Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

13 Setembro 2021 | Renata Vomero

Festival de Veneza começa a esquentar termômetro do Oscar

Anúncio dos vencedores no encerramento aconteceu nesse sábado (11)

Compartilhe:

(Foto: Reuters)

O 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza teve fim neste sábado (11) com a tradicional cerimônia de premiação dos filmes da Mostra Principal, aquela que dá o Leão de Ouro ao melhor filme e acende o radar para o Oscar.

Publicidade fechar X

O longa que levou o prêmio foi L'Evénement, da diretora franco-libanesa Audrey Diwan. O longa retrata a história de uma jovem dos anos 1960 que engravida e, sem apoio algum da família, vive o dilema do aborto e todos os seus tabus. A vitória é emblemática pelo tema do filme, algo que vem ganhando força no debate público e político nos últimos anos, assim como por ser um longa de uma cineasta, algo que foi bastante marcante nesta edição do Festival, também por ser a segunda cineasta seguida a levar o prêmio, ano passado quem venceu foi Nomadland, dirigido por Chloé Zhao, o longa também venceu o Oscar.

O Grande Prêmio do Júri foi dado a A Mão de Deus, de Paolo Sorrentino. O italiano retrata sua relação de admiração pelo astro do futebol Diego Maradona, que jogou durante anos na Itália. Já o Prêmio Especial do Júri foi para o também italiano Michelangelo Frammartino, com seu filme Il Buco.

E aí vem um dos momentos mais fortes e relevantes da premiação, quem levou o prêmio pela melhor direção foi Jane Campion, da Nova Zelândia. É dela o filme The Power of The Dog, que deve estrear em novembro na Netflix. Campion é conhecida por ser a primeira mulher a levar a Palma de Ouro em Cannes, em 1993, pelo premiado O Piano. Ela não foi selecionada em Cannes neste ano, porque o festival francês barra os títulos lançados nos streamings.

Em atuação, Penélope Cruz venceu como Melhor Atriz por seu trabalho novo longa de Pedro Almodóvar, Madres Paralelas. Já quem levou o prêmio de Melhor Ator foi o filipino John Arcilla, por On the Job: the Missing 8, de Erik Matti.

Estreante como cineasta com The Lost Daughter, Maggie Gyllenhaal levou o prêmio de Melhor Roteiro. O longa é uma adaptação do romance A Filha Perdida, da aclamada escritora Elena Ferrante, e traz Olivia Colman e Dakota Johnson no elenco.

Com tantas histórias fortes e protagonizadas por mulheres, não é difícil prever uma temporada marcada por vitórias femininas nas premiações e histórias sendo contadas pelo ponto de vista delas, algo que vem crescendo nos últimos anos como resultado de importantes movimentos na indústria, como o Metoo e o Time’s Up.

 

 

Compartilhe:

  • 1 medalha