Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Streaming

29 Junho 2022 | Renata Vomero

Focada em curadoria, MUBI abraça cinefilia e se aproxima cada vez mais da tela grande: "Crucial para a indústria"

Plataforma cresce presença nos cinemas e já criou festival próprio favorecendo a tela grande

Compartilhe:

"We", de Alice Diop, é o Filme do Dia (29/06) na MUBI (Foto: Divulgação)

Com proposta de trazer curadoria de filmes que abranjam uma cinematografia que passe por desde os clássicos, até os novos grandes lançamentos do cinema de arte e independente, a MUBI vem se posicionando em lugar cativo no coração dos cinéfilos e se aproxima cada vez mais da tela grande.

Publicidade fechar X

A palavra-chave da MUBI é justamente essa: curadoria. Com uma programação escolhida pela equipe de programadores da empresa em cada um dos países em que atua, os filmes chegam para o público de uma forma que gera uma espécie de comunidade entre os apaixonados por cinema. Esse é um grande diferencial da empresa, que deixa de lado o algoritmo na hora de selecionar o catálogo e seus destaques.

“Cada filme que mostramos na MUBI é escolhido a dedo por nossa equipe. Isso garante que apresentemos uma programação vibrante, variada e arriscada que apresenta às pessoas filmes ousados ​​e incríveis”, explicou Uriel Kuzniecki, diretor de Programação LATAM da MUBI, em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor. “Nossa grande equipe de programadores está constantemente assistindo e debatendo filmes, avaliando sua adequação ao MUBI e pensando em formas originais e envolventes de apresentá-los ao nosso público. Para isso, nos mantemos atualizados com os projetos e títulos lançados em eventos e festivais muito diferentes - como exemplo, uma parte da equipe esteve recentemente em Cannes procurando filmes que possam interessar ao nosso público nos próximos meses”, acrescentou.

Desta forma, é interessante perceber o quanto o público se envolve com a MUBI, dando feedbacks, escrevendo e-mails e se preparando para aproveitar o melhor dessa curadoria, já que mensalmente diversos títulos deixam o catálogo para dar espaço a novos filmes, todos eles sendo novos, antigos, clássicos ou apostas nas premiações, incluindo produções de diversos lugares do mundo.

Outra iniciativa interessante dessa curadoria é o chamado Filme do Dia, uma dica de conteúdo que é atualizada diariamente e que também vem direto dos programadores da plataforma, não necessariamente respondendo a nenhum critério específico, fora a qualidade em si.

Tudo isso é fortalecido pela Notebook, publicação diária sobre o mundo do cinema da MUBI, explorando todos os lados da cultura. Se soma também a iniciativa MUBI GO, em que membros em países selecionados podem obter um ingresso de cinema escolhido a dedo todas as semanas, para ver os melhores novos filmes nos cinemas.

E falando em cinemas, cada vez mais a plataforma vem estreitando sua relação com a tela grande, tendo em vista que o cinema é o grande templo dos cinéfilos, especialmente depois do longo período de fechamentos na pandemia.

Sendo assim, a MUBI vem criando boas parcerias com distribuidores locais para garantir uma janela exclusiva de cinema para alguns de seus títulos, todos estes estrategicamente escolhidos. Recentemente anunciaram Crimes of The Future nos cinemas e hoje mesmo confirmaram também a exibição em tela grande de Memoria, ambos chegando no mercado exibidor em parceria com a O2 Play, o primeiro em 14 de julho e o segundo em 21 de julho.

“Vemos a experiência de cinema como crucial para a indústria. Estamos no cenário da distribuição para cinema na América Latina há alguns anos e estamos aumentando nossas atividades nesse sentido. Mas mesmo para filmes que licenciamos apenas para a plataforma, sempre trabalhamos com nossos parceiros para garantir que possamos apoiar sua exibição no cinema antes que esses filmes cheguem na MUBI. Isso oferece ao nosso público a oportunidade de ver esses filmes na tela grande, além de ajudar a criar um perfil para cada título – ambos extremamente importantes para nós”, ressaltou o executivo da plataforma.

Essa iniciativa também ficou bastante evidente no MUBI Festival. Inédito no mundo, o evento aconteceu no início do mês no MIS, em São Paulo, com a exibição de filmes selecionados da plataforma, discotecagem, além de mesas com profissionais do setor para discutirem a produção audiovisual.

Com esse ineditismo no mundo, é interessante ter a percepção de que o Brasil é um mercado que está merecendo boa atenção da MUBI, que vem encontrando boa fidelização do espectador brasileiro.

“O público brasileiro tem sido muito fiel à MUBI desde o início e é particularmente eclético em seu gosto. Mais do que mostrar uma preferência por um gênero ou tipo de filme específico, eles mostraram um verdadeiro espírito de exploração – quanto mais variado a programação, melhor a resposta! Se tivéssemos que escolher uma única categoria, no entanto, os usuários do MUBI no país têm sido particularmente receptivos aos clássicos brasileiros. Se você é um dos poucos assinantes no Brasil que ainda não viu Dona Flor e Seus Dois Maridos, com certeza deveria conferir!”, finalizou Uriel Kuzniecki

MUBI também produz e distribui novos e ambiciosos filmes, que os assinantes podem assistir com exclusividade na plataforma. Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem First Cow, de Kelly Reichardt; Annette, de Leos Carax; Memoria, de Apichatpong Weerasethakul; Matthias & Maxime, de Xavier Dolan; Songs My Brothers Taught Me, de Chloé Zhao; Dead Pigs, de Cathy Yan; Titane, de Julia Ducournau; Lamb, de Valdimar Jóhannsson, e Swallow, de Carlo Mirabella-Davis. As coproduções da MUBI incluem One Fine Morning, filme de Mia Hansen-Løve, Farewell Amor de Ekwa Msangi - vencedor do prêmio Sundance –, Port Authority de Danielle Lessovitz e Our Men de Rachel Lang.

O serviço está disponível em 190 países, com mais de 12 milhões de membros em todo o mundo. A plataforma pode ser acessada via navegador da web, Amazon Fire TV, aparelhos Roku, Apple TV, Smart TVs LG e Samsung, e também nos aparelhos mobile como iPad, iPhone e Android.

Compartilhe:

  • 3 medalha