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20 Outubro 2021 | Renata Vomero

Maior evento de games e cultura pop do nordeste amplia alcance para todo o Brasil

Criado em 2018, GGCON acontecerá em formato online e gratuito em novembro

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(Foto: GGCON)

Entre os dias 20 e 21 de novembro acontecerá a terceira edição da GGCON (Good Game Convention). Pela primeira vez online e gratuito, o maior evento de games e cultura pop do nordeste, tem o objetivo de ampliar o alcance em todo o Brasil e se firmar no calendário cultural do país.

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A concepção do projeto, de Natal – Rio Grande do Norte, veio em 2017 por Rodrigo Machado e Jomardo Jomas e com Ravi Brito como Diretor de Conteúdo. A primeira edição da convenção, em 2018, somou mais de dez mil visitantes na Arena das Dunas, uma das maiores do país, contando com dez áreas de conteúdos simultâneos, com espaços para apresentação de cosplays, painéis, workshops, campeonatos, desafios, etc. O evento tem como carro-chefe, no entanto, os esports, uma potência no Brasil e também na região.

“Natal sempre foi berço de muita tecnologia e investimento nessa expertise. Vimos que existia essa brecha por parte dos gamers, porque era algo que estava se expandindo e emergindo, com a gente já exportando jogadores de League of Legends e Counter Strike. A gente não tinha uma base, um suporte, então, conversando com algumas pessoas, vimos que precisava se formar uma rede de apoio e fomento para que esses profissionais tivessem um espelho, um local para se inspirar. Assim surgiu o evento, pensando nisso, na construção de conteúdo e de experiência para todas essas pessoas. Conseguimos juntar nossas ideias com o que as marcas esperavam, e o público também, conseguindo casar isso em uma das maiores arenas do Brasil, que é a Arena das Dunas, inclusive palco da Copa do Mundo de 2014”, explicou Ravi Britto, diretor de conteúdo da convenção.

Em 2019, a convenção ficou ainda maior, somando 15 mil pessoas em sua segunda edição, que contou com a GGCUP, a copa de games da GGCON, exibida no estacionamento do Natal Shopping, que reuniu 2 mil pessoas, um número muito além do esperado.

Fica evidente para os realizadores do evento o quanto o Brasil se tornou uma potência no meio geek, mas mais ainda no meio de esports, começando pela competência dos jogadores e também no interesse do público, tão grande quanto o de futebol, no chamado país do futebol.

“A gente até brinca com isso do futebol, porque fazemos o campeonato na Arena das Dunas, espaço do esporte. Quando comparamos os números, vemos que no Brasil é uma potência também. O campeonato de LOL tem números que chegam a bater a audiência da Champions League, que está consolidado há anos. Então, estamos batendo de frente com grandes esportes e mostrando que é uma força do entretenimento”, reforçou Ravi.

E esses números, claro, chamam atenção de grandes marcas que não só estão investindo neste meio, como também criando seus próprios eventos e iniciativas voltadas para o esports. Desta forma, abre-se a chance de dar a oportunidades para jovens interessados em games, como também tornar isso uma profissão com boa rentabilidade, fazendo com que os jogadores sigam caminhos parecidos com os profissionais do futebol.

“O mais interessante nisso também, é que é um tipo de evento que você consegue fazer uma inclusão muito grande, porque você gera oportunidade para uma meninada que vem de comunidades mais vulneráveis, coloca eles para jogar e ter a possibilidade de se tornar um jogador profissional, muitos deles sustentam a casa com a profissão”, explicou Jomardo Jomas, idealizador da GGCON.

Com a pandemia, os realizadores da convenção mantiveram as pautas do universo geek bem quentes no online, criando torneios de diversos games e trazendo conteúdos de cultura pop ligados a séries e filmes. Tudo isso culminou na decisão de fazer o evento online e gratuito neste ano e com o objetivo de ampliar o alcance para todo o Brasil, principalmente no sudeste, outro grande mercado de esports e cultura pop.

“Neste ano decidimos focar a comunicação para o sudeste, para que o sudeste saiba que tem esse evento acontecendo, e aí está chegando nas pessoas. A gente está preparado para mostrar para o Brasil o que a gente faz, porque estamos aprimorando ao longo dos anos e o primeiro já foi muito bacana. Percebemos que a gente acertou, agora chegou o momento de divulgar mesmo. A nossa perspectiva é de que agora não tem mais volta, todo mundo vai falar da gente”, ressaltou Jomardo.

As inscrições para participar dos campeonatos deste ano já somam mais de 780 jogadores do Brasil inteiro e um grande circuito online será realizado durante os meses de outubro e novembro. Acontecerão campeonatos de jogos como Free Fire, Counter Strike, League of Legends, Wild Rift e Valorant que darão mais de R$10 mil em premiações. Soma-se aos campeonatos, também workshops e painéis, com o intuito também de abraçar toda a comunidade geek, tão forte no Brasil.

E, claro, que a expectativa, com o controle maior da pandemia, é voltar a fazer a GGCON de maneira presencial e aí já consolidada no calendário do país. Ainda mais pensando no quanto a comunidade nerd gosta de se reunir, seja nos cinemas (e os números de bilheteria comprovam isso), seja neste tipo de evento, espaço de pertencimento e total liberdade para trocas.

“O pessoal quer estar junto, abraçar e vivenciar. Porque essas vivências quebram a barreira do entretenimento, fazem parte do meio social e isso faz parte de nosso crescimento como indivíduo e faz crescer nossa bagagem cultural. O Brasil é uma força cultural absurda e a cultura pop já faz parte da cultura brasileira”, mencionou Ravi, que ainda foi complementado por Jomardo: “A ideia do evento, apesar de ter essa pegada muito gamer, é reforçar esse lado geek. É uma loucura, tem grupos enormes nas redes só para discutir determinados filmes e séries. Isso é muito interessante, porque é uma construção realmente. A gente percebe que essa parte vai ficar muito mais forte, porque na pandemia o pessoal foi assistir a séries e filmes e isso cresceu mais ainda, sem isso a gente não ia suportar ficar dois anos em casa. Este é um universo que cresceu demais, não temos como fugir disso, vamos ter que criar uma área só para o pessoal se reunir e discutir sobre essas produções”.

A GGCON21 tem apoio da Booyah!, uma das maiores plataformas de streaming da internet, da Garena (Free Fire),  onde serão transmitidos todos os conteúdos. Desde sua primeira edição, o evento tem o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura de Natal através das Leis de Incentivo Cultural e hoje conta com empresas parceiras como Arena Das Dunas, Unimed, Sebrae, Rádio Jovem Pan e recentemente pela Coca-Cola. O line-up completo desta edição será divulgado no início de novembro.

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