Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Exibição

25 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque

Empresa chinesa investe em tecnologia LED e obtém certificação DCI

Telas de LED desenvolvidas e produzidas pela chinesa AET Altai recebe certificação para filmes de Hollywood

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A tela de cinema de LED da fabricante chinesa AET Altai e seu sistema de processamento e reprodução de imagens receberam a certificação Hollywood DCI. A empresa chinesa tornou-se o mais recente fabricante a obter a certificação DCI para sua tecnologia de tela LED Cinema. Assim, a AET Altai se junta a empresas como Samsung, Sony e LG Electronics a ter uma solução de exibição de cinema de LED certificada para exibir filmes de Hollywood.



A tela de cinema LED desenvolvida e produzida independentemente pela AET Altai combina processamento de imagem e sistema de reprodução que têm as vantagens de quebrar as restrições de reprodução, sistema de processamento de imagem, interferência anti-eletromagnética e sinal de reprodução estável para preservar a atmosfera imersiva do cinema.

Entre outras especificações técnicas, a AET Altai afirma que sua tela pode atingir 48 nits de brilho ultra baixo, efeito de exibição mais uniforme e suave, cor da imagem verdadeira e completa, com uma escala de cinza alta de 16 bits, alta taxa de quadros de 120fps, uma expansão do ângulo de visão que pode exceder 170°, resolução 4K+ com opções de tamanho padronizado de 8M, 10M, 14M, 20M, para uma variedade de formatos de proporção de imagem, entre outros benefícios tecnológicos.

A certificação AET Altai é importante porque a China tem o objetivo de se tornar menos dependente de filmes e de tecnologia estrangeiros para seu mercado de cinema, que agora é o maior do mundo, tanto em número de telas quanto em bilheteria. Antes da AET Altai, a Shenzhen Timewaying Technology Co. Ltd. obteve a certificação DCI para sua tela de visualização direta do modelo LA2K-10 em 18 de junho de 2021. Portanto, agora há duas empresas chinesas de cinema LED com aprovação DCI, além de dois sul-coreanos (Samsung e LG) e um japonês (Sony).

A China tem atualmente 80.000 telas de cinema e planeja crescer mais de 10% a cada ano, com mais de 100.000 telas de cinema esperadas até 2025. No 14º Plano Quinquenal Plano de Desenvolvimento de Filmes da China emitido pela Administração Estatal de Cinema da China, é mencionado que é necessário focar na pesquisa de tecnologias e equipamentos, como telas de LED de cinema com direitos de propriedade intelectual independentes, aproveitar o comando alturas da tecnologia, e quebrar o monopólio da tecnologia estrangeira.  

Segundo o site Celluloid Junkie, pelo menos 2% de todas as novas telas de cinema na China são com sistema cinema LED, com a intenção de ter cerca de 1% das telas anteriores convertidas para a nova tecnologia até 2025. Isso fará da China o líder global em salas com LED, com fabricantes nacionais roubando uma posição sobre Samsung, LG e Sony.

Compartilhe:

  • 1 medalha