Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Fenômeno

16 Dezembro 2021 | Renata Vomero

Da vizinhança para o mundo: novo "Homem-Aranha" já é maior abertura da história da Sony no Brasil

"Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" consolida 20 anos de teioso nas telonas

Compartilhe:

(Foto: Sony)

Os indícios já apontavam para um possível novo recorde nos cinemas quando a Sony lançou o primeiro trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa em agosto deste ano. Na pré-venda vimos isso começar a se confirmar, sendo ela a maior da história, e agora com os primeiros resultados do filme do teioso estreando no mundo não restam muitas dúvidas. No Brasil, ele já é o maior dia de abertura da história da Sony.

Publicidade fechar X

Com os resultados apenas das sessões de ontem, o filme já é a quarta maior abertura de todos os tempos no país, 80% acima do filme anterior, Homem-Aranha: Longe de Casa, e 114% acima do dia de abertura de De Volta Ao Lar. Os números foram divulgados pela assessoria da distribuidora.

“A experiência do cinema é singular e é o grande diferencial para esses números espetaculares. Estamos muito felizes com o resultado, não só pela Sony, mas para o que significa para a indústria neste momento”, afirmou Camila Pacheco, diretora executiva de marketing da Sony Pictures América Latina

E é por isso que Homem-Aranha vem representado tanto, além de ser um fenômeno por si só, ele promete trazer de voltar os vilões das antigas franquias do personagem, isso sem contar toda a expectativa dos fãs de um possível reencontro entre os três amigões da vizinhança. Essa sensação catártica e de nostalgia vem combinando muito com o momento atual, depois de tantas perdas e sofrimento por conta da pandemia, seja no âmbito de saúde, seja no próprio âmbito da indústria, tão combalida por conta desta crise.

“Tenho plena convicção de que vai ser um ponto de reunião no cinema, dado que ainda estamos em pandemia, tenho certeza de que o cinema, assim como foi em Vingadores, vai voltar a ser estádio outra vez, tenho certeza de que vai bater todos os recordes, nunca senti isso com outra coisa, nunca vi nada parecido, é um processo de quebra de protocolos. Esse evento cinematográfico vai marcar uma geração e vai fazer história”, revelou Wirley Contaifer, dublador do personagem, em entrevista ao Portal Exibidor para falar do evento de dublagem DublaCon. Ele ainda ressalta que o filme fala de dor e de cura, o que o torna muito compatível com o momento atual.

E é interessante o quanto as audiências vêm respondendo à altura do personagem que tem vida nas telonas há 20 anos e é sem dúvida um dos mais queridos entre o público consumidor de cultura pop. Afinal, é um garoto como qualquer um de nós, que acaba tendo que lidar com uma grande responsabilidade junto aos seus novos poderes – para remeter à sua icônica frase.  

Nesta nova franquia, amarrada ao bem-sucedido MCU e representado pela figura do carismático Tom Holland, todos esses sentimentos de empatia e identificação estão ainda mais aflorados.

Soma-se tudo isso à vontade do público de voltar aos cinemas e celebrar junto, de forma catártica, o arremate que essa produção promete fazer na trilogia iniciada em 2017. A saudade de compartilhar a sala de cinema e torná-la estádio, como bem comparou Wirley, vem ainda mais forte depois destes quase dois anos longe dessa experiência – palavra-chave para a indústria de cinema.

Não é à toa que o filme está sendo comparado com Vingadores: Ultimato, final da saga dos heróis, que também quebrou recordes, juntou multidões e fez história. Muitos diziam que demoraríamos a ver este tipo de fenômeno novamente, mas dois anos depois, cá estamos nós e uma pandemia avassaladora nos separa daqueles resultados.

É impressionante, para não dizer o mínimo. Mas há quem já tocasse essa bola. “Quando os cinemas reabrirem, os fãs serão os primeiros a entrar no cinema e podem desempenhar papéis cruciais em persuadir seus familiares a sair do sigilo de suas salas de televisão”, nos disse Henry Jenkins, especialista em transmídia e cultura dos fãs, ano passado quando a indústria dava seus primeiros passos para a retomada. Bom, um ano depois, os resultados mostram que ele estava certo.

E mais resultados vêm apontando para a confirmação do fenômeno que representa Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. A Ingresso.com comparou os 17 dias de pré-venda do longa com o mesmo período de Vingadores: Ultimato, que até então guardava o título de recordista em pré-vendas nos canais da empresa, e constatou que Homem-Aranha vendeu 50% a mais. O sucesso não para por aí. Somando a venda para o período completo em que os filmes estão em cartaz, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que estreia hoje (16) nas telonas do país, já figura no ranking dos Top 10 filmes mais vendidos entre 2019 e 2021, ocupando, no momento, a terceira posição, atrás de Vingadores: Ultimato e O Rei Leão, primeiro e segundo respectivamente.

Os números da Velox Tickets também não são diferentes, a venda via Velox e sites parceiros de Homem-Aranha nas primeiras 24 horas foi 50% superior ao de Vingadores: Ultimato. No momento, esta é a melhor pré-venda da história da ticketeira, que está aguardando os números consolidados de hoje para confirmar um possível recorde de abertura.

Com isso, é mais do que animador ver os cinemas cheios novamente e, para além disso, vê-los sendo espaço de celebração entre os fãs e de reconciliação do público com a tela grande. Que venham mais fenômenos em nosso caminho.

Compartilhe:

  • 1 medalha