Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

02 Setembro 2021 | Renata Vomero

Festival Olhar de Cinema divulga filme de abertura e homenageado da Mostra Foco

Evento acontecerá entre 6 e 14 de outubro

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

No dia 6 de outubro, a 10ª edição do Olhar de Cinema começa, mais uma vez, colocando em destaque o cinema brasileiro contemporâneo: O dia da posse, novo longa-metragem do cineasta carioca Allan Ribeiro, será o longa de abertura. Trata-se de uma estreia mundial de um cineasta de carreira consolidada e cuja trajetória se encontra com a do festival em seus dez anos de história - em 2015, o cineasta esteve no Olhar com o documentário Mais do que eu possa me reconhecer. 



Além disso, a organização do festival divulgou a Mostra Foco, que destacará o trabalho do cineasta palestino Kamal Aljafari, cujo último longa-metragem, Um Verão Incomum (An Unusual Summer) fará estreia sul-americana no 10º Olhar de Cinema depois de circular pelos mais importantes festivais do mundo.

Em meio aos fragmentos de memórias e imagens de um povo confrontado com o signo do apagamento, o cinema de Aljafari apresenta capítulos de uma história inacabada que é, a um só tempo, pessoal e comunitária. Nascido na cidade de Ramla, em 1972, e há anos sediado na Alemanha, o realizador e artista palestino é detentor de uma filmografia poética marcada pela inquietude, colocando em cena diferentes modos de resistência frente às tentativas sistemáticas de destruição dos sujeitos, lugares e campo simbólico que atestam uma existência Palestina. Em quase duas décadas de carreira, o diretor empreende uma investigação minuciosa sobre as formas e políticas das imagens em seus jogos de poder, sobre aquilo que é visto e o que foi tornado invisível, entre ruínas materiais e memoriais que são interpeladas a partir da mesa de montagem.

 

Os longas-metragens confirmados para a mostra são:

Um Verão Incomum (Un Unusual Summer, 2021, 80’)

O Telhado (Al Sateh, 2006, 63’)

Porto da Memória (Minaa Al Zakira, 2009, 70’)

Recordação (Istiaada, 2015, 62’)

Os três curtas de Aljafari que completam a mostra estarão disponíveis no canal do Youtube do Olhar de Cinema durante o festival:

Visit Iraq (2003)

Balconies (2007)

Long Way From Amphioxus (2019)

Compartilhe:

  • 1 medalha