Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Homenagem

04 Janeiro 2022 | Renata Vomero

Empresas e executivos do mercado prestam homenagem a Gilberto de Araújo

Exibidor brasileiro faleceu na última terça-feira (28)

Compartilhe:

(Foto: Acontece Botucatu)

Faleceu na última terça-feira (28), Gilberto de Araújo, dono da Cinematográfica Araújo ou Cine Araújo, por causas naturais. Na cidade do interior de São Paulo, ele manteve três salas de cinema até a pandemia e foi responsável pelo Cine Nelli, desativado em 2014, mas um ícone de Botucatu.

Publicidade fechar X

Com a Cinematográfica Araújo – fundada em 1926 por Azor de Araújo –, Seu Gil, como era conhecido, levou salas de cinema para o Brasil todo e é relembrado como um dos grandes nomes do mercado de exibição do país, sempre mantendo boas relações com os profissionais da indústria, incentivando o mercado local em cada localidade em que abria uma sala de cinema.

O Cine Araújo é uma dos principais grupos exibidores do país, atualmente tendo salas em oito estados do país, sendo eles São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas. Ao todo a empresa conta com 28 cinemas espalhados por 26 cidades do país, a soma chega a 153 salas e segue com planos de expansão.  O atual presidente da companhia é Marcos Silva Araújo, filho do Sr. Gilberto de Araújo. Em 2019, segundo dados da Ancine, o Cine Araújo ocupava o 4º lugar no ranking de maiores redes exibidoras do país.

Com toda sua relevância para o país, Gilberto de Araújo contou com homenagens de diversos nomes do mercado de cinema do Brasil, algumas delas vocês podem conferir abaixo:

Para finalizar, fica nosso agradecimento por todo seu legado ao mercado e à sétima arte, desejamos força para todos os familiares e amigos.

Homenagens:

“Sempre digo que o mercado de exibição cinematográfica está sempre mudando. Se não fossem as mudanças, muitas vezes radicais, a sala de cinema teria desaparecido. Gil foi um dos mais importantes exibidores a identificar estas mudanças. Tanto é assim que se tomarmos os maiores exibidores dos anos 1980 e 1990, veremos que poucos sobreviveram diante de um mercado mais competitivo e que exige maior nível de investimento. Gil delineou uma estratégia de buscar o público popular, onde o preço do ingresso é um fator muito importante. Com isso, abriu salas em locais onde os riscos eram maiores, buscando altas frequências. Teve muito sucesso em sua estratégia. Foi um exemplo de empreendedor inovador que encara os desafios com ideias próprias”. (Luiz  Gonzaga de Luca, presidente da Cinépolis Brasil)

“O Sr. Gil foi aquele amigo que o cinema me apresentou, único, sábio, programador de ofício, empreendedor de coragem e de muita visão popular. Vai fazer falta sua personalidade e amizade.” (Marcio Fraccaroli, CEO da Paris Filmes).

“O Sr. Gilberto de Araújo foi um exemplo de trabalho, fibra e perseverança, inspiração para todos da exibição.  Quero relembrar aqui uma citação que fiz (de Bertolt Brecht), quando tive a honra de ser o porta-voz na homenagem recebida por ele no Prêmio ED, a qual traduz sua vida na cinematografia:

‘Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.’” (Paulo Celso Lui, Presidente do Sindicato Empresas Exibidoras no Estado de São Paulo e Diretor da Lui Cinematográfica Ltda).

“Parceiro, inovador, corajoso, independente, conhecedor do mercado de cinemas como ninguém. Podemos dizer tudo isso sobre o Gil, mas a pessoa que se foi era, antes de mais nada, um amigo. Um amigo que deixará saudade, que sempre mereceu e continuará merecendo nosso carinho e respeito.” (André Sala, diretor-geral da Sony Pictures Brasil, em nome da empresa).

 “Sinto muitíssimo a perda do Sr. Gil. Meu pai sempre falava das histórias dele e sempre disse que foi um de seus grandes mentores. Fique em paz e conte sempre com seu amigo aqui. Sr. Gil nos deixa com os cinemas de todo o Brasil cheios, como ele sempre conseguia fazer”. (Marcelo Lima, CEO do Grupo Tonks, em mensagem direcionada ao filho de Gilberto, Marcos Silva Araújo).

 “Com muito pesar, a Downtown Filmes recebe a notícia de falecimento do Sr. Gilberto de Araújo, Gil de Araújo, figura emblemática na história do cinema no Brasil, cuja empresa possui salas de cinema espalhadas em diversos estados. A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos.” (Downtown Filmes).

 “Soubemos da triste notícia do falecimento do Sr. Gilberto Araujo. Nossas condolências à família e funcionários da Cinematografica Araújo. Sr Gil era um amigo e parceiro comercial muito querido e respeitado por todos nós na Paramount e, tenho certeza, pelo mercado. Sentiremos sua falta.” (Paramount Pictures Brasil).

Compartilhe:

  • 1 medalha