Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expocine21

16 Novembro 2021 | Renata Vomero

Abertura da Expocine é marcada por grande aposta no futuro do cinema

Evento teve início nesta terça-feira (16)

Compartilhe:

(Foto: Márcio Neves)

Marcando o início da Expocine 21, foi realizada a tradicional cerimônia de abertura, neste ano apresentada por Ana Júlia Ribeiro, professora da FAAP e especialista em cinema. O tom da conversa foi, claro, o encontro do mercado pela primeira vez desde o início da pandemia, enfatizado pela força dos títulos das distribuidoras independentes.  

Publicidade fechar X

Antes das homenagens, Viviane Ferreira, diretor da Spcine, e Aline Torres, Secretaria Municipal de Cultura, subiram ao palco e falaram da importância da Expocine e, mais do que isso, da cultura para a retomada econômica do Brasil.

Para dar inicio aos homenageados, Marcelo Lima, CEO do Grupo Tonks, também falou na emoção de conseguir reunir os players da indústria no evento que este ano comemora sua 8ª edição.

Logo em seguida foram entregues os prêmios aos homenageados deste ano representando cada uma das pontas do mercado: produção, com Iafa Britz; distribuição, com Patrícia Kamitsuji, e o Cine Passeio, representado pelo curador do cinema Marcos Jorge.

“Há um potencial imenso de público para o cinema, tivemos uma das nossas maiores ocupações recentemente. Recebo este prêmio em nome de uma equipe que acredita que o cinema tem um futuro brilhante pela frente”, comentou Marcos Jorge.

Seu discurso foi endossado por Iafa Britz que ressaltou: “Hoje é dia de agradecer, porque a gente gera empregos com emoção, gera renda contando histórias. Temos muito mais histórias para contar para impactar a vida das pessoas  e a sociedade”.

Em seguida, seis distribuidoras independentes apresentaram seus line-ups, foram elas Vitrine Filmes, A2 Filmes, Grupo Belas Artes, Escarlate, O2 Play e Elo Company.

Vitrine Filmes

Felipe Lopes, sócio-diretor da Vitrine Filmes, mostrou ao público alguns dos destaques da distribuidora para os próximos meses.

“Alegria de estar de volta em uma sala de cinema. Temos um forte posicionamento no cinema independente e focado em cinema brasileiro. Sempre pensando na diversidade de portfólio”, reforçou.

As apostas para o cinema são A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky; Arthur Rambo, Me Chame que eu vou, Perlimps, de Alê Abreu.

“Precisamos pensar em estratégias de trazer o público de volta”.

Belas Artes Grupo

O Grupo Belas Artes, que conta com o Petra Belas Artes, Petra á La Carte e a Pandora Filmes, trouxe as novidades da distribuidora. Entre as novidades está Deserto Particular, filme de Aly Muritiba e nosso escolhido para representar o Brasil no Oscar.

Outros títulos são os novos filmes de Hong Sang Soo, com ênfase no mais recente A Mulher que Fugiu, passando por Encontros, exibido na Mostra de SP.  Outros filmes destacados foram Roda do Destino, Garota Inflamável, Miss França, Nintendo e Eu, A Espera de Liz e Cada e Antiguidades.

“A Pandora sempre teve como característica o catálogo abrangente. Nestes  35 anos de empresa trabalhamos com títulos de 55 países”, comentaram.

Escarlate

Joana Hening, fundadora da empresa, trouxe os destaques da gestora de conteúdo para os próximos anos, ressaltando o quanto a empresa vai em busca dos melhores projetos. Desta forma, os títulos apresentados vão desde séries produzidas pela empresa, até títulos internacionais que contam com ela como distribuidora.

Nas novidades na produção está a série Quem Matou Celso Daniel?, que deve chegar ao Globoplay no ano que vem. Também será lançada O Sequestro do voo 375, série que chegará ao streaming. 

Outro título de destaque foi Vozes da Mata, um projeto multiplataforma que retrata a queima do pantanal. Na distribuição, a Escarlate trará ao Brasil o longa Metamorphosis e 1982.

A2 Filmes

A A2 Filmes, distribuidora com seis anos no mercado, trouxe os títulos independentes que mais devem atrair o público ao cinema nos próximos meses.

“Essa não é uma edição para nós marcada apenas pelo reencontro, ela é marcada também porque é nossa primeira apresentação de line-up”, comentou Ronaldo Betini, diretor da A2 Filmes.

Alguns dos filmes apresentados foram Que Mal eu Fiz a Deus? 2; E agora? A Mamãe saiu de Férias 2, O Pacto e A Última Chamada.

A A2 Filmes também está entrando no mercado de produção, visando levar conteúdos para fora do Brasil. Entre os títulos que integram essa divisão estarão: Memórias Ocultas, Segredos e Matar ou Morrer.

Elo Company

Em seus 15 anos no mercado, a Elo Company distribuiu mais de 400 títulos. Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da produtora e distribuidora Elo Company, falou sobre essa jornada e também para o futuro.

“Trabalhamos com cinema e diversas plataformas, mas nosso foco será trazer o público de volta para o cinema”.

Entre os títulos que chegarão ao mercado pela distribuidora estão Avenida Beira-Mar; Por que só as princesas se dão bem. Além de O Anel de Eva, Alice dos Anjos, De Repente Drag, entre outros.

O2 Play

Fechando as apresentações das independentes, o diretor Igor Kupstas falou sobre o line-up da distribuidora.

“Mesmo tendo um histórico com o streaming, nós não deixamos o cinema de lado, mantivemos  este encontro, lançamos 18 filmes ao longo de 14 meses da pandemia.  Nossa palavra-chave é o diálogo, pensamos sempre produto a produto”, ressaltou.

Tendo isto em vista, a O2 Play destacou os lançamentos da Netflix que trará aos cinemas do Brasil, com destaque para Ataque dos Cães, A Mão de Deus, Não Olhe Para Cima e Madres Paralelas.

O evento foi finalizado com a apresentação da Paris Filmes que apresentou line-up, campanha de Turma da Mônica – Lições, além de exibirem o filme, mas isso fica para uma outra matéria.

A Expocine acontece em formato híbrido até o dia 19 de novembro.

Compartilhe:

  • 0 medalha