Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pandemia

06 Janeiro 2022 | Renata Vomero

Com previsão de evento hibrido, Festival de Sundance será exclusivamente online

Avanço da pandemia nos Estados Unidos fez organização voltar atrás na decisão do formato

Compartilhe:

(Foto: AP)

Não são poucos os eventos que estão reavaliando seus formatos e datas por conta do avanço da pandemia nos Estados Unidos. Depois de confirmar a realização da edição 2022 em formato híbrido, a organização do Festival de Sundance voltou atrás e anunciou que o evento será realizado exclusivamente online.



A ideia do evento, depois de também ser realizado online, seria de manter o formato híbrido por ainda se tratar de um período de pandemia, mas também porque a possibilidade do virtual dar acesso a pessoas de localidades mais remotas, o que contribui para a democratização de seus conteúdos.

Já próximo de ser realizado, começando em 19 de janeiro e terminando no dia 30 do mesmo mês – pelo menos a programação voltou ao formato de pelo menos dez dias -, não será dessa vez que Utah retornará como casa do tradicional festival dedicado ao cinema independente.

"Apesar dos protocolos mais ambiciosos, a variante Ômicron, com sua esperada alta transmissibilidade, está desafiando os limites da segurança sanitária e das viagens, entre outros, nos Estados Unidos. É por isso que estamos anunciando que os eventos presenciais do festival em Utah serão realizados em formato virtual neste ano", disseram os organizadores em um comunicado.

Os organizadores destacaram que a decisão de mudar a estratégia não foi fácil, já que se desdobraram para fazer o evento híbrido acontecer, mas que não poderiam “colocar os funcionários do evento e o público em risco”.

Outro fator que tornou a decisão difícil, é que embora os casos de covid-19 estejam bastante alarmantes no país, não houve ainda nenhum decreto que obrigasse o fechamento dos cinemas.

Ou seja, as decisões de mudança de formato ou adiamentos estão sendo diretamente tomadas pelos próprios organizadores e responsáveis por cada um deles. Nesta semana, o país ultrapassou o um milhão de casos confirmados da doença por conta da variante Ômicron, que vem causando surtos ao redor do mundo, incluindo no Brasil, que teve um apagão dos dados e ainda não teve seu sistema normalizado.

Compartilhe:

  • 1 medalha