Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado chinês

10 Janeiro 2023 | Yuri Codogno

"Avatar: O Caminho da Água" consegue rara extensão na China e ficará em exibição durante o feriado do Ano Novo Chinês

Filme do James Cameron já fez quase US$ 200 milhões no país e tem chance histórica de ampliar arrecadação

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A relação entre Avatar: O Caminho da Água (Disney) e sua exibição na China acaba de ganhar mais um capítulo interessante. O mercado chinês é um dos mais importantes para a franquia, sendo um dos principais responsáveis por ajudar o primeiro filme a recuperar a liderança como a maior bilheteria de todos os tempos. Por essa razão, as expectativas para a estreia da sequência no país eram bem altas, porém foi impactada pela nova onda da Covid-19 que assola o território chinês.

Publicidade fechar X

Mesmo com esse golpe de azar atingindo os exibidores locais e também a Disney, que esperava fazer números extraordinários na China, Avatar 2 abriu por lá com US$ 56,7 milhões e até o momento fez impressionantes US$ 188,2 milhões de bilheteria. Mas aparentemente o jogo deu uma guinada, visto que o filme será exibido durante o feriado prolongado do Ano Novo Chinês, que historicamente costuma levar muitos espectadores aos cinemas. As informações são dos portais Hollywood Reporter e Variety.

Apesar do feriado começar apenas no dia 22 de janeiro, Avatar 2 ganhou uma extensão de 30 dias no país, algo raro no território chinês para os filmes ocidentais. O sistema de importação de filmes da China concede aos longas-metragens estrangeiros permissão para exibição no país por blocos de 30 dias, ou seja, a produção de James Cameron conseguirá ficar em cartaz por dois meses. Até o momento, o filme possui o melhor desempenho no país entre os filmes de Hollywood lançados desde 2020, quando a pandemia foi anunciada pela OMS. 

Uma grande vantagem para Avatar 2 é que, até o início do feriado, ele será prioridade dos exibidores locais, visto que a concorrência será baixa. Entretanto, sua participação de tela deve despencar a partir do dia 22 de janeiro, quando uma série de filmes chineses com alta expectativa do público entrarão em cartaz, como The Wandering Earth 2, um prequel do primeiro blockbuster de ficção científica nacional da China que arrecadou US$ 700 milhões em 2019. 

Os especialistas, porém, destacam que a exibição de Avatar, mesmo reduzida a partir do feriado, pode gerar dezenas de milhões em receita adicional em bilheteria. Os próprios apps de venda locais, que também concentram críticas do público, mostram que as avaliações médias do filme estão entre 8 e 9.1, em uma escala que vai até 10, demonstrando como a população chinesa ama a franquia. 

Os filmes de Hollywood ocasionalmente conseguem extensões de lançamento, mas Pequim geralmente bloqueia a exibição de todos os filmes estrangeiros durante os feriados nacionais importantes da China, favorecendo a indústria local nas bilheterias. “É uma decisão estranha”, ressaltou um executivo da exibição ao Hollywood Reporter.  

Outro filme que também ganhou uma extensão de 30 dias, segundo um porta-voz confirmou ao portal Variety, foi Gato de Botas 2: O Último Pedido (Universal), porém não há mais detalhes. Até o momento, a animação da Dreamworks fez apenas US$ 1,7 milhões de bilheteria no país, de acordo com o site Box Office Mojo.

Compartilhe:

  • 0 medalha