Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pesquisa

06 Março 2023 | Yuri Codogno

Ancine divulga panorama sobre serviços de Vídeo por Demanda

Produções brasileiras ocupam menos de 10% dos catálogos das principais plataformas estrangeiras

Compartilhe:

(Foto: iStock)

A Ancine publicou um panorama com dados sobre os serviços de Vídeo por Demanda (VoD) no Brasil, incluindo um levantamento sobre a participação de produções nacionais nas principais plataformas. A publicação está prevista no Plano Anual de Regulação (PAREG) e disponível no portal do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA).



O estudo foi elaborado a partir de dados fornecidos por empresas que monitoram o segmento, apresentando uma análise dos catálogos de mais de 30 serviços de VoD disponíveis no Brasil e em outros países da América Latina. O trabalho cobriu, somente em território nacional, cerca de 32 mil títulos disponíveis por assinatura para o público.

O levantamento tem o intuito de entender como são compostos os catálogos dos principais serviços, considerando a proporção de filmes e séries, os diferentes modelos de negócio e o ano de produção das obras, entre outras características. O conjunto de dados analisado apresenta a nacionalidade das obras a partir de fontes externas, permitindo, assim, uma observação sobre a participação do conteúdo identificado como brasileiro (mesmo que não seja de autoria de uma independente). Deste modo, a pesquisa descobriu que filmes e séries nacionais ocupam menos de 10% dos catálogos dos principais serviços estrangeiros de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Disney+. A participação é maior nas plataformas nacionais, porém essas possuem menor alcance do que as citadas.

Outra informação que chamou atenção foi a insuficiência de dados sobre a produção brasileira independente no segmento de VoD, que reforça a iniciativa da Ancine por maior acesso nos catálogos, conforme definido na Agenda Regulatória. Neste mesmo sentido, a Agência avalia medidas para a ampliação e a garantia da participação de conteúdo brasileiro independente nas plataformas.

A publicação trouxe um outro destaques sobre o mercado de VoD: nos serviços de assinatura mensal ou gratuitos, levando em consideração conteúdos produzidos desde 2021, há mais oferta de novas séries do que de novos filmes.

A Ancine se prepara para colaborar com o debate sobre a regulamentação do segmento de Vídeo por Demanda, conforme demonstram as últimas decisões da Diretoria Colegiada da Agência. No dia 15 de dezembro do ano passado, a Diretoria decidiu priorizar medidas de efeito da tributação do setor, com vistas ao financiamento da atividade audiovisual brasileira, e para implementação de mecanismos que assegurem a circulação e participação das obras brasileiras independentes nos catálogos.

Clique aqui para conferir o estudo completo.

Compartilhe:

  • 0 medalha