Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Salas de Cinema

28 Janeiro 2022 | Juliane Albuquerque

Circuito Spcine anuncia 10 novas salas de cinema em São Paulo

Capital paulista ganha novas salas de cinema em diferentes regiões periféricas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e da Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, anunciou nesta quinta-feira à noite (27/01) a criação de 10 novas salas de cinema do Circuito Spcine a serem inauguradas na periferia da cidade. As salas serão inauguradas em Centros Educacionais Unificados (CEUs), em regiões periféricas da cidade em que há pouca ou nenhuma oferta gratuita de salas de cinema.

Publicidade fechar X

Com um investimento total de R$ 15 milhões, a iniciativa foi anunciada pelo Prefeito da cidade, Ricardo Nunes, juntamente com a Secretária de Cultura Aline Torres, o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, e a Presidente da Spcine, Viviane Ferreira, no dia 27/01, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

O anúncio aconteceu durante o encerramento das festividades do Aniversário de São Paulo, que marcaram o início da comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. "Essa é uma ação muito forte, e que também tem tudo a ver com o que a gente deseja para comemorar o centenário da Semana de 22, que é colocar a cultura mais forte ainda nas periferias, para que a cultura seja acessível a todos", afirmou o prefeito Ricardo Nunes durante o anúncio.

A Spcine criou em 2016 o Circuito Spcine, voltado à democratização do acesso ao cinema e com seleções de títulos que vão desde filmes de arte até blockbusters, incluindo mostras de cinema. Com o anúncio das novas unidades, a rede passa a ser composta por 30 salas públicas, sendo 25 em CEUs (Centros Educacionais Unificados) em todas as áreas da cidade, 4 em centros culturais e 1 em biblioteca. Pelo Circuito Spcine já passaram mais de 1,7 milhão de espectadores desde a sua criação. Até o início da pandemia, o público majoritário foi composto por crianças em idade escolar — por ano, mais de 460 mil espectadores já passaram pelas salas do Circuito Spcine.

Novas salas

Os CEUs escolhidos para receber as salas serão: Guarapiranga, Rosa da China, Navegantes, Água Azul, Pêra Marmelo, Paraisópolis, Alvarenga, Três Pontes, Tiquatira e São Mateus. Os locais já foram aprovados na análise das estruturas físicas e de viabilidade de instalação das salas. “Isso significa que nós vamos atender todos os cantos da cidade de São Paulo. Todos os cantos com pessoas que, realmente, precisam. Locais onde o único equipamento de Cultura é o da Prefeitura, a única sala de cinema é a do CEU. Esse tipo de atividade, esse tipo de olhar, esse cuidado com a população é o que estamos fazendo", afirma a secretária de cultura Aline Torres.

A expansão já estava prevista no Plano de Metas, e a escolha dos locais teve como prioridade áreas periféricas e de baixo poder aquisitivo; regiões com nenhuma sala da Spcine e/ou de outras redes; e locais afastados de centros de lazer públicos. “A ampliação das salas de cinema nos CEUs é resultado dessa importante parceria que auxilia no enriquecimento das atividades oferecidas pelas unidades à população paulistana”, comenta Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

“Com a expansão da rede, incluindo mais salas nos CEUs, iremos colaborar para que mais crianças e jovens apreciem, vivenciem e se inspirem com as histórias contadas pelas telas”, comenta Viviane Ferreira, presidente da Spcine. O funcionamento das novas salas está previsto para o segundo semestre de 2022, após assinatura do contrato com as empresas vencedoras da licitação.

Compartilhe:

  • 1 medalha