Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Exibição

08 Junho 2022 | Renata Vomero

Marco da era dos multiplex, Cinemark comemora 25 anos de operação no Brasil

Maior rede do país cresce na medida que acolhe demanda do público

Compartilhe:

(Foto: Cinemark)

Em 1997, a Cinemark desembarcava no Brasil inaugurando um momento reconhecido como a era dos multiplex, ou seja, os complexos com diversas salas normalmente dentro de algum shopping center. Na época, a Rede já contava com 26 salas, divididas em três complexos nas cidades de São Paulo, São José dos Campos e Santo André.



Agora, mais especificamente em 6 de junho, a Cinemark celebra 25 anos de operação no Brasil com 626 salas, reunidas em 86 complexos, que estão distribuídos por 48 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal - representando cerca de 30% do mercado exibidor brasileiro.

“Completar 25 anos é um marco especial, e fazer isso como líder de mercado nos enche de orgulho e de satisfação”, afirmou Marcelo Bertini, presidente da Cinemark no Brasil. “A Rede acompanhou toda a história recente do cinema no Brasil e vem evoluindo com ele. Nosso time é incansável em seu objetivo por oferecer a melhor experiência para o público, e as salas cheias dos últimos meses mostram que estamos no caminho certo.”

Com uma programação que mescla lançamentos quentes dos cinemas, filmes nacionais, além de uma vasta oferta de eventos e outras ações especiais, a Cinemark vem focando em atender cada vez mais a demanda do público.

Com isso, a rede desenvolveu seu próprio app, que permite ao usuário procurar filmes em cartaz e futuras estreias, encontrar os cinemas próximos de onde está, comprar ingressos e pipoca - e  inclusive receber alertas quando seus produtos de snack bar estão disponíveis para retirada. A criação de uma jornada totalmente digital, para que o cliente se sinta cada vez mais confortável, foi aprimorada durante a pandemia, e continuou em vigor mesmo depois do arrefecimento da mesma.

Foi também ouvindo seus espectadores que a Cinemark percebeu que havia espaço para exibir conteúdos diversos, além dos grandes lançamentos do cinema. Desde a primeira ópera em 3D exibida nos cinemas brasileiros - Carmen, em 2011 -, inúmeros espetáculos de música e dança, jogos esportivos e até partidas de eSports e games já passaram pelas telas da Rede. Mais recentemente, tem investido em experiências imersivas e interativas, como a Gamer Night e a Spoiler Night, com oportunidades de fotos e pré-estreias especiais com a presença de artistas, por exemplo.

O foco no público resultou ainda no lançamento, em abril deste ano, de mais uma novidade: o Cinemark Club, primeiro programa de fidelidade de cinema do país. Com o pagamento de um valor fixo por mês, o assinante tem direito a ingressos mensais, vantagens e ofertas, além de acumular pontos para trocar por outros produtos. A marca de 10 mil cadastrados, alcançada em apenas um mês, demonstra o sucesso da iniciativa. O programa Meu Cinemark, com taxa anual, e uma grande variedade de promoções, combos e descontos completam o cardápio de vantagens oferecidas a quem frequenta as salas da Cinemark.

Memória afetiva

Parte da campanha de comemoração destes 25 anos da Cinemark no Brasil nas redes sociais da exibidora traz a pergunta: Quem era você em junho de 1997? E aí é interessante perceber o quanto o cinema faz parte da memória afetiva das pessoas. Todo mundo se lembra a primeira vez que foi no cinema, algum filme marcante ou experiência inesquecível, até mesmo o primeiro encontro com alguém importante ou uma reunião de família e amigos na sala escura, em todas elas o cinema estava presente, o cheirinho da pipoca, a cor do carpete, as vezes até a posição que se sentou dentro da sala, independente de qual rede ou exibidor.  

Eu, Renata, que escrevo este texto, tenho um espacinho recheado de diversas memórias como estas acima citadas. Em junho de 1997, eu não sei exatamente o que estava fazendo, mas mais ou menos nesse período de 1998 eu ia ao cinema pela primeira vez (de muitas!) na minha curta vida de seis anos de idade assistir ao clássico da Disney, Mulan. O cinema era a unidade da Cinemark no shopping Tatuapé, uma das primeiras da rede no Brasil, e é impossível esquecer um momento como aquele, agora quase 25 anos depois e trabalhando no segmento, ainda mais escrevendo este texto comemorativo. Com certeza você, que nos lê, também diversas memórias como esta para compartilhar conosco.

 

Destaques da Cinemark nestes 25 anos:

Tecnologia e conforto

Ao longo de sua história, a Rede tem sido responsável por introduzir uma série de novidades, conceituais e tecnológicas, no mercado cinematográfico brasileiro, como a própria ideia de multiplex. Em 2006, a Cinemark inaugurou o primeiro cinema 3D do país, em São Paulo. E na sequência vieram as salas VIP, com conforto e atendimento equivalente ao de voos de classe executiva; salas XD, com tela gigante que vai do chão ao teto do cinema e som muito mais potente do que o das salas convencionais; e outras equipadas com poltronas D-BOX, que simulam os movimentos dos personagens dos filmes.

Cinema nacional

Outro marco da trajetória da Cinemark no país é o apoio à produção cinematográfica brasileira. Além de abrir espaço para as estreias de filmes nacionais na programação regular, a Rede criou em 1999 o Projeta Brasil, programa que dedicava a programação de todas as salas, uma vez por ano, ao cinema brasileiro. Foram 19 edições e mais de 2,7 milhões de espectadores.

Após dois anos de pausa por conta da pandemia, o projeto ganha um novo formato em 2022, em que sessões de filmes brasileiros acontecerão ao longo de todo o ano, sempre com ingressos vendidos por valores promocionais e em parceria com as distribuidoras e produtoras.

Os 25 anos

Para celebrar esta data especial, a Cinemark preparou um filme comemorativo com a participação de estrelas do cinema nacional, como Lázaro Ramos, Samantha Schmutz e Fábio Porchat. No vídeo institucional, que entrará em cartaz nos 86 complexos da Cinemark e também em suas redes sociais, os artistas falam de sua relação com a tela grande, além de parabenizar a aniversariante.

Ao longo do ano, a Cinemark também realizará promoções e outras ações com os clientes para festejar esse marco.

Rede Cinemark no Brasil

Líder mundial em venda de ingressos, a Rede Cinemark representa cerca de 30% do mercado brasileiro de cinema, com 626 salas de cinema em 86 complexos distribuídos por 48 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal.

É da Rede Cinemark a primeira sala de cinema em 3D da América do Sul. Em 2014, a Cinemark trouxe uma nova tecnologia: as poltronas com movimento D-BOX que contam com um recurso que oferece comandos para que se movimentam para simular vibrações, quedas e trepidações.

Inovou ao trazer para o Brasil a tecnologia Extreme Digital Cinema - XD, com telas maiores que as convencionais e uma sonorização ainda mais potente, reunindo o que há de mais moderno em tecnologia 2D e 3D. A Rede ainda apresentou a primeira sala com conceito VIP do país, com cardápio exclusivo e atendimento diferenciado desde a bilheteria até o serviço de snack bar. As salas Bradesco Prime oferecem mais conforto, com poltronas que seguem o conceito da classe executiva dos voos internacionais.

A Cinemark oferece ainda o serviço de compra de ingressos e combos através do aplicativo exclusivo da Rede. Pelo APP, é possível conferir a programação dos complexos, realizar compras da bilheteria e bomboniere sem filas, acessar cupons de descontos exclusivos e ganhar cashback em parceria com a Méliuz.

Compartilhe:

  • 0 medalha