Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estreias

27 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque

Importantes estreias agitam as salas de cinema neste final de semana

Filmes aguardados, como “Spencer” e “O Beco do Pesadelo” prometem levaram bom público aos cinemas do país

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Alguns dos filmes mais aguardados da temporada estreiam neste dia 27/01 e esperam atrair o público às salas de cinema de todo o Brasil. Spencer (Diamond/Galeria), dirigido pelo chileno Pablo Larraín, e O Beco do Pesadelo (Disney), novo filme do premiado diretor Guillermo del Toro, são as principais estreias da semana, além de serem produções que já figuram nas principais premiações de 2022. Estreiam ainda longas como a aclamada animação japonesa Belle (Paris Filmes), A Felicidade das Pequenas Coisas (Pandora), os nacionais Fortaleza Hotel (Vitrine) e Passagem Secreta (A2) e ainda o documentário Summer of Soul (Disney).

Publicidade fechar X

Spencer traz a atriz Kristen Stewart na pele da icônica Princesa Diana e o título faz alusão ao seu sobrenome de solteira. O filme, que tem estreia expressiva no país ocupando 385 salas, narra o que pode ter acontecido no último Natal (1992) que a princesa Diana (Kristen Stewart) passou com o príncipe Charles (Jack Farthing) e a Família Real antes do divórcio do casal real, já que foi nessa época que ela resolveu encerrar seu casamento. O diretor Pablo Larraín definiu seu longa como “uma fábula baseada em uma história real”, com cenas em paisagens oníricas e toques de fantasia em meio ao drama da princesa.  O filme não é uma biografia completa de Diana, mas um recorte mais profundo sobre um período delicado de sua vida. Spencer já arrecadou US$ 17,3 milhões pelo mundo até então, vamos ver como o longa se sai nos cinemas brasileiros.

Já em O Beco do Pesadelo, o premiado diretor mexicano Guillermo del Toro faz sua homenagem ao cinema noir – e estreia no Brasil em 218 salas. O filme se passa na década de 1940 dos Estados Unidos e conta a história de Stanton Carlisle (Bradley Cooper), um homem ambicioso que aprende sobre truques de telepatia com um casal (Toni Collete e David Strathairn) em um parque de diversão itinerante.

Neste parque, Stanton conhece Molly (Rooney Mara) e se apaixona por ela. Juntos, eles partem para uma vida mais luxuosa onde irão enganar a elite de Nova York com os truques aprendidos. Em um de seus shows, Stanton conhece Lilith Ritter (Cate Blanchett), uma psiquiatra que o convence a se unir a ela para enganar pacientes e obter dinheiro deles. O que Stanton não imagina é que essa união ambiciosa causará problemas inimagináveis. O filme já estreou internacionalmente em alguns países, e já chegou a mais de 15 mercados, faturando US$ 14,4 milhões até o momento.

Outras estreias

A animação japonesa Belle (Paris) também estreia nesta quinta, 27/01, em 139 salas pelo país. O longa traz a jornada de autodescoberta de Suzu, uma estudante que entra em um mundo virtual onde se torna uma cantora mundialmente famosa: Belle. O filme é quase uma versão futurista de A Bela e a Fera, com belos efeitos visuais. A animação tevê estreia mundial no Festival de Cannes de 2021, e conta com expressivos 95% de aprovação no Rotten Tomatoes — uma das maiores médias entre os lançamentos da semana.

Outro lançamento que tem se destacado internacionalmente é A Felicidade das Pequenas Coisas (Pandora). Este é o filme que representa o Butão na busca por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2022. O longa estreia inicialmente em apenas em salas de três complexos de São Paulo e deve ampliar seu alcance na próxima semana.

Os dois lançamentos nacionais da semana são Fortaleza Hotel (Vitrine), do diretor Armando Praça, e Passagem Secreta (A2), de Rodrigo Grota. Fortaleza Hotel fala sobre uma jovem empregada de hotel com planos de sair do Brasil que conhece Shin, um hóspede sul-coreana de meia-idade. Quando os planos de ambas começam a dar errado, as duas mulheres acabam estabelecendo uma intensa relação de solidariedade. Já Passagem Secreta é uma aventura infantil que gira em torno da menina novata na cidade, que se junta a um grupo de crianças para invadir um parque de diversões durante a noite e salvar um dos colegas, ao mesmo tempo que descobre segredos sobre sua identidade. Os filmes estarão em 15 e 5 salas, respectivamente.

O documentário Summer of Soul – ou quando a revolução não pode ser televisionada (Disney) é outro que está na corrida por uma vaga no Oscar 2022, na categoria documentário de longa-metragem. Vencedor do Festival de Sundance e do Critics Choice como Melhor Documentário do ano, o filme dirigido por Ahmir "Questlove" Thompson, baterista do The Roots, resgata a memória do festival de música e cultura do Harlem de 1969, que acabou esquecido, apesar de reunir grandes astros da black music (como Nina Simone e Stevie Wonder) em Nova York, no mesmo verão do famoso festival de Woodstock. O filme estreia em 6 salas no país.

Compartilhe:

  • 5 medalha