Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Diversidade

27 Julho 2022 | Renata Vomero

Cabíria Festival Audiovisual ganha versão híbrida com edição presencial em São Paulo

Evento começa hoje no Centro Cultural São Paulo e se estende até 3 de agosto no online

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Cabíria Festival Audiovisual, dedicado à representatividade feminina e à diversidade nas telas, com patrocínio da Spcine, chega pela primeira vez em São Paulo em uma edição híbrida, apresentando atrações de 27 a 30 de julho no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e se estendendo online até 3 de agosto, para todo o Brasil, no streaming Cardume e redes sociais.

Publicidade fechar X

A edição deste ano traz 23 filmes – entre longas, curtas e microfilmes -, workshops, palestras e estudos de caso. Entre os destaques desta 4ª edição, está a pré-estreia nacional de Faya Day, de Jessica Beshir, a sessão seguida de debate do longa A Felicidade das Coisas, de Thaís Fujinaga, roteiro vencedor do Cabíria Prêmio de Roteiro (2017), e a Mostra Foco Alemanha. Toda a programação é gratuita. Confira em https://www.cabiria.com.br/ .

"Celebramos, nesta edição, o cuidadoso retorno ao presencial e reforçamos o diálogo com a audiência de todo o Brasil, através do online. A curadoria, desenhada em colaboração com Mariana Queen Nwabasili e Lorenna Montenegro, desvendou o tema "Feiticismo", um limiar entre o feitiço e o feitiche das narrativas audiovisuais, propondo fricções aos processos históricos e frescor à contação de histórias. Que seja convidativo e transformador a todes", declarou Vânia Matos, diretora do festival.

Em sua sessão de abertura, que acontecerá hoje (27), o festival exibirá o filme homenageado Feminino Plural, de Vera de Figueiredo, carioca de 88 anos, que além de cineasta, é arquiteta e artista plástica. Lançado em 1976 e considerado um dos primeiros filmes feministas do cinema brasileiro, Feminino Plural foi filmado no contexto da ditadura militar brasileira e questiona temas ainda atuais como os papéis das mulheres na sociedade e liberdade feminina.

Na mesma noite, acontecem também as premiações do 7º Cabíria Prêmio de Roteiro, para roteiros de longa-metragem de ficção, cujo 1º lugar passa a integrar a Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição de promoção do audiovisual brasileiro. O anúncio do Prêmio Selo Elas – Cabíria – Telecine, cujo projeto vencedor receberá uma consultoria com especialistas das equipes Elo Company e Telecine. O Prêmio Cardume Cabíria, em conjunto com a plataforma de streaming Cardume, premiará três roteiristas para o desenvolvimento de roteiros de curta-metragens. E, por fim, o Prêmio Parafernalha Cabíria, dedicado a roteiros de esquete de humor com objetivo de firmar um contrato de produção e veiculação da obra vencedora no Canal Parafernalha.

“São sete anos premiando histórias escritas e protagonizadas por mulheres. Não somente os números de roteiros recebidos e filmes realizados cresceram, como também a qualidade dos projetos. Isso é reflexo de uma mudança importante no mercado que está mais receptivo a essas narrativas”, comemorou Marília Nogueira, diretora do festival.

A programação oferece ao público de todo o Brasil uma mostra de filmes e encontros com cineastas nacionais e internacionais, além das atividades de formação e trocas de experiências – todas com inscrições abertas até o dia 27 de julho, através do link  https://linktr.ee/cabiria Já para as/es 15 roteiristas/es selecionadas/es para o Cabíria LAB - laboratório de desenvolvimento de roteiros e talentos - soma-se a programação intensa de consultorias.

Pelo terceiro ano, em parceria com o Goethe-Institut Rio de Janeiro, realiza a Mostra Foco Alemanha - um intercâmbio entre o Cabíria Festival e International Frauen Film Festival (IFFF) - e promove o encontro online “Conversa Sobre Curadoria Feminista”, com a diretora artística do IFFF, Maxa Zoller no dia 1 de agosto, às 10h.

O também tradicional intercâmbio com a cinematografia francófona, em parceria com a Embaixada da França, traz uma sessão especial do filme, nomeado ao Urso de Ouro (Berlinale, 2021), Pequena Mamãe, obra mais recente de Céline Sciamma, que será seguida da entrevista exclusiva com a cineasta. Multipremiada, Sciamma foi nomeada três vezes à Palma de Ouro de Cannes e venceu, em 2020, com o célebre Retrato de uma Jovem em Chamas.

O Telecine também reforçou sua presença este ano no festival com diversas iniciativas e ações, a empresa dá sequência à narrativa institucional da marca “O Cinema Tem Sempre uma Boa História” com uma vinheta inédita com participação de Renata Boldrini. No vídeo que será lançado durante o festival, a apresentadora, uma das vozes do Telecine há 25 anos, conta uma de suas aventuras.  

Da união das marcas também surge o workshop de Produção e Distribuição, que acontece na sexta, dia 29, das 14h às 17h, com foco em criadores e roteiristas. A tarde será de imersão com todo o funcionamento do mercado audiovisual brasileiro de produção de filmes e com profissionais convidados especialmente para compartilhar suas experiências: Paula Garcia, Head de Produção da Elo Company; Barbara Sturm, Diretora de Conteúdo da Elo Company, criadora e coordenadora do Selo ELAS; e Gabriel Cohen, executivo do time de Aquisição e Coproduções Nacionais do Telecine. O workshop é gratuito, assim como as demais atividades do evento, e os interessados podem se inscrever através do link https://linktr.ee/cabiria até 27 de julho. 

A parceria leva o nome do Cabíria Festival para o especial que vai ao ar na quarta (27/7), a partir das 16h30, no Telecine Cult e reúne títulos como A Nuvem Rosa, dirigido e roteirizado pela brasileira Iuli Gerbase, o nacional Ana. sem Título, de Lucia Murat, e Retrato de uma Jovem em Chamas, da francesa Céline Sciamma, que arrebatou no Festival de Cannes o prêmio de Melhor Roteiro e o Queer Palm. No Telecine, dentro do Globoplay e via operadoras, a cinelist com curadoria assinada pelo Telecine junto ao Cabíria traz os nacionais O Corpo É Nosso, de Theresa Jessouroun, o documentário Alvorada, de Anna Muylaert e Lô Politi; Kiki, documentário da sueca Sara Jordenö; entre outros. 

Confira os detalhes da programação em https://www.cabiria.com.br/ .

 

Compartilhe:

  • 0 medalha