Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Análise

08 Abril 2022 | Renata Vomero

Apenas 34% dos brasileiros vão ao cinema ao menos uma vez por mês atualmente, diz estudo

Instituto de Pesquisa Boca a Boca avaliou comportamento do público nesta retomada

Compartilhe:

(Foto: iStock)

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Boca a Boca avaliou o comportamento dos chamados “light movie goers”, ou seja, aqueles que frequentam o cinema em média uma vez por mês. Segundo os dados do estudo, apenas 34% do público tem frequência mensal, diferente dos 80% de antes da pandemia.



A análise foi realizada no início de março com 216 participantes de idade entre 14 e 66 anos, sendo 40% homens e 60% mulheres, com o objetivo justamente de entender o público neste novo momento da indústria, com a reabertura total dos cinemas e a pandemia refreada.

O principal insight foi justamente o desta queda na frequência, sendo especificamente de 23% de pessoas que vão ao menos uma vez por mês no cinema, 6% ao menos duas vezes por mês e 5% três vezes ou mais. Em comparação, esses valores eram de 36%, 26% e 18% respectivamente antes da pandemia.

O número de pessoas que não estão indo nem sequer uma vez por mês ao cinema atualmente é de 66%, antes da pandemia esse número era de 20%. Outro resultado notável, é de que apenas 61% dos entrevistados retomaram para essa atividade desde que os cinemas reabriram, ou seja, ainda tem uma parcela do público que antes frequentava o cinema e de que não retomou o habito, ou pelo menos, não aos padrões antigos.

42% consideram um estímulo a volta ao cinema se tiverem elementos promocionais envolvidos, como descontos em ingressos, na bombonière ou até mesmo brindes e ações de pré-estreias especiais. Para 23% a resistência ao retorno está justamente por insegurança com relação à pandemia.

Já com relação a este último dado, para os homens os elementos que dão mais segurança à volta é o fim do uso obrigatório das máscaras e da apresentação do comprovante vacinal, para as mulheres o elemento determinante é a ter a maior parte da população vacinada.  40% dos entrevistados pretendem ir ao cinema na semana de estreia do filme escolhido assim que a situação atual da pandemia estiver normalizada.

20% dos entrevistados querem assistir a filmes de super-herois ou grandes franquias em sua próxima ida ao cinema, foram citados Doutor Estranho No Multiverso da Loucura, Thor e Animais Fantásticos: O Segredo de Dumbledore.

Já 12% dos entrevistados querem ver um filme nacional na sua próxima visita à sala escura, os títulos mais citados foram Quatro Amigas Numa Fria, Vale Night, À Espera de Liz, Medida Provisória

Sobre os lançamentos, 36% dos entrevistados dizem ficar sabendo das estreias por meio de propaganda, 26% por meio de trailer, 17% por indicação de amigos ou familiares, 13% por meio do cartaz e 8% em outro, sendo estes os sites e redes sociais que falem de cinema.

Compartilhe:

  • 3 medalha