Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Coluna Line-Up

04 Outubro 2021 | Carol Ballan

A Família Addams 2 - Pé na Estrada

Compartilhe:

(Foto: Exibidor)

Um dos grandes lançamentos do mês de outubro para as crianças é A Família Addams 2- Pé na Estrada (distribuído pela Universal Pictures), com estreia prevista para 28 de outubro. Nele, Gomez e Morticia se preocupam com o afastamento da família quando seus filhos começam a crescer, e decidem fazer uma viagem com seu trailer mal-assombrado pelos Estados Unidos para criar novas conexões. Com as vozes de Charlize Theron, Oscar Isaac, Chlöe Grace Moretz, Nick Kroll e Snoop Dog nos papéis principais, o longa-metragem promete muitas risadas para crianças e seus acompanhantes.

Publicidade fechar X

Este é o retorno da família ao mundo das animações, sendo uma continuação da animação A Família Addams (2019). Além de apresentar os personagens que estão próximos de completar um século desde sua primeira aparição em quadrinhos em 1938 para uma nova geração, a primeira produção  obteve sucesso comercial apesar da resposta negativa da crítica, principalmente por conta de seu uso mais brando do conteúdo com forte tom de sátira.

A grande popularidade de Morticia e Gomez vem da sitcom dos anos 1960 A Família Addams (MGM Television), quando foram interpretados por Carolyn Jones e John Astin. O programa logo se tornou extremamente popular por conta de sua representação crítica aos valores prezados pela família tradicional estadunidense, com grande parte do humor advindo da falta de consciência de seus membros sobre seu teor assustador e cheio de contravenções sociais. Nos anos seguintes, devido a essa popularidade, a franquia também ganhou uma animação para a televisão, que foi ao ar de 1973 a 1974 e apresentava uma grande viagem pelos Estados Unidos, algo que é relembrado nesta nova adaptação.

Nos anos 1990, houve a retomada com o longa-metragem em live action A Família Addams (Paramount), com Anjelica Huston e Raul Julia nos papéis principais, sob direção de Barry Sonnenfeld em sua primeira direção após alguns anos como ator. Apesar de também não ter recebido grandes críticas positivas, a produção foi importante para apresentar os personagens para uma nova base de fãs. Além disso, ele teve um sucesso comercial inegável, gerando uma sequência em 1998, além de jogos de computador e pinball, e permitindo uma nova série para a televisão entre 1998 e 1999.

Com o passar dos anos, a popularidade das produções diminuiu, mas o carisma de seus personagens permaneceu, gerando um musical na Broadway em 2010 que obteve muito sucesso e adaptações teatrais em todo o mundo. Novamente, houve uma recepção bastante negativa da crítica, mas que não corresponde à resposta extremamente positiva do público.

Assim, o lançamento da primeira animação em 2019 dialoga diretamente com suas origens, inclusive na falta de relação entre a recepção popular e a especializada. Com Theron e Isaac nos papéis das vozes principais, conseguiu atrair um grande público ao cinema sob a perspectiva de uma nova vida aos adorados personagens.

Como um passeio para a família ou apenas pela curiosidade de rever Gomez e Mortícia, o filme é uma excelente pedida, até por conta de sua proximidade ao Dia das Bruxas, tradicionalmente comemorado em 31 de outubro. Dada a estreia nos  cinemas, não esqueça de verificar as restrições sanitárias de sua cidade devido à pandemia de Covid-19.

Carol Ballan: Formada em Economia pela USP, Direção Cinematográfica e Crítica de Cinema pela Academia Internacional de Cinema e atualmente pós-graduanda em Cinema pela Belas Artes-SP, dedica seu tempo à escrita em seu site e através do coletivo 3locadas. Também faz parte do grupo Mulheres do Terror e trabalhou no departamento de arte de diversos curta-metragens.

Compartilhe:

  • 1 medalha