Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

19 Junho 2023 | Renata Vomero

Mesmo abaixo das estimativas, "The Flash" lidera as bilheterias deste fim de semana

Novo longa da DC fez US$130 milhões globais, projeção era de pelo menos US$150 milhões

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Não é exagero considerar The Flash (Warner) um dos filmes mais esperados do ano, após uma longa reestruturação da DC Studios, a produção vem sendo apontada como crucial para dar o pontapé inicial em uma nova e promissora fase do estúdio.

Publicidade fechar X

Se soma a isso a quantidade de elogios que o filme veio recebendo nos últimos meses em suas primeiras exibições, tanto na CinemaCon, para o mercado exibidor, quanto para diversos nomes e players do mercado, incluindo, Tom Cruise.

Desde então o filme estava sendo tratado como um dos melhores filmes de super-heróis da atualidade, fazendo o hype crescer semana após semana e começar a desacelerar apenas a partir do momento em que os críticos iniciaram suas reviews, abaixando a nota no Rotten Tomatoes para 67% de aprovação – não que isso represente qualquer certeza acerca dos filmes. Na plataforma, o longa tem 85% de aprovação do público, o que ilumina o caminho para uma boa sustentação com o boca a boca.

Dito isto, a abertura do filme vem com sabor agridoce para a indústria e o próprio público, após o filme performar abaixo das expectativas, mas tendo liderado todas as bilheterias do fim de semana – e com bons números.

No cenário global, a produção fez US$130 milhões, sendo que a projeção era de pelo menos US$155 milhões. Na América do Norte, onde o filme faturou US$55 milhões, a projeção era de US$70 milhões. Os dados de bilheteria são da Comscore.

No Brasil, o longa fez público de 674,2 mil pessoas apenas no fim de semana e 774,6 mil somando também as sessões antecipadas. O suficiente para liderar a bilheteria, mas abaixo de seu potencial.

Os analistas de indústria apontam para dois caminhos que podem dar respostas para este desempenho, o primeiro deles é o impacto das polêmicas envolvendo Ezra Miller ano passado, preso por agressões, mesmo a Warner mantendo o ator mais afastado da campanha.

Outro ponto pode ser a data de estreia, no mercado norte-americano e em diversos territórios internacionais, o filme dividiu o lançamento com outro potencial blockbuster, Elementos (Disney), que também encontrou dificuldades de atrair o público, inclusive, mais do que The Flash.

Chamou atenção dos analistas do mercado internacional o quanto o filme atraiu mais público masculino do que feminino, o que é até esperado para o gênero, mas não em tamanho desequilíbrio, como foi o caso da América do Norte, que registrou 70% de homens entre os espectadores.

 

 

Brasil

Com a temporada de arraiás e quermesses acontecendo a todo vapor pelo Brasil, o fim de semana não foi dos mais quentes para os exibidores. Em dados gerais, os cinemas receberam 1,56 milhão de público e fizeram renda de R$33,4 milhões.

Como já mencionamos, The Flash liderou a bilheteria com faturamento de R$14,5 milhões, considerando os 674,2 mil ingressos vendidos no fim de semana. Entre os filmes mais recentes da DC – excluindo The Batman – a produção ficou no meio do caminho entre os desempenhos brasileiros, Shazam! Fúria dos Deuses fez abertura de 344 mil ingressos, enquanto Adão Negro fez 1,15 milhão. Um cenário parecido ao apresentado na América do Norte e Global.

Na sequência vem Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Sony), que arrecadou R$6 milhões com a venda de 296,1 mil ingressos. O filme ultrapassou os 2,5 milhões de público nestas três semanas em cartaz.

Mostrando que os live-actions da Disney têm sua força, A Pequena Sereia faturou R$ 5,4 milhões e atraiu público de 245,5 mil pessoas. Mais de 3,5 milhões de brasileiros já assistiram ao filme nos cinemas.

Conquistando um milhão de ingressos vendidos no acumulado, Transformers: O Despertar das Feras (Paramount) levou 169,7 mil pessoas aos cinemas e faturou R$3,5 milhões.

Um dos favoritos dos brasileiros no ano, Velozes e Furiosos 10 (Universal) fez bilheteria de R$3 milhões com os 134,6 mil ingressos vendidos, o que chega ao acumulado de 6,3 milhões de tickets.

Neste fim de semana, algo raro de acontecer, todos os cinco primeiros filmes do ranking da Comscore apresentaram público acima de 100 mil pessoas.

América do Norte

Com o feriado na América do Norte, os números trazidos pelas Comcore abrangem tanto o fim de semana de três dias, quanto a segunda-feira de folga, somando quatro dias. Em ambos os casos, o cenário ficou o mesmo, com The Flash na liderança, seguido por Elementos e Através do Aranhaverso.

The Flash, como já mencionamos, estava previsto para abrir com US$70 milhões, alcançando US$55 milhões no fim de semana e US$64,2 milhões nos quatro dias. Há expectativa de que o filme cresça nas próximas semanas, embora encontre bons concorrentes na programação.

Já a situação de Elementos (Disney) é mais preocupante, com os US$29,5 milhões do fim de semana (US$33 milhões do feriado), esta foi a pior abertura da Pixar da história, mesmo este sendo um filme com uma grande aposta do estúdio para retomar esse seu forte braço de animações.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Sony) se mantém bem na região, neste fim de semana o filme fez US$27,8 milhões e US$32 milhões no feriado. O acumulado total até o momento é de US$284,6 milhões.

Global

The Flash teve desempenho melhor no mercado internacional do que doméstico (América do Norte), dos US$130 milhões globais arrecadados, US$75 milhões foram provenientes dos 78 países estrangeiros.

Se destacam os resultados na China (US$13,8 milhões), México (US$9,4 milhões), Reino Unido (US$5,3 milhões), Coreia do Sul (US$3,7 milhões) e Brasil (US$3,5 milhões).

O filme vem seguido por Transformers que arrecadou US$57,2 milhões e chegou ao acumulado de US$274,9 milhões; Homem-Aranha: Através do Aranhaverso faturou US$55,4 milhões, o que o levou à soma de US$489,3 milhões.

Elementos (Disney) ainda não está em cartaz na maior parte dos territórios, mas somando os 18 nos quais já estreou, o filme fez US$44,5 milhões e chega no Brasil nesta cine-semana, dia 22.

Compartilhe:

  • 0 medalha