Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festivais

04 Maio 2022 | Yuri Codogno

Festival Varilux de Cinema Francês anuncia data de sua 13ª edição

Evento acontece exclusivamente nos cinemas de todo Brasil entre 21 de junho e 6 de julho

Compartilhe:

(Foto: Varilux)

A 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês acontecerá de 21 de junho a 6 de julho e trará às telonas brasileiras longas-metragens inéditos da filmografia francesa. Os filmes estrearão exclusivamente nos cinemas de todo o país no dia 23 de junho. Durante os 14 dias de programação nas salas, serão exibidas produções de diferentes gêneros, muitas delas integrantes dos grandes festivais cinematográficos.

Publicidade fechar X

Além dos filmes, a delegação de atores e diretores franceses estará presente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde haverá sessões de debates nos cinemas. A entrada para tais sessões serão gratuitas.

O Festival Varilux é único por acontecer simultaneamente em todo o país e é o maior evento dedicado a difundir o cinema francês fora da França. Para termos ideia de seu alcance, no ano passado, mesmo com o Brasil enfrentando a alta da pandemia, quase 100 cinemas de 22 estados e Distrito Federal receberam sessões do Festival.

A realização presencial do Festival, com exibição exclusiva nos cinemas, foi uma das formas encontradas pela Bonfilm - produtora responsável pelo Varilux – para ajudar na retomada da cultura e do audiovisual. “Nos dois últimos anos, trabalhamos arduamente para não perder o contato com o nosso público fiel: os amantes da filmografia francesa. Queremos nos reencontrar com todos novamente e conquistar novos espectadores para celebrarmos mais um ano nas salas de cinemas, o melhor lugar para consumir filmes. E esperamos ver todos novamente no festival”, contou o diretor e curador do Varilux, Christian Boudier.

Vale destacar que o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros, uma atividade paralela do Festival Varilux que busca encontrar novos talentos, também está confirmado. Sua quinta edição está com inscrições abertas no site https://variluxcinefrances.com/ até dia 1º de junho. Serão selecionados 16 participantes que, reunidos em quatro grupos, trabalharão para desenvolver a escrita de roteiros de longa-metragem e de séries de TV. Podem participar: roteiristas, diretores e profissionais de cinema e TV.

Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Compartilhe:

  • 6 medalha