Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Opinião

15 Dezembro 2021 | Steve Solot

Os quatro pilares básicos de uma indústria audiovisual robusta

Resumo das diretrizes para formuladores de políticas públicas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Há quatro segmentos inter-relacionados fundamentais para o desenvolvimento de uma indústria audiovisual robusta e sustentável em todos os países do mundo. Todos os ecossistemas audiovisuais bem-sucedidos e coesos apresentam maturidade nestes quatro segmentos. No entanto, uma prática ineficaz em qualquer uma dessas áreas limita a capacidade de atrair produções importantes e desenvolver a indústria audiovisual nacional.

Publicidade fechar X

Como descrito no estudo técnico publicado pela Olsberg•SPI, “Best Practices in Screen Sector Development” [Melhores Práticas no Desenvolvimento do Setor Audiovisual] (9/2019), os quatro pilares básicos para o desenvolvimento da indústria audiovisual são: incentivos à produção, capacidade da força de trabalho, infraestrutura e serviços, e um ambiente amigável ao cinema. As diretrizes para formuladores de políticas públicas para cada um destes pilares estão resumidas a seguir:

1. Os incentivos à produção de conteúdo nacional e internacional são uma ferramenta altamente eficaz para a construção de um setor produtivo saudável. De acordo com a atualização de novembro de 2021 do Índice de Incentivos Globais da Olsberg•SPI, existem agora mais de 100 sistemas desse tipo em operação em todo mundo em nível nacional, estadual e municipal. Para os governos, os incentivos estimulam investimentos valiosos, resultando em impacto econômico positivo, criação de empregos, desenvolvimento setorial e benefícios estratégicos, como o soft power e o turismo cinematográfico. Para os produtores, os incentivos proporcionam um retorno concreto das despesas qualificadas. Assim, os incentivos podem atrair investimentos de produtores internacionais e proporcionar uma importante fonte de financiamento para produtores nacionais. As diretrizes básicas para os incentivos incluem:

- Tetos anuais geram incerteza para os produtores, pois estes não conseguem saber se a produção vai obter o incentivo. Sistemas com mais de um requisito de auditoria podem causar atrasos e incertezas.

- Embora os incentivos incluam obrigações para os produtores, relacionadas às despesas mínimas exigidas e despesas elegíveis, critérios adicionais onerosos podem afastar as produções.

- Os incentivos geralmente são elegíveis para coproduções, bem como produções internacionais, mas produções importantes serão dissuadidas se o incentivo só aceitar coproduções oficiais.

- Os requisitos relacionados aos incentivos sem diretrizes claras, como aqueles referentes à censura, podem levar à interpretação arbitrária das autoridades e devem ser evitados.

 

2. A capacidade da força de trabalho implica investimentos na capacitação de profissionais técnicos below-the-line. Diante de uma demanda atual sem precedentes, além do crescimento sustentável previsto para a indústria audiovisual e do interesse em aproveitar as oportunidades criadas por esse boom, muitos países estão investindo em programas de capacitação e atualização da sua força de trabalho criativa da indústria. As diretrizes básicas para melhorar a capacidade da força de trabalho incluem.

- As produções audiovisuais empregam uma gama de trabalhadores técnicos qualificados, como gerentes de efeitos especiais, carpinteiros, eletricistas e operadores de drones. Uma força de trabalho ampla e qualificada é um alicerce fundamental para o desenvolvimento de uma indústria audiovisual saudável.

- Programas contínuos de capacitação e de atualização são necessários para garantir equipes qualificadas.

- Como as produções internacionais têm normas e estruturas específicas de equipes e funções, a mão-de-obra local deve ser capaz de atender as suas expectativas.

- O desenvolvimento da carreira é essencial para garantir aos profissionais que já atuam no setor a possibilidade de progredir e ocupar cargos superiores, bem como de atrair novos trabalhadores.

 

3. Um fator chave para um mercado atraente é a disponibilidade de uma infraestrutura física de alta qualidade, especialmente estúdios e instalações de pós-produção. Os recentes aumentos no volume de produção global dos serviços de streaming, e as demandas por tamanho e requisitos técnicos de produções sofisticadas, significam que atualmente há um déficit de espaço de produção física. Ao mesmo tempo, a crescente importância da pós-produção e dos efeitos visuais do cinema moderno criou uma enorme demanda por infraestrutura de estúdios. As diretrizes básicas para infraestrutura incluem:

- A infraestrutura física deve ser considerada como parte de um ecossistema de produção integrado, juntamente com incentivos, força de trabalho e um ambiente de produção receptivo ao cinema.

- O desenvolvimento de infraestrutura pode ser promovido por meio de incentivos destinados a atrair produções que necessitam de instalações de estúdio e de pós-produção.

- Uma infraestrutura ampla proporcionará sustentabilidade adicional a longo prazo para uma indústria audiovisual em desenvolvimento, mas requer uma força de trabalho suficientemente dimensionada e capacitada.

- Dadas as significativas despesas de capital envolvidas no desenvolvimento de infraestrutura, as autoridades têm um papel fundamental para garantir um mercado estável para os investimentos.

 

4. Um ambiente de produção amigável ao cinema envolve uma visão positiva da indústria, que deve ser compartilhada por diferentes departamentos governamentais, agências e outras entidades, incluindo o setor privado. A percepção de um ambiente de produção receptivo é um atrativo adicional para produtores internacionais, bem como a comunicação dos impactos da produção na comunidade local. Na maioria das jurisdições, as film commissions assumem a liderança nesta área. As diretrizes básicas para um ambiente amigável ao cinema incluem:

- Facilitar as filmagens é essencial para ajudar a proporcionar o ambiente mais amigável ao cinema possível. O processo de autorizações deve ser simples e rápido, sem pagamentos onerosos.

- Embora as film commissions possam não oferecer serviços de autorização diretamente, elas podem aconselhar sobre a criação de sistemas de autorização coesos.

- Como a produção de conteúdo audiovisual utiliza mão-de-obra, talento e equipamentos de filmagens tanto locais, quanto internacionais, os processos e as legislações relacionados precisam ser o mais simples e otimizado possível.

- Serviços básicos, como busca de locações, catering, reservas em hotéis devem estar disponíveis e serem fáceis de contratar.

 

As diretrizes resumidas acima servem apenas como indicadores.  A Olsberg•SPI está disponível para uma análise aprofundada e recomendações personalizadas, mediante solicitação.

 

*Steve Solot

Presidente, Latin American Training Center – LATC

Rio de Janeiro

  1. latc@gmail.com
  2. latamtrainingcenter.com

 

Associado-América Latina

Olsberg•SPI (Londres)

steve@o-spi.com

  1. o-spi.com

Compartilhe:

  • 2 medalha