Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produção

20 Outubro 2021 | Renata Vomero

Voltada ao segmento de produção, Semana ABC mantém conteúdos disponíveis online

Evento aconteceu entre 14 e 17 de outubro e premiou os profissionais do setor

Compartilhe:

(Foto: Semana ABC)

Entre os dias 14 e 17 de outubro aconteceu a Semana ABC, evento anual realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia. Voltado aos profissionais do setor de produção, o evento foi realizado em formato virtual, visando maior alcance. Inclusive, os conteúdos se mantêm disponíveis para os interessados.

Publicidade fechar X

Os quatro dias da Semana ABC foram marcados por debates, mesas e palestras abarcando alguns dos principais temas que cercam o fazer da profissão, como direção de fotografia, educação, som, direção de arte e montagem, além de políticas públicas e o mercado em si.

Com convidados nacionais e internacionais, entre os destaques desta edição estão as mesas sobre políticas afirmativas para o audiovisual e a mesa da Federação Latino-americana de Autores de Fotografia Cinematográfica sobre cinematografia da América Latina e as apresentações da Spcine sobre desafios para consolidação de políticas de preservação audiovisual no Brasil e da Canon com a presença da diretora Petra Costa e do diretor de fotografia João Atala, além da palestra da renomada colorista de Hollywood Natasha Leonnet.

Para a organização do evento, esta edição tem como principal objetivo mostrar que o cinema está vivo, ideia representada também na identidade visual da Semana ABC. “Já há algum tempo o cinema brasileiro vem sofrendo ataques sistemáticos de todos os lados. Existe um desejo claro de desmonte daquilo que foi construído com enorme esforço durante muito tempo. Mas o setor é forte e resiliente, e apesar das diversas tentativas de desmontá-lo ele se reinventa. A cada investida ele se recompõe. A identidade da Semana neste ano faz menção a esse processo de reconstrução. Faltam pedaços, há cicatrizes... mas estamos de pé. Resistimos”, comentou de Kiko Farkas, idealizador da proposta visual.

Para encerrar a Semana ABC 2021, houve a cerimônia virtual de entrega do Prêmio ABC 2021, com os anúncios dos grandes vencedores de todas as categorias. Os premiados poderão ser conferidos abaixo.

A Semana ABC é uma realização da ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), com patrocínio da Arri, Canon, Electrica, Secretaria Municipal de Cultura e Spcine, apoio da Leitz, Locall, O2 Pós, Sindcine, Sony e ZEISS e colaboração da Revista IRIS.

Confira os vencedores do prêmio:

Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Ficção

“Mosquito”, Adolpho Veloso

 

Melhor Direção de Fotografia Longa-Metragem Documentário

“A Última Floresta”, Pedro J. Márquez

 

Melhor Direção de Arte Longa-Metragem Ficção

“Casa de Antiguidades”, Isabelle Bitttencourt, ABC

 

Melhor Montagem Longa-Metragem Ficção

“A Febre”, Karen Akerman, edt

 

Melhor Montagem Longa-Metragem Documentário

“A Última Floresta”, Ricardo Farias

 

Melhor Equipe de Som Longa-Metragem (Ficção e Documentário)

A Última Floresta – Técnico Som: Rodrigo Macedo / Editor e Editora de Som: Caio Guerin e Rosana Stefanoni / Mixadores de Som: Armando Torres Jr., ABC e Caio Guerin

 

Melhor Direção de Fotografia Série de TV

“Desalma – Ep. 07”, Lito Mendes da Rocha, ABC

 

Melhor Direção de Arte Série de TV

“Coisa Mais Linda – Temp, 02, Ep. 05”, Marcos Carvalheiro, ABC

 

Melhor Equipe de Som Série de TV

“Um Dia Qualquer – Ep. 01” – Técnicos de Som: Marcel Costa e Evandro Lima / Editor de Som: Rodrigo Ferrante / Mixador de Som: Rodrigo Ferrante

 

Melhor Direção de Fotografia Curta-Metragem

“Onde há pranto há mar”, Luciana Baseggio

 

Melhor Direção de Fotografia Filme Publicitário

“100 Anos Leite Moça”, Lícia Arosteguy

 

Melhor Direção de Fotografia Videoclipe

“Reza Forte” – BaianaSystem com Bnegão, Daniel Primo

Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil

“Como respirar fora d’água”, Giuliana Lanzoni Tambellini (USP)

Compartilhe:

  • 0 medalha