Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Alcance

10 Novembro 2021 | Renata Vomero

Mostra Cinesolar promoverá masterclasses para realizadores das periferias do Brasil

Iniciativa integra atividades da 1ª Mostra On-line Cinesolar – A Brincadeira Tá On

Compartilhe:

(Foto: Cinesolar)

De 10 a 30 de novembro, o Cinesolar, projeto da Brazucah Produções que promove exibições de cinema itinerantes geradas por energia solar, e a CPFL Energia, por meio do apoio do Instituto CPFL, realizam quatro masterclasses virtuais ministradas por profissionais de diferentes áreas do setor audiovisual do país. Os encontros são destinados aos realizadores de todo o Brasil selecionados para a 1ª Mostra On-line Cinesolar – A Brincadeira Tá ON”, que segue disponível para acesso gratuito pelo site www.mostracinesolar.com.br.

Publicidade fechar X

Com um encontro semanal realizado virtualmente sempre às 19h, a iniciativa começa na próxima quarta-feira (10), com a masterclass “Conteúdo para Mídias Sociais”, que será ministrada por Gabriel Billy, formado em Comunicação Social –  Radialismo e criador do portal de cinema Dias de Cinefilia, que soma mais de 200 mil seguidores entre Facebook, Twitter e Instagram.

No dia 17, a mesa “Distribuição Audiovisual de Impacto” convida o público a mergulhar no universo da distribuição de filmes com foco em impacto social. O bate-papo será conduzido por Carol Misorelli, cofundadora da Taturana – organização referência no setor neste segmento. Carol é formada em Administração de Empresas e Relações Internacionais, mestre em Antropologia Visual e pós-graduada em História da África.

O diretor e roteirista colombiano Juan Zapata ministra a conversa “Cinema e Internacionalização” no dia 24. A masterclass vai refletir  sobre a internacionalização do cinema brasileiro, tanto na base estrutural e social quanto na experiência comercial no mercado mundial. Juan dirigiu cinco documentários para o cinema, duas séries de televisão e dois longas-metragens premiados, incluindo “Simone” (2013), prêmio de Melhor Fotografia no Los Angeles Brazilian Film Festival, em 2015.

Já no último encontro marcado para o dia 30, os realizadores audiovisuais participam de uma conversa sobre “Roteiro” com Francine Barbosa. Ela é professora de roteiro desde 2015 e prestou consultoria em projetos de longas-metragens selecionados para festivais internacionais como "Espero Tua Revolta" (Berlim) e "Sick Sick Sick!" (Cannes), sendo integrante ainda dos comitês de seleção do Brlab, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros.

“Selecionamos nomes de peso do setor para compartilharem histórias de vida e experiência profissional com esses realizadores super talentosos selecionados para a nossa mostra. Sem dúvida, serão muitas horas de ricas conversas que vão contribuir para futuros projetos de difusão do audiovisual brasileiro”, afirmou Cynthia Alario, sócia da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.

Para o diretor superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli, as masterclasses são oportunidades que miram o futuro profissional dos realizadores selecionados pelo festival. "A Mostra do Cinesolar já nasce com caráter educacional e esse legado é um diferencial do projeto. Além da função principal de difundir a produção audiovisual das periferias, a Mostra também proporciona uma qualificação relevante para os realizadores e, dessa forma, estão mais preparados para um cenário profissional. É um movimento positivo em direção ao futuro desses talentos".

Compartilhe:

  • 1 medalha