Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

23 Janeiro 2023 | Renata Vomero

Diretores de "Apanhador de Almas" confiam no êxito comercial do cinema de gênero nacional

Longa foi dirigido por Fernando Alonso e Nelson Botter Jr., e tem equipe majoritariamente feminina

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Terminaram no início de janeiro as filmagens de Apanhador de Almas, filme de terror totalmente nacional e com elenco e equipe majoritariamente femininos. O longa tem direção de Nelson Botter Jr. e Fernando Alonso, que criaram a produtora Iron Chest para desenvolver produções de gênero, especialmente de terror.

Publicidade fechar X

O longa foi filmado durante um mês na Serra da Cantareira, em São Paulo, e conta com elenco formado por Klara Castanho, Ângela Dippe, Jessica Córes, Larissa Ferrara, Priscila Sol e a atriz e influenciadora Duda Reis. A história retrata um grupo de garotas que se conhece em uma comunidade online de bruxaria e decide ir atrás de uma bruxa para fazer um ritual em um dia de eclipse solar, o que desencadeia uma série de eventos sobrenaturais que fogem do controle das garotas.

Com elenco completamente feminino e uma história que mexe com arquétipos também de gênero, a dupla de diretores entendeu como mais do que necessário ter uma equipe também dominada por mulheres, com Tarsila Araújo coescrevendo o roteiro, bem como nomes femininos na direção de arte e fotografia, e em outras posições.

“Essa coisa de o elenco ser só feminino é o grande diferencial de todos os nossos projetos, foi a primeira vez que tivemos mais esse cuidado, não é um filme voltado para as mulheres, pelo contrário, é um filme para todo mundo, mas com certeza o que se destaca é essa questão do feminino, está muito forte na história. Não é a primeira vez que temos protagonistas femininas, mas dessa vez é uma história com muitas personagens mulheres, muitos arquétipos femininos, é muito legal”, destacou Nelson Botter Jr. em entrevista ao Portal Exibidor.

O longa vem de uma longa trajetória dos diretores, fundadores do Tortuga Studios, focado em animação. Surgiu, então, a vontade de desenvolver produções em live-action e que fossem de gênero, especialmente fantasia e terror. Daí veio a necessidade de criar o Iron Chest Films, que teve como primeira produção o longa de terror Deep Hatred, filmado no Brasil, no entanto, falado em inglês e com atores estadunidenses.

Mas a vontade de filmar um conteúdo totalmente nacional era forte, falado em português, com atrizes brasileiras e com fortes elementos de nossa cultura. Tudo isso também pensando em fortalecer a indústria local que ainda caminha para encontrar esse público conectado com o terror brasileiro. O que, para Nelson, é só questão de tempo.

“O público brasileiro ainda está muito focado na comédia, que é uma extensão da televisão, a gente acredita que pouco a pouco dá para formar esse público, mesmo que ainda não brigue com os números da comédia. Sinto que os distribuidores estão procurando investir mais em filmes de gênero, porque querem quebrar isso só da comédia, precisam criar público para o cinema nacional em outro gênero, porque isso se esgota”, reforçou.

Ele ainda tomou como exemplo a Espanha, país onde vive, que passou por um processo semelhante. Apegados à comédia, os espanhóis viram surgir uma onda de cineastas que focaram no terror, transformando este o gênero favorito no país e ganhando reconhecimento global nessas produções.

“Baseado na Espanha, que mostra que dá para mudar isso, dá para competir com as comédias também, mas a gente sabe que demora, são vários anos para criar o público, ter vários filmes bons por ano, é um processo que a gente sabe que é longo, mas a gente encara como algo interessante de participar e é um desafio para a gente”, afirmou.

E Apanhador de Almas realmente parece um bom candidato a estar nesta leva para criar uma nova tendência em nossos cinemas, especialmente entendendo o quanto o público brasileiro é apaixonado por terror, basta avaliar os números dos últimos meses para entender o quanto o gênero é bem recebido.

Para criar essa atmosfera bastante brasileira e fantasmagórica, o primeiro desafio encarado pela equipe, depois de todo o desenvolvimento do roteiro na pandemia, foi o de encontrar a locação perfeita para as filmagens. A casa da bruxa onde o filme se passa foi encontrada no Airbnb, e já tinha a ambientação quase perfeita para a história, o que contribuiu para a fluidez das filmagens. Isso, e claro, um elenco totalmente afinado.

“A equipe estava toda bem unida, as atrizes afiadas, a gente teve uma preparação de elenco muito legal, deu tempo de elas desenvolverem as personagens, é um roteiro com muito diálogo, são cenas difíceis de filmar e elas estavam muito bem. Foi muito fluido, tanto é que cumprimos o prazo direitinho”, destacou.

O longa, agora em fase de pós-produção, deve chegar aos cinemas no segundo semestre do ano, entre outubro e novembro. No entanto, a produção ainda não tem distribuidora definida, segundo Nelson, há conversas com algumas empresas e inclusive com plataformas de streaming, embora de qualquer forma, o planejamento é ter o lançamento nos cinemas, mesmo que limitado.

“Ele é o tipo do terror, que é de tensão, é progressivo, tem aquele ambiente do suspense, que vai crescendo. E isso na sala de cinema tem um charme a mais”, concluiu.

Fernando Alonso e Nelson Botter Jr. são produtores, diretores e roteiristas de filmes e séries que podem ser encontrados na Disney+, Netflix, Nickelodeon e outros. Com diversas premiações nacionais e internacionais, dentre suas produções se destacam os filmes O Amor no Divã, Deep Hatred (com distribuição nos Estados Unidos pela 101 Films) e as animações O Pergaminho Vermelho, que estreou em 2021 no Disney+,  e Os Under-Undergrounds, produzida pela Tortuga Studios e exibida pelo canal Nickelodeon.

Compartilhe:

  • 0 medalha