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12 Março 2021 | Renata Vomero

Aumento do preço dos ingressos foi decisivo para os cinemas no Ano Novo Chinês

Arrecadação no feriado foi de US$1,2 bilhão

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(Foto: Divulgação)

O feriado de Ano Novo Lunar, ou Ano Novo Chinês, deste ano foi responsável por levar os cinemas da China a baterem um recorde para o período, registrando bilheteria de US$1,2 bilhão. Parte do sucesso dessa arrecadação se deu com uma estratégia que pode voltar a ser utilizada pelos exibidores do país: o aumento no preço dos ingressos.

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Segundo informado pelo The Hollywood Reporter, a média dos preços no feriado em 2019 (antes da pandemia, que forçou os fechamentos dos cinemas no período em 2020) era de US$5,70, já neste ano, essa média chegou a US$7,50.

Entre os filmes mais populares, como os sucessos Hi, Mom e Detective Chinatown 3, os preços chegaram a US$23 nos fins de semana de abertura nos bairros mais movimentados das principais cidades do país.

Isso foi essencial para que Hi,Mom se tornasse a segunda bilheteria da história do cinema chinês, com US$790 milhões e a comédia Detective Chinatown 3, a quinta melhor, com US$683 milhões. Os analistas acreditam que este aumento pode ter sido também por conta da limitação de ocupação das salas ainda imposta pelas autoridades.

Com a passagem dos feriados, os preços dos ingressos voltaram para a normalidade, com média de US$6,64 a US$5,9, queda que acompanhou também a diminuição na frequência dos cinemas no país.

Mas este aumento pode voltar, segundo a análise do veículo, principalmente com a futura chegada de grandes blockbusters aos cinemas, que deve movimentar as salas da região.

“Um sistema de preços mais flexível e baseado na demanda é, na verdade, uma prática mais eficiente da indústria que deve beneficiar tanto os consumidores quanto os profissionais no longo prazo", analisou James Li, co-fundador da Fanink, empresa de pesquisa do setor de cinema.

Ainda é cedo para dizer se a prática pode funcionar a longo prazo, já que o feriado chinês costuma ser um período de forte demanda nos cinemas, ainda mais neste ano em que o governo recomendou que os jovens ficassem em suas cidades e não retomassem para os lares de suas famílias nas províncias vizinhas. Medida esta que gerou ainda maior movimentação para os exibidores. É um caso de manter as análises do país no radar para entender como cada mercado internacional reagiria dentro da mesma estratégia.

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