o público à imersão na história do astro, serão exibidas 29 produções, entre filmes e documentários sobre a vida de McQueen, além de algumas atividades on-line como debate, aula magna, palestra, lives e sessões com recursos de acessibilidade (audiodescrição, legenda descritiva e interpretação em libras).

Alguns dos papéis do astro que marcaram a história do cinema foram o ladrão de luxo Thomas Crown (Crown, o Magnífico), o policial Frank Bullitt (Bullitt) e o jogador de poker Cincinnati Kid (A Mesa do Diabo). Entre os filmes a serem relembrados na mostra estão Sete homens e Um Destino, Fugindo do Inferno, Papillon e Inferno da Torre.

Entre os atores que apontam McQueen como influência estão Colin Farrell, Kevin Costner, Pierce Brosnan e Bruce Willis, além disso, o astro é citado em diversas obras da atualidade, como por Quentin Tarantino, na animação Os Simpsons e a série House.

Sua presença não se limita apenas ao audiovisual, os Rolling Stones falam dele na música Star Star, Sheryl Crow o homenageia na música que leva seu nome, assim como a canção homônima da banda Drive-By Truckers. Ele também já foi citado em canções de Leonard Cohen, R.E.M., Beastie Boys, Blur, Boy George e Elton John.

A Mostra Steve McQueen – The King Of Cool acontecerá até o dia 29 de março sob curadoria do jornalista, crítico e diretor de cinema Mario Abbade e produção da BLG Entretenimento. Depois, a retrospectiva deve se estender para o Rio de Janeiro e Brasília.

Compartilhe:

  • 0 medalha