Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Roteiro

22 Junho 2022 | Yuri Codogno

Voltados para roteiros, Prêmio ABRA e festival ROTA divulgam seus finalistas

Eventos voltados para roteiristas experientes e iniciantes premiam profissionais e aquecem o mercado do setor

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O 6º Prêmio ABRA de Roteiro e a 6ª Edição do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual divulgaram seus finalistas em diversas categorias. Enquanto o ABRA é voltado para roteiristas com produções lançadas e, por vezes, consolidadas no mercado, o ROTA tem como objetivo alcançar aqueles que ainda estão iniciando na carreira. Confira abaixo um pouco sobre cada premiação e as obras indicadas à final.



Prêmio ABRA

O Prêmio ABRA de Roteiro, da Associação Brasileira de Autores Roteiristas, surgiu em 2016 com o objetivo de valorizar os autores-roteiristas e ressaltar a importância do roteiro na cadeia de produção da indústria audiovisual nacional. Os premiados são escolhidos pelos próprios membros da associação

Após dois anos remotos, a cerimônia de premiação volta a ser presencial e será realizada em São Paulo, na Cinemateca Brasileira. Os filmes participantes, para concorrer, tiveram sua primeira exibição no período entre os dias 1 de janeiro de 2021 e 28 de fevereiro de 2022.

Os finalistas, divulgados na semana passada, foram divididos em onze categorias, além dos Prêmio da Crítica, Roteirista do Ano, Prêmio Abraço, Roteirista Homenageado e o Prêmio Parceria.

Confira abaixo a lista completa dos finalistas do ABRA.

Melhor Roteiro Original de Filme de Ficção: A Mesma Parte de um Homem; Cabeça de Nêgo; Deserto Particular; Doutor Gama; Juntos a Magia Acontece 2; Madalena; Vento Seco.

Melhor Roteiro Adaptado de Filme de Ficção: Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente; Eduardo e Mônica; Marighella; Meu nome é Bagdá; O Silêncio da Chuva.

Melhor Roteiro de Documentário: A Última Floresta; Aleluia – O Canto Infinito do Tincoã; Chão; Entre nós, um segredo; Limiar; Por onde anda Makunaíma?.

Melhor Roteiro de Filme de Comédia | Prêmio Paulo Gustavo: A Sogra Perfeita; Cabras da Peste; Depois a louca sou eu; O Auto da Boa Mentira; Tô Ryca 2. 

Melhor Roteiro de Obra Infantil / Infanto-juvenil: Clube da Anittinha - Temporada 3; De volta aos 15 - Temporada 1; Escola de Gênios - Temporada 5; Irmão do Jorel - Temporada 4; Turma da Mônica – Lições.

Melhor Roteiro de Curta-Metragem: Céu de Agosto; Chão de Fábrica; Como respirar fora d'água; Desvirtude; Ibeji Ibeji; Uma paciência selvagem me trouxe até aqui.

Melhor Roteiro de Série de Ficção – Drama: Cidade Invisível - Temporada 1; Manhãs de Setembro - Temporada 1; Segunda Chamada - Temporada 2; Sintonia - Temporada 2; Sob Pressão - Temporada 4. 

Melhor Roteiro de Série de Ficção – Comédia: 5x Comédia; Angeli the Killer - Temporada 2; Desjuntados - Temporada 1; Hit Parade; Lov3; Vai que Cola - Temporada 9.  

Melhor Roteiro de Programa de Reality ou Variedades: Big Brother Brasil 21; Greg News com Gregório Duvivier - Temporada 5; Lady Night - Temporada 6; Que história é essa, Porchat? - Temporada 3; The Masked Singer Brasil - Temporada 1. 

Melhor Roteiro de Série Documental: Doutor Castor; Elize Matsunaga: Era uma vez um crime; O Caso Celso Daniel; O Caso Evandro; Sociedade do Cansaço. 

Melhor Roteiro de Telenovela: Além da Ilusão; Gênesis; Quanto mais vida, melhor!; Um Lugar ao Sol; Verdades Secretas 2 . 

Para mais informações, como os autores de cada obra ou as premiações extra, acesse o site oficial do evento

ROTA

Também em sua 6ª edição, o ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual acontece entre 21 a 26 de junho, em formato virtual. Idealizado em 2017, o ROTA foi criado com o objetivo de ser um espaço de encontro entre os diversos profissionais do audiovisual brasileiro, instituições de ensino e o mercado audiovisual.

Durante os seis dias do evento, serão promovidas atividades diversas, como palestras com roteiristas consagrados, debates sobre a prática da profissão, exibição de curtas-metragens e reuniões entre autores e importantes players do mercado audiovisual.

Porém o grande diferencial do ROTA é que, além de premiar, também tem a capacidade de colocar o roteirista iniciantes dentro do mercado. Com o Encontro de Negócios, há a chance de tirar o roteiro do papel, visto que os projetos são selecionados diretamente pelas empresas. Este ano há a participação de 26 delas, entre produtoras, canais de TV, plataformas de streaming e distribuidoras. Nas 176 reuniões previstas, os players vão avaliar não só o potencial de projetos de filmes e séries, mas também de audiolivros e podcasts, uma novidade desta edição. Veja todos os participantes.

No Laboratório de Projetos de Série, por sua vez, os dez autores finalistas recebem consultoria com roteiristas profissionais e treinamento para o Pitching (momento de apresentação do roteiro para o produtor) durante três dias. No domingo (26), eles apresentam suas histórias a uma banca de jurados, a partir das 15h, com transmissão via Facebook e YouTube. Assim, a plateia virtual também poderá votar nos seus favoritos. Confira todos os selecionados.

O Concurso do Roteiro de Curtas, voltado para roteiros que ainda não saíram do papel, premiará o Melhor Roteiro, Melhor Personagem, Melhor Diálogo, Melhor Protagonista Feminina (Prêmio Cabíria). Os ganhadores das atividades serão conhecidos na cerimônia de encerramento, transmitida no domingo (26), a partir das 20h, no Facebook. Confira os finalistas aqui.

Também há a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, em que o público de casa poderá assistir gratuitamente, no site oficial do festival, à exibição dos 22 filmes selecionados. Aqui serão premiados os vencedores escolhidos pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular nas categorias Melhor Roteiro de Ficção e Melhor Roteiro de Documentário. Assista e vote através deste link.

Confira a programação completa no site do festival.

Compartilhe:

  • 0 medalha