Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Retomada

16 Abril 2021 | Renata Vomero

Cinemas de Portugal serão reabertos na segunda-feira

País estava em lockdown desde janeiro

Compartilhe:

(Foto: iStock)

Portugal foi um dos últimos países da Europa a adotar o lockdown quando o continente foi duramente abatido pela segunda onda do coronavírus. Na gravidade da situação no país, em janeiro o bloqueio total foi instituído, no entanto, com o controle da crise no país, desde o mês passado começaram a entrar fases de flexibilização, sendo a terceira delas agora, incluindo a reabertura dos cinemas.

Publicidade fechar X

Na fase anterior, foram permitidas a voltas às escolas das crianças menores de 15 anos e a aberturas de bares e restaurantes apenas com refeições nas áreas externas. Nesta nova fase, que terá início em 19 de abril, segunda-feira, retomarão às atividades os eventos culturais, que incluem cinemas, teatros e casas de espetáculos. O comércio não-essencial poderá retomar, assim como os alunos com mais de 15 anos.

"Estamos em condições de dar o próximo passo. Em nosso território, de uma forma geral, podemos, a partir de segunda-feira, entrar na próxima fase de desconfinamento", declarou o primeiro-ministro português, António Costa, em entrevista coletiva.

Os cinemas, por enquanto, terão que operar respeitando a ocupação máxima das salas de 25%, mantendo também as medidas de segurança, que incluem distanciamento, uso de máscaras e álcool gel. As mesmas regras se estendem às outras atividades culturais.

Apesar de o país estar retomando as atividades, a flexibilização não é de nível nacional, alguns municípios deverão manter as medidas restritivas de acordo com o número de casos e mortes de cada um. Apenas sete dos 308 municípios portugueses não flexibilizarão nesta nova fase.

A última etapa do processo de desconfinamento de Portugal está programada para acontecer em 3 de maio, quando espera-se maior flexibilização das regras impostas e amplas reaberturas.

O mesmo movimento está acontecendo em outros diversos países europeus. Espera-se que os cinemas de Itália e Alemanha possam reabrir ainda neste mês. O retorno dos cinemas do Reino Unido, tão aguardado, está marcado para o dia 17 de maio e a França já anunciou os planos de retomada entre maio e junho. Com isso, a grande expectativa do mercado realmente gira em torno do verão do hemisfério norte, no meio do ano, que costuma ser rentoso para esses mercados.

Compartilhe:

  • 0 medalha