Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expocine 2022

08 Agosto 2022 | Yuri Codogno

Expocine 2022 terá pitching voltado às cidades que desejam incentivar produções audiovisuais

Oportunidade será no segundo dia do evento, que ocorrerá entre 20 e 23 de setembro

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Principal evento anual de mercado de cinema da América Latina, a Expocine 2022 traz uma importante novidade: prefeituras e film commissions de diversas regiões do Brasil terão a oportunidade de apresentar às produtoras suas cidades e propostas de incentivo para serem palco de produções audiovisuais. Depois de dois anos, a Expocine será novamente 100% presencial e ocorrerá entre os dias 20 e 23 de setembro.

Publicidade fechar X

Em sua 9ª edição, a Expocine terá na tarde do dia 21 de setembro o pitching – termo utilizado para designar a defesa oral de uma ideia –, uma oportunidade única para que as prefeituras interessadas no projeto apresentem suas propostas. A iniciativa visa fomentar e incentivar a produção audiovisual no Brasil como um todo, difundindo cultura e desenvolvimento econômico para além do eixo Rio-SP, já consolidados como grandes polos do setor cinematográfico. Os participantes terão entre 10 e 15 minutos para defenderem suas cidades, já incluindo o tempo destinado à rodada de perguntas dos players e produtores presentes.

As produtoras neste ano estão convidadas a assistirem às apresentações e conhecerem as cidades onde podem filmar, assim como se familiarizarem às oportunidades e benefícios oferecidos pelos governos locais. Além disso, haverá espaço na feira de negócios para conversas individuais com os interessados. Os municípios de São Paulo, Belo Horizonte e João Pessoa já confirmaram presença.

De acordo com um estudo recente da Spcine, para cada real investido na produção de um filme ou série, o setor audiovisual tem um retorno médio de mais de R$ 20 e os cofres públicos locais recebem de volta R$ 1,09.

A Expocine reúne profissionais da exibição, distribuição e produção cinematográfica para discutir os desafios e as inovações do mercado durante os painéis, palestras e feira de negócios. O credenciamento para o evento já está aberto no site oficial, enquanto as prefeituras interessadas podem enviar e-mail para expocine@tonks.com.br.

As apresentações do pitching ocorrerão no dia 21 no Cine Marquise, que também sediará em suas salas a cerimônia de abertura, painéis & palestras, apresentações das distribuidoras e alguns expositores que precisam estar dentro de um cinema para reforçar ainda mais a importância de seus produtores e serviços. A 150 metros do cinema, o Renaissance Hotel será sede do centro de credenciamento ao visitante, além da tradicional feira de negócios contando com mais de 30 estandes expositores. A conveniência com o Renaissance Hotel contará com bares, restaurante e 444 quartos que já podem ser reservados.

Mais novidades serão anunciadas ao longo dos próximos meses e serão noticiadas no Portal Exibidor.

Compartilhe:

  • 3 medalha