Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Streaming

07 Julho 2021 | Renata Vomero

Universal lançará títulos no Peacock em até quatro meses depois da estreia nos cinemas

Exclusividade entrará em vigor a partir de 2022

Compartilhe:

(Foto: Universal)

A Universal anunciou que, a partir de 2022, seus filmes chegarão ao Peacock, streaming da NBCUniversal, em até quatro meses depois do lançamento nos cinemas e com exclusividade na plataforma.

Publicidade fechar X

Ainda neste ano, a major manterá seu acordo de primeira janela de streaming com a HBO e a HBO Max. No entanto, a WarnerMedia não será mais a casa de entretenimento doméstico para a Universal a partir do ano que vem.

A notícia, embora não pareça ser nenhuma novidade à primeira vista, mostra um encurtamento de janela para o streaming de 14 meses, já que tradicionalmente os contratos de pay-one window (como são chamados os streamings por assinatura) normalmente envolvem janela de 18 meses, algo que vem mudando no mercado durante a pandemia.

Além dos filmes da Universal, o acordo também inclui os títulos da DreamWorks, Illumination e Focus Features, todos estúdios que ficam sob o guarda-chuva da major. A relação da Universal com o streaming e VOD está sendo transformada desde o início da pandemia.

A major foi a pioneira em testar o encurtamento da janela logo no meio de 2020 no lançamento de Trolls 2, disponibilizando a animação em VOD simultaneamente à estreia nos cinemas abertos. Depois disso, a companhia consolidou um formato com o VOD de lançamento entre 17 e 31 dias, a depender da abertura do filme.

Outra novidade foi o lançamento simultâneo no Peacock de O Poderoso Chefinho 2 nos Estados Unidos. A animação estreou neste fim de semana por lá e conseguiu bons número de bilheteria, no entanto, os resultados do streaming não foram informados. A decisão sobre este filme específico, e que foi exclusiva para ele, foi tomada no fim de maio, portanto, antes do aquecimento da bilheteria norte-americana com título como Um Lugar Silencioso – Parte II e o próprio Velozes & Furiosos 9, que vem quebrando os recordes da pandemia.

Para 2022, a Universal tem programado para os cinemas, os títulos Jurassic World: Domínio, Downton Abbey 2, Minions 2, entre outros. O serviço Peacock não está disponível no Brasil e ainda não há estimativa de quando será lançado no país.

Compartilhe:

  • 0 medalha