Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Controle

26 Fevereiro 2021 | Renata Vomero

China relata alto número de pirataria de filmes do Ano Novo Lunar

Prática pode levar a três anos de prisão no país

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Segundo o Copyright Monitoring Centre, associação que supervisiona as práticas ligadas ao uso indevido de direitos autorais da China, o número de links disponibilizados de versões pirateadas dos filmes do Ano Novo Lunar e de programas televisivos do feriado já ultrapassa o número de 35,3 mil.

Publicidade fechar X

Destes, mais de 29 mil são de filmes que estão nos cinemas do país neste momento, e cerca de cinco mil dos programas de televisão. Ainda assim, mesmo diante da pandemia, já bem mais controlada no país, e com os cinemas operando sem a capacidade máxima, a bilheteria da China no feriado já ultrapassa os US$1,7 bilhão. No entanto, mesmo com este sucesso, a associação estima que a pirataria gerou uma perda de cerca de US$122 milhões para a arrecadação dos cinemas.

O filme mais pirateado, foi a animação infantil Boonie Bears, com 10,6 mil links baixados, seguidos do hit de bilheteria Detective Chinatown 3, com 9 mil, sendo o primeiro link detectado já um dia após sua estreia. Ele vem seguido de Hi, Mom, que liderou a bilheteria neste fim de semana e que contou com 5 mil versões para download.

Mesmo com os números de pirataria sendo menores do que nos anos anteriores, os responsáveis pelo monitoramento acreditam que os valores reais sejam mais altos, visto que não conseguem detectar todas as formas desta prática ilegal.

Já prevendo a possível disseminação da pirataria no Ano Novo Lunar, diversas autoridades do assunto emitiram comunicado reforçando a ilegalidade da prática e declarando a forte atenção e repressão a ela.  Na China, a violação de direitos autorais pode levar a três anos de prisão, podendo também levar a detenções menores, como multas.

No entanto, cerca de 80% dos IPs de compartilhamento dos links dos títulos se encontravam fora do país, dificultando o rastreio pelas autoridades e responsáveis pelo monitoramento disto. Sendo 50% vindos dos EUA e 30% de Hong Kong.

Compartilhe:

  • 0 medalha