Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

01 Dezembro 2022 | Renata Vomero

32ª edição do Curta Cinema retorna ao formato 100% presencial com sessões gratuitas

Programação conta com 97 filmes, além de atividades paralelas

Compartilhe:

Cena de "Big Bang", selecionado na Mostra Competitiva Nacional (Foto: Divulgação)

Um dos mais importantes festivais do país, o Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro está de volta ao formato 100% presencial, após as últimas edições acontecendo de forma híbrida, com sessões sempre gratuitas no Estação Net Botafogo.

Publicidade fechar X

 

De 1 a 7 de dezembro, a 32ª edição do evento apresenta uma seleção de 97 filmes, sendo 40 nas Mostras Competitivas, 19 nas Mostras Panorama, 15 nas Mostras Primeiros Quadros e mais 23 filmes nos programas especiais Animac, Regard, Festival Panorama 30 anos e Clássicos em 35mm.

Pela primeira vez, o Festival Curta Cinema, que é gratuito, contará com um “ingresso solidário”, para o público que desejar contribuir com o festival. Os vencedores das Mostras Competitivas, divididas entre nacionais e internacionais, ganham um aval para concorrer a uma indicação ao Oscar® 2023. 

A abertura do evento, no dia 1º, será às 15h no Estação NET Botafogo com a Mostra Animac, realizada em parceria com o Festival Animac, que acontece na Catalunha, que apresenta uma seleção de filmes de animação de todo mundo. Serão exibidos curtas de animação e, em seguida, haverá um debate com o cineasta Marcelo Marão, com capacidade para receber 150 pessoas. 

 

“A 32ª edição do Festival Curta Cinema já abre com um programa especial de curtas de animação, em parceria com o Instituto Cervantes e o Festival Animac. Este programa será comentado e seguido de debate com o cineasta Marcelo Marão, onde falará sobre as diversas técnicas de animação. E às 18h teremos a Masterclass de Direção com Neville d’Almeida, na Casa Firjan. Diretor de clássicos do cinema brasileiro, começou no cinema na direção de curtas e ainda hoje transita pelo formato. A abertura deste ano será direta para o público e estudantes de escolas convidadas”, comentou Ailton Franco, idealizador e curador do Festival Curta Cinema

Entre as 20 produções que fazem parte da Mostra Competitiva Nacional, o destaque vai para Big Bang, novo filme de Carlos Segundo, vencedor da categoria Melhor Curta de Autor do Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça. O filme narra a história de Chico, um homem com nanismo que trabalha consertando fornos, utilizando como vantagem seu tamanho. Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles, eleito melhor curta-metragem no Festival do Rio e no IndieLisboa, sobre Rose, uma passeadora profissional de pets, que apresenta para uma equipe documental sua nova casa, mesmo que invadida. Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, que conta sobre o dia a dia de um motorista de aplicativo que sonha em ter a sua própria moto, conquistou prêmios nos festivais de Gramado e Locarno, na Suíça.

 

Na Mostra Competitiva Internacional, o iraniano Deer, de Hadi Babaeigar, é um dos destaques. Ganhador do Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim de 2022, o curta é uma fábula sobre a morte de entes queridos com enorme apelo místico e emocional, sendo marcado pela sua exuberância visual. O curta belga The Fruit Tree, de Isabelle Tollenaere, que estreou este ano no Festival de Veneza, apresenta uma reflexão sobre a especulação imobiliária na cidade de Los Angeles pela ótica das memórias afetivas e aspirações de uma jovem mulher negra. Raie Manta, de Anton Bialas, teve sua estreia na Semana da Crítica de Cannes, é uma ficção distópica sobre o crescente autoritarismo na vida parisiense e a resistência artística de três jovens. Representando o novo cinema negro internacional, Tsutsué, de Amartei Armar, marcou presença na última edição do Festival de Cannes, é um drama familiar sobre uma criança que vive em uma ilha de pescadores e se recusa a aceitar a morte por afogamento do irmão mais velho. 

 

Além dos curtas que concorrem nas Mostras Competitivas, produções cariocas e latino-americanas ganham destaque nas Mostras Panoramas, enquanto as Mostras Especiais - Primeiros Quadros Nacional e Primeiros Quadros Hispânicos - apresentam os primeiros filmes de novos cineastas. Confira a programação completa no site do Festival Curta Cinema

 

"Este ano temos uma programação mais enxuta, que traz alguns dos filmes mais importantes da temporada para a tela do Estação. Foi um trabalho intenso de seleção dentre os quase 4000 inscritos que compartilhei com Gustavo Duarte, Sérgio Alpendre, Marina Pessanha, Lucas Murari, Evelyn Sacramento, Cristiane Giustino e Beatriz Vieirah, um grupo de olhar muito afiado responsável pela curadoria deste ano. Mantemos nosso perfil de passear por vários gêneros e propostas do curta metragem, dando destaque a filmes que apresentam notáveis inovações na linguagem”, afirmou Paulo Roberto Júnior, responsável pela programação do Festival Curta Cinema. 

Nos dias 2 e 5, o público poderá aproveitar a Programação Especial Clássicos de Cinema de Curta-Metragem em 35mm, com debates após as exibições. A seleção é feita em parceria com o Estação NET Botafogo e o cineasta Cavi Borges, que já realizaram sessões de Clássicos em 35mm para longas e médias-metragens. 

A programação deste ano conta também com atividades paralelas, como a masterclass de direção com Neville d'Almeida no dia 1º e a Oficina de Desenvolvimento de Projetos de Curta-Metragem com Beth Formaggini, nos dias 6 e 7, que irá analisar oito projetos em fase inicial previamente selecionados. O Festival também apresenta a 25ª edição do Laboratório de Projetos, com Lobo Mauro, Luciana Bezerra e Marina Meliande, que contemplará uma equipe de jovens cineastas com a possibilidade de produzir seu curta. 

O encerramento do Curta Cinema terá uma programação especial com a exibição de filmes participantes do Festival REGARD, do Canadá, apresentando uma seleção de seis produções de Quebec. 

A 32ª edição do Festival Curta Cinema conta com apoio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio, da FIRJAN/SESI/SENAI, do Bureau de Québec em São Paulo, do Instituto Cervantes no Rio de Janeiro, da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Camões e com a parceria do Grupo Estação. 

Compartilhe:

  • 0 medalha