Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

07 Junho 2021 | Renata Vomero

Cannes ganha forma com edição mais robusta e première de "Velozes & Furiosos 9"

Seleção deste ano conta com 65 títulos, 20% a mais que edição de 2019

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Dois anos depois de sua última edição, o Festival de Cannes promete voltar fazendo jus ao difícil ano de 2020, quando não houve o evento e a pandemia barrou lançamentos, filmagens e aglomerações. Com a situação razoavelmente controlada na França, a 73ª edição do Festival está confirmada para acontecer em formato presencial entre os dias 6 e 17 de julho.

Publicidade fechar X

Nesta quinta-feira (3) foram anunciados os selecionados para o festival, conforme suspeitava-se, houve um número maior de títulos escolhidos, 65 ao todo. Ou seja, 20% a mais do que a edição de 2019, que contou com 54 filmes. Entre eles, se destacam Annette, de Leos Carax, escolhido para abrir o evento; A Crônica Francesa, de Wes Anderson; JFK revisited: Through the Looking Glass, do aclamado Oliver Stone; Flag Day, de Sean Penn, e The Story of My Wife, da húngara Ildikó Enyedi.

24 filmes estão competindo pela Palma de Ouro, principal mostra dentro do festival, ao lado da Un Certain Regard, que em 2019, premiou A Vida Invisível, de Karim Aïnouz. Por coincidência, o cineasta brasileiro retoma ao festival neste ano com O Marinheiro das Montanhas, uma jornada biográfica na Argélia, terra natal de seu pai. O foi selecionado para exibição, portanto, não está nas mostras competitivas.

Marcado como o primeiro grande festival de cinema a acontecer em formato totalmente presencial desde o início da pandemia, Cannes promete ser um marco nesta possível retomada aos cinemas.

A seleção dos filmes foi anunciada por Thierry Frémaux, diretor do festival, que cravou durante a coletiva de imprensa dos anúncios: O cinema não está morto. Na ocasião, o executivo ressaltou que um grande blockbuster ganharia sua première no festival, algo bastante inusitado.

Nesta segunda-feira, foi divulgado que é Velozes & Furiosos 9 que será lançado no evento. O filme tem data de estreia programada para o dia 14 de julho na região. Outro mistério ainda não revelado é sobre qual título fechará o evento.

O júri deste ano é presidido pelo consagrado cineasta Spike Lee.

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha