Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

19 Setembro 2022 | Renata Vomero

"Medida Provisória" é o grande vencedor do 26º Inffinito Film Festival

Evento anunciou os ganhadores da edição presencial e segue até o dia 25 com a exibição virtual de 57 filmes brasileiros em todo o território americano

Compartilhe:

(Foto: Elo Company)

O Inffinito Film Festival, maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior, encerrou neste sábado (17), em Miami, a etapa presencial de sua 26ª edição e anunciou os filmes vencedores do Troféu Lente de Cristal. Medida Provisória (Elo), dirigido por Lázaro Ramos, ganhou nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Seu Jorge). E o longa Bem-vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes, ganhou como Melhor Filme do Público, pelo júri popular.



A cerimônia de encerramento, que teve show de Adriana Calcanhotto no Miami Beach Bandshell, contou com a presença de diretores, atores e produtores, entre eles os atores Eduardo Moscovis, Suzana Pires e Bárbara Paz, os diretores Laís Bodanzky, Denise Saraceni, Lô Politti, Joel Zito Araújo e Gustavo Rosa, e os produtores Debora Ivanov, Tiago Rezende e Carlos Moletta. Os convidados do festival passaram a semana em Miami divulgando seus filmes e fazendo negócios com profissionais da indústria cinematográfica americana e latina.

 De 11 a 17 de setembro, a Mostra Competitiva de Longas-Metragens exibiu no cinema Tower Theater Miami oito longas-metragens da recente safra de filmes brasileiros, que concorreram ao Troféu Lente de Cristal. O júri, formado por profissionais da indústria audiovisual norte-americana, latina e brasileira, reuniu o cineasta cubano Sebastian Barriuso, a roteirista brasileira Julia Priolli, a distribuidora independente americana Joanne Butcher, o diretor brasileiro Joel Zito Araújo, a atriz e roteirista brasileira Suzana Pires, o cineasta americano John Maass e a produtora brasileira Liliana Kawase.

Até o dia 25, o festival continua com suas já tradicionais mostras virtuais, disponíveis para o público americano. Serão exibidos no total 57 filmes inéditos nos Estados Unidos, sendo 10 documentários e 19 curtas em competição, e 28 em mostras paralelas. De Porto Rico ao Alasca, as produções estão disponíveis no site - primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro.

O Inffinito Film Festival teve início em 1997 quando Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli idealizaram o Brazilian Film Festival em Miami, no ano em que foi promulgada a Lei do Audiovisual, que tirou as produções nacionais da estagnação e impulsionou no Brasil o movimento da Retomada. De lá para cá, elas realizaram 88 festivais em 13 cidades no mundo: Nova York, Vancouver, Londres, Roma, Madri, Barcelona, Frascati, Milão, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá, Canudos e Miami, e exibiram mais de dois mil filmes nacionais para um público de mais de dois milhões de pessoas.

Confira os vencedores do troféu Lente de Cristal:

 

JÚRI OFICIAL

 

Melhor Filme - Medida Provisória, de Lázaro Ramos

Melhor Direção - Laís Bodanzky, por A Viagem de Pedro

Melhor Fotografia - Pedro Marques, por A Viagem de Pedro

Melhor Roteiro - Lusa Silvestre, Lázaro Ramos, Aldri Anuncioação & Elisio Lopes Junior, por Medida Provisória

Melhor Ator - Rômulo Braga por Sol (de Lô Politi)

Melhor Atriz - Monique Alfradique por Bem-vinda a Quixeramobim (de Halder Gomes)

Melhor Ator Coadjuvante - Seu Jorge, por Medida Provisória

Melhor Atriz Coadjuvante - Carolina Monte Rosa, por Por que Você Não Chora?, de Cibele Amaral

Melhor Elenco - Ela e Eu, de Gustavo Rosa de Moura

 

JÚRI POPULAR

Melhor Filme - Bem-vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes

Melhor Documentário - Já Que Ninguém me Tira Pra Dançar, de Ana Maria Magalhães

Melhor Curta-Metragem - Ato, de Bárbara Paz, e Liberdade, de João Manteufel

 

 

Compartilhe:

  • 0 medalha