Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Convenção

11 Novembro 2021 | Renata Vomero

De volta ao presencial, Expocine21 promete ser grande reencontro do mercado

Programação mira nos desafios do futuro do setor

Compartilhe:

(Foto: Expocine)

A Expocine21, maior evento da América Latina voltado à indústria cinematográfica, acontecerá entre os dias 16 e 19 de novembro. Com participação dos mais relevantes players do setor - entre produtores, distribuidores, plataformas digitais e outros profissionais do mercado -, a convenção contará com duas salas: Sala Cinionic (Sala 1): presencial e exclusiva para distribuidoras de cinema, com apresentações e exibição de filmes; e Sala Spcine (Sala 2): on-line com curadoria de mesas, palestras e pitchings de projetos audiovisuais, no Cine Marquise, em São Paulo.

Publicidade fechar X

"A Expocine será o primeiro encontro do mercado após a retomada da operação das salas de cinema e dos sets de filmagem. É um momento de entender os novos modelos de financiamento que surgiram, avaliar essa fase do setor, olhar para 2022 não só como um ano de crescimento, mas também de reformulação do mercado. O audiovisual é uma indústria fundamental para o país e a Expocine tomou para si a responsabilidade de colocar o nosso meio para debater, trocar e construir soluções", diz Marcelo Lima, CEO da Tonks e idealizador da convenção.

Desta forma, a Expocine promete ser o grande reencontro do mercado, extremamente transformado por conta da pandemia, mas em funcionamento e pronto para absorver as novidades, parte delas apresentadas, inclusive, na feira de negócios, com a presença das marcas: Autonomia Total, Bravoluz, Cinionic, Christie, Consciência, DB Series, Equiposhop, Hotsound, Inorca, Maxillusion, Resfriar, Riole, Santa Clara, Soluplex, Spicine, Venda Bem, Vista e Warm.

Já entre as distribuidoras independentes, estão confirmadas: Vitrine Filmes, Belas Artes Grupo, Escarlate, A2 Filmes, ELO Company e O2 Play. Além disso, apresentarão seus line-ups: Paris Filmes, Universal, Paramount, Imagem Filmes, Warner, Sony, Galeria Distribuidora, Diamond Films e Disney.

Entre a programação de painéis e palestras, o grande tom que envolve as discussões está em pensar nos caminhos para o futuro do setor, em todas as suas frentes, no pós-pandemia. As conversas contemplam e unem todos os elos do setor: produção, distribuição e exibição.

Todos os dias serão encerrados com a apresentação pública de Pitchings em que os realizadores mostrarão aos players convidados seus projetos. Estes encontros serão realizados na Sala Spcine.

A programação completa pode ser acessada pelo link: https://www.expocine.com.br/programacao/

Veja os destaques da Sala Spcine:

Programas de atração de investimento. Dia 17 de novembro, às 9h. Com Andressa Pappas (Motion Pictures Association-MPA, Brasil), Daniela Galvão (CQS/FV Advogados) e Gustavo Rolla (ANCINE). Moderadora: Maria Izabel Mello (FecomercioSP). Painel para debate sobre as novas perspectivas para atração de investimento à produção audiovisual, tendo por base os programas de Tax Credit e Cash Rebate. No Brasil, a SPCINE, com o apoio do Município de São Paulo, foi pioneira no estabelecimento do primeiro programa de cash rebate no país. Um desafio é pensar como o Brasil pode implementar um programa nesses moldes a nível nacional.

BCCC Talks - "Entretenimento de Impacto Social". Dia 17 de novembro, às 16h. Com Luana Lobo (Maria Farinha) e Gabriel Brakin (Participant Media). Moderação: Fábio Cesnik (CQS/FV Advogados e BCCC - Brazil-California Chamber of Commerce) e Felipe Cusnir (BCCC - Brazil-California Chamber of Commerce). Debate sobre o Social Impact Entertainment como mercado emergente. Painel proposto para discutir como alcançar e se conectar com o público por meio de histórias poderosas de movimentos gerados a partir dos filmes.

Cinema: Passado, Presente e Futuro do Audiovisual. Palestra de Alex Braga Muniz, Diretor-Presidente da Ancine. 18 de novembro, às 9:00. Reflexões sobre a importância da janela de exibição cinematográfica e os próximos desafios.

Olsberg Apresenta - Perspectivas para a indústria Audiovisual na América Latina Pós-pandemia. Dia 18 de novembro, às 16h. Mesa com curadoria a LATC e participação de players latinoamericanos. Este painel discutirá como os formuladores de políticas e organizações do setor privado podem apoiar e acelerar a recuperação da indústria audiovisual na América Latina e da economia em geral.

Transformações no Audiovisual. Dia 18 de novembro, às 17h. Com Fábio Lima (Sofa Digital), Malu Andrade (Coração da Selva), Ana Carolina Lima (Globoplay), Dani Tolomei (Transformação Audiovisual) e Leonardo Edde (Urca Filmes e SICAV). Novas práticas e tendências de negócio para potencializar a criação e o impacto na exibição.

Os caminhos da Distribuição e da Exibição, na nova visão da ANCINE. Dia 19 de novembro às 9h. Com Alex Braga Muniz (Diretor-Presidente da Ancine), Márcio Fraccaroli (Paris Filmes), Marcos Barros (Cinesystem) e Luiz Fernando Morau (Integradora Digital).

Instituto Dona de Si Apresenta: Como usar a cláusula de inclusão? Dia 17 de novembro, às 10h. Com Fanshen Cox (TruJuLo Productions) e Kalpana Kotaga (Cohen Milstein). Moderadora: Suzana Pires (Instituto Dona de Si). Suzana ela se reúne com convidadas internacionais para discutir a forma de conduzir a seleção de equipe e elenco e criação para trazer ideias de maior pluralidade e representatividade em tela.

Escarlate Talks: Adaptações literárias no audiovisual. Dia 18 de novembro, às 10h. Com Joana Henning Generoso (CEO Estúdio Escarlete), Laura Malin (CEO Malin Entertainment) e Fabrício Carpinejar (Escritor). Moderadora: Gisele Vitória (Diretora de Comunicação Estúdio Escarlete). Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate, trará seus projetos e desafios de adaptação, Laura Malin, da Malin Entertainment comenta sobre sua experiência em adaptações, com informações do último Festival de Veneza e um convidado especial, o escritor Fabrício Carpinejar, falará sobre a expectativa em ver um livro seu ser adaptado à grande tela.

Globo Filmes fala sobre coprodução e curadoria. Dia 18 de novembro, às 11h. Com Simone Oliveira (Globo Filmes), Carolina Rapp (Globo Filmes), Cristiana Cunha (Globo Filmes), Maria Carneiro (Globo Filmes). Moderadora: Rosane Svartman (Globo Filmes). Será discutida a importância do acompanhamento no desenvolvimento dos projetos de coprodução. Com um time feminino à frente da empresa, falaremos sobre a curadoria como um dos assets importantes da Globo Filmes.

Gullane apresenta a internacionalização da cultura e contribuição do audiovisual na identidade nacional. Dia 18 de novembro, às 14h. Com Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi e Daniel Rezende. Moderadores: Fabiano Gullane, Caio Gullane e Ana Saito (Gullane). Como as produções nacionais debatem questões sociais e difundem a cultura brasileira mundo afora.

+Mulheres apresenta: Novos modos de produção. Dia 19 de novembro, às 11h. Com Geórgia Costa Araújo (Coração da Selva). Caroline Fioratti (Diretora). Alessandra Casolari (Netflix). Moderação: Debora Ivanov (+Mulheres/SIAESP). Mulheres comentam o crescimento da utilização de VFX e a importância da interação da pós-produção já no desenvolvimento das obras.

Mais uma vez, a Expocine tem o apoio da FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado), consolidando assim uma parceria fundamental na formação e capacitação do setor audiovisual. Especialistas em direito do entretenimento apresentarão temas que envolvem toda a cadeia de produção de cinema, que faz parte do chamado FAAP Day.

 

Compartilhe:

  • 0 medalha