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04 Janeiro 2023 | Renata Vomero

Diamond Films e Galeria comemoram resultados de 2022 e atribuem à assertividade da estratégia

Distribuidoras apresentaram os maiores números do ano para filmes independentes e miram no mesmo resultado em 2023

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(Foto: Divulgação)

A Diamond Films Brasil e a Galeria Distribuidora têm muito que comemorar com os resultados de 2022. A parceria entre as empresas atingiu o marco de melhor resultado entre as distribuidoras independentes em 2022, registrando mais de 3,9 milhões de público e R$62 milhões de renda no ano. Esses números representam um market share de 35,7%% e 32,6% respectivamente, segundo dados da Comscore compartilhados pelas empresas.

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A Diamond Films, em específico, se destacou neste cenário com as estreias internacionais independentes, mantendo a liderança do market share de 2022 com 58% de público e 53% de renda, sete dos 20 filmes independentes de melhor bilheteria do ano foram distribuídos pela Diamond. No ranking geral nacional, a parceria entre as distribuidoras ocupaa 6ª posição no ranking geral brasileiro.

“Importante ressaltar que é a primeira vez que essa parceria da Galeria e Diamond fica em primeiro lugar. Acho que se deve primeiro à pluralidade de títulos, com diferentes gêneros. Lá no começo do ano, ainda em fevereiro, a gente lançou ‘Moonfall’, foi mais de mil salas, quase 500 mil pessoas, com uma campanha muito forte. É um dos diferenciais, a gente apostou no cinema e todos nossos filmes foram lançados com campanha. A gente não deixou de trabalhar com nenhum deles, apena ajustando para cada lançamento. Em todos os filmes a gente investiu, trabalhou, fizemos o possível porque sabemos que o público tem ainda resistência em voltar para as salas de cinema, seja cultural, social ou econômica, mas não é como era antes”, explicou Gabriel Gurman, diretor geral da Diamond Films Brasil e CEO da Galeria Distribuidora. 

Foram 20 novas produções em 2022, incluindo os dois maiores filmes independentes internacionais do ano: Moonfall - Ameaça Lunar, que levou mais de 470 mil pessoas aos cinemas, e Órfã 2: A Origem, o maior resultado da história da Diamond Films, com 2,1 milhões em público. A distribuidora lançou diversos títulos que se mostraram verdadeiros fenômenos, entre eles: One Piece Film Red o maior anime desde o início da pandemia, superando filmes de franquias como "Dragon Ball" e "Jujutsu Kaisen"; Tudo em Todo o  Lugar ao Mesmo Tempo, que levou 190 mil pessoas aos cinemas e figura como forte candidato em listas internacionais em diversas categorias do Oscar 2023, incluindo Melhor Filme; A Pior Pessoa do Mundo, que foi o maior lançamento de até 20 salas do ano, ficou 28 semanas em cartaz e levou mais de 50 mil pessoas aos cinemas.

 

Para além dos valores ressaltados acima, fica evidente o tamanho da aposta das distribuidoras, em específico da Diamond, em diversificar o público e trabalhar em cima de cada um desses targets especificamente, gerando, inclusive, maior know-how e aproximação com cada nicho para lançamentos futuros.

“Para cada um deles a gente foi realmente entendendo qual era esse target, estávamos indo muito com target primário para os filmes, então, fizemos essas campanhas mais assertivas, então, essa soma de ter um line-up diverso e trabalhar muito forte as campanhas da forma mais assertiva possível foi o que gerou esse ótimo resultado. Simbolicamente foi importante para a gente terminar na primeira posição, porque mostra que nosso trabalho e nossas estratégias foram corretas. O que vislumbramos agora para 2023 é continuar trabalhando dessa forma”, reforçou Gurman.

Entre as novidades para o novo ano estão os internacionais da Diamond Films: Decisão de Partir e Broker - Uma Nova Chance; Esquema de Risco - Operação Fortune, longa de ação de Guy Ritchie com Jason Statham e Hugh Grant; Triângulo da Tristeza, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2022 ; Belo Desastre que é baseado em um best-seller. Beau is Afraid, da renomada A24; e Kandahar, estrelado por Gerard Butler, entre outros. 

 

E, claro, fica evidente a falta dos filmes nacionais entre os títulos acima citados, bem como os destacados entre os resultados de 2022, ano em que a Galeria Distribuidora rodou cinco filmes, que devem ser lançados em 2023. A empresa conta também com mais 20 produções nacionais em diferentes etapas de desenvolvimento.

“A gente sabe e acredita na força do cinema nacional para o mercado, estamos fazendo filmes que são muito comerciais e que têm apelo com o público. Acreditamos que os filmes não podem deixar de ser lançados, porque precisamos reconquistar esse público. Com bons filmes, boas campanhas, bom planejamento e, fundamental, com o apoio do exibidor, e quero destacar isso, porque é muito importante esse apoio, em relação à exibição dos trailers, materiais e divulgação em suas redes, isso é fundamental para que a gente consiga trazer o público de volta para as salas. A gente viu que o público dos filmes internacionais já está voltando aos poucos, agora o desafio é trazer de volta o público do filme nacional”, comentou Gabriel.

E a mensagem é clara aos exibidores também em termos gerais em 2023, com a retomada de maior número de títulos na programação, volta a ser um quebra-cabeça o trabalho de encontrar a melhor data para cada filme e dar a eles o tempo que possa crescer semana após semana com o boca a boca, esse é um exercício feito lado a lado com as equipes de programação dos cinemas e das distribuidoras.

“Com isso entendemos que precisamos reforçar mais as campanhas, tendo um cuidado na escolha das datas e sempre conversando com os exibidores para entender quais são as melhores oportunidades de datas e de gêneros, o terror, por exemplo, passa por saturação de títulos, mas uma boa resposta do público. É fundamental que do nosso  lado de produção e de distribuição esteja  bem alinhado com os exibidores para coordenar isso”, ressaltou.

Quanto à quantidade de títulos para este novo ano, fica evidente que o número cresce, com massiva presença nos festivais internacionais e adquirindo importantes filmes em cada um deles, a Diamond Films vem sendo responsável também por trazer alguns dos títulos mais prestigiados nestes eventos, bem como nas premiações. Três dos seis últimos vencedores do Oscar de Melhor Filme chegaram ao Brasil pela distribuidora, foram eles: No Ritmo do Coração, Greenbook e Moonlight. A Expectativa este ano, portanto, está voltada para Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, que já vem sendo apontado entre os favoritos e presença certeira nas listas de nomeados. Logo, os executivos começam a saga de viajar para os festivais em busca destas pérolas que devem chamar a atenção dos cinéfilos durante o ano, público fiel à sala escura.

“É um trabalho de garimpagem, feito com base em muitos dados e muita sensação do que a gente vê acontecendo. A estratégia é manter assim porque deu certo em todos os sentidos”, finalizou.  

 

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