Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

30 Junho 2022 | Renata Vomero

Russian Film Festival chega no online e amplia público para cinematografia do país

Evento aconteceu presencial na semana passada e fica no online até 21 de julho

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

 

Publicidade fechar X

Dando sequência ao evento que aconteceu presencialmente no Petra Belas Artes, inicia hoje (30) o Russian Film Festival – Volta ao Mundo, agora em formato online e gratuito na plataforma digital Belas À La Carte. Com oito filmes russos na programação, incluindo os quatro que integraram a versão física, que poderão ser assistidos até 21 de julho.

Este é o terceiro ano do evento, que aconteceu em formato online em 2020 e 2021 e atraiu mais de 30 mil espectadores nessas edições. A programação do festival de 2022 inclui longas-metragens de gêneros populares (dramas, horrores, comédias), séries e documentários e serão exibidos em russo com legendas em português. Neste ano, entra em destaque produções dirigidas ou protagonizadas por mulheres, cinco dos oito filmes selecionados, sendo a maior parte deles parte da cinematografia russa contemporânea.

“Analisamos minuciosamente as edições anteriores da RFF no Brasil: o feedback do público e da mídia, quais filmes foram os mais populares, o que os críticos brasileiros escreveram e novos mercados. A região da América Latina é importante para nós em termos de aumentar as exportações de conteúdo russo e fortalecer os laços culturais e comerciais”, explicou Inna Shalyto CEO da ROSKINO, órgão russo responsável pela realização do evento. Inclusive, talvez realização faz parte de um compromisso entre os países integrantes do BRICS de fazerem este intercâmbio cultural.

Mas voltando à programação, com base na análise do que fez mais sucesso nas edições anteriores, a organização do festival entendeu que dramas envolvendo mulheres foram os títulos de maior apelo para o público.

Sendo assim, não apenas dramas estão incluídos, mas também uma comédia, uma dramédia e até uma série. Esses filmes são Um Fôlego, de Elena Hazanova; A Primeira Neve, de Nataliya Konchalovskaya; Alguém viu minha garota?, de Angelina Nikonova; Quero Casar, de Sonya Karpunina e a série Tenderness, de Anna Melikyan.

“Mesmo durante a era soviética, tínhamos diretoras talentosas e seus filmes e séries eram extremamente populares na URSS. Agora, os talentos femininos na indústria cinematográfica russa contemporânea estão em ascensão novamente. Mais e mais projetos dirigidos por mulheres estão surgindo. Em 2021-2022, sete filmes de diretoras russas ganharam prêmios nos principais festivais internacionais de cinema. Também temos produtoras femininas cujos projetos incluem filmes premiados em festivais internacionais. O Ministério da Cultura russo também é chefiado por uma mulher”, comentou a executiva sobre o cenário atual no país para a inclusão de mulheres no mercado.

Também integram a programação dois filmes de terror e uma homenagem aos 90 anos do ícone do cinema Andrey Tarkovsky, com um documentário realizado por seu filho e intitulado Andrei Tarkovsky. O cinema como oração.

Um dos pontos importantes com relação a este festival é a atual invasão russa à Ucrânia, o que vem gerando diversas sanções ao país, inclusive no âmbito cultural, com diversos festivais internacionais proibindo qualquer produção russa na programação.

“Desde o início do RFF em 2020, vimos este projeto como uma ponte cultural entre a Rússia e outros países. Hoje em dia, essa missão é mais importante do que nunca quando enfrentamos sanções e tentativas de ‘cancelar’ a cultura russa em alguns países. O cinema é uma linguagem universal, compreendida em todo o mundo. Planejamos realizar mais de 20 eventos sob a marca Russian Film Festival em diferentes regiões este ano – América Latina, Ásia, Oriente Médio e Norte da África. No programa RFF, temos muitos filmes de família, animação e filmes doces e tocantes que podem se tornar um canal para valores humanitários e que nos ajudarão a continuar o diálogo internacional”, comentou Inna Shalyto.

Com isso, crescem as expectativas para essa edição, que também tem como objetivo fortalecer o diálogo entre os profissionais do mercado dos dois países.

“Esperamos que o público brasileiro goste de nossa seleção de filmes e séries russos contemporâneos. Será interessante ver qual filme será líder em termos de visualizações. Também espero que o programa RFF chame a atenção dos profissionais da indústria cinematográfica local – críticos de cinema, produtores e diretores – porque um de nossos objetivos é promover jovens talentos russos e iniciar o diálogo industrial buscando maneiras de cooperar e lançar projetos conjuntos”, finalizou.

O Russian Film Festival no Brasil é organizado pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa e do Comitê de Turismo da Cidade de Moscou. O parceiro do Russian Film Festival é o portal de informações turísticas Discover Moscow.

Para conferir o festival, você pode ativar sua assinatura mensal gratuita no site À La Carte. Para isso, você precisa clicar no botão “assinar”, cadastrar-se, selecionar a opção “plano mensal”, inserir o código "RFFMES" e introduzir seus dados. O código promocional é fornecido a usuários não registrados anteriormente e é válido apenas uma vez. Observação: a assinatura é renovada, a menos que seja cancelada manualmente.

 

Compartilhe:

  • 1 medalha