Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Streaming

20 Janeiro 2023 | Renata Vomero

Após mudanças, Netflix cresce no último trimestre e CEO anuncia saída do cargo

Gigante do streaming alcançou total de 230,7 milhões de assinantes globais

Compartilhe:

(Foto: Netflix)

A Netflix divulgou ontem (19) seu relatório referente ao quarto trimestre de 2022. Este foi o primeiro balanço reportado desde o lançamento da versão de assinatura com publicidade, portanto mais barata. O resultado foi acima do esperado, com crescimento de 7,6 milhões de novo assinantes no período.

Publicidade fechar X

Desta forma, a empresa cresceu acima das próprias projeções, que estimavam aumento de 4,5 milhões, o que parecia baixo aos olhos de Wall Street, fazendo as ações da empresa caírem na época. Com os números reportados ontem, a empresa alcançou, portanto, a marca de 230,75 milhões de assinantes globais. As informações são do Hollywood Reporter.

Este crescimento acompanha uma série de reviravoltas no ano passado: após apresentar queda por dois trimestres consecutivos, a Netflix conseguiu reverter a tendência ao promover uma série de mudanças, como corte de gastos (e de gente), investimentos mais assertivos nas produções, além do lançamento da versão mais acessível com publicidade. Falta apenas colocar em prática o plano de taxar o compartilhamento de senhas, o que virá agora na sequência.

De qualquer forma, com este notável crescimento, a receita trimestral da gigante do streaming foi de US$7,85 milhões e a previsão é de US$8,17 milhões neste primeiro trimestre. O aumento foi impulsionado pela Europa, Oriente Médio e África (EMEA) que absorveu mais 3,2 milhões de clientes, seguido pela América do Norte com 910 mil novos assinantes.

Alguns dos conteúdos que despontam como promotores deste aumento são a série Wandinha, de Tim Burton, grande sucesso do período, além do filme Glass Onion: Um Mistério Knives Out, de Rian Johnson, e a série documental Harry & Meghan, que conta a história do casal real príncipe Harry e Meghan Markle.

Acompanhado dos resultados do trimestre, a Netflix anunciou uma mudança grande em seu quadro de gestão. O co-CEO da empresa, e cofundador também, Reed Hastings deixará o cargo, que será assumido por Greg Peters ao lado de Ted Sarandos. Hastings seguirá como presidente executivo da empresa, no entanto.

A mudança foi recebida com um certo choque pelo mercado, no entanto, Hastings esclareceu que esse era um plano antigo, desde que Sarandos foi promovido a CEO e Peter a COO (Chief Operation Oficer) há dois anos. Segundo Hastings, as dificuldades causadas pela Covid e as mudanças no negócio serviram de base para essa nova estrutura.

“Ambos administraram incrivelmente bem, garantindo que a Netflix continue melhorando e desenvolvendo um caminho claro para acelerar nossa receita e crescimento de ganhos. Portanto, o conselho e eu acreditamos que é o momento certo para concluir minha sucessão”, comentou o executivo em comunicado no próprio site da Netflix.

Mais cedo nesta semana, a Netflix divulgou toda a sua programação de filmes para o ano. Ao todo devem chegar para os assinantes cerca de 50 produções que englobam grandes cineastas, títulos comerciais, internacionais e de gêneros variados. O número é inferior ao valor anunciado em 2022, próximo de 85 filmes, mas vai ao encontro das mudanças anunciadas em investir mais em qualidade em detrimento de quantidade.

Compartilhe:

  • 0 medalha