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20 Junho 2023 | Renata Vomero

"Desapega" é o filme brasileiro de 2023 mais assistido nos cinemas até o momento

Ancine inaugurou painel com Indicadores do Mercado de Exibição em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro

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(Foto: Divulgação)

A Ancine anunciou ontem (19), Dia do Cinema Brasileiro, o lançamento, no site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), o novo painel interativo “Indicadores do Mercado de Exibição”, que permite acompanhar importantes números do setor de exibição cinematográfica no Brasil. A ferramenta, elaborada pela Coordenação de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria de Regulação, será atualizada mensalmente, complementando o monitoramento realizado pelos painéis semanais existentes no OCA. 



Aproveitando a novidade, o Portal Exibidor, também em semana especial em homenagem ao Cinema Brasileiro, recolheu os dados referentes aos nossos filmes lançados neste ano. Entre os longas mais vistos até o momento estão: Desapega (Imagem Filmes), com público de 150,5 mil pessoas; Ninguém é de Ninguém (Sony), com 132,3 mil pessoas; Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro (Sony), com 50,8 mil pessoas; Nas Ondas da Fé (Imagem Filmes), com 36,1 mil pessoas, e Perlimps (Vitrine), com 12,3 mil ingressos.

Refinando a pesquisa, é possível inferir que entre 5 de janeiro e 7 de junho, os cinemas receberam 504,5 mil pessoas para conferir títulos nacionais nas telonas, representando renda de R$ 8,5 milhões. No período, foram exibidas 129 produções brasileiras.

Já é sabido o quanto o nosso cinema vem encontrando dificuldade de se reencontrar com seu público neste pós-pandemia, diante dos números e gráficos, esse abismo fica ainda mais evidente.

Tratando-se de market share de público, os valores acima citados representam apenas 1% do total em venda de ingressos, sendo todo o restante para filmes estrangeiros. Analisando em renda, o número é de 0,9%.

O total de público está 81,2% abaixo do mesmo período de 2022 e 94,1% menor do que em 2019, ano em que os cinemas venderam mais de 20 milhões de ingressos para os filmes nacionais. O market share de sessões realizadas em 2022 é de 3,2% para filmes brasileiros, sendo o restante para estrangeiros.

Já em dados gerais para o mercado exibidor brasileiro, os indicadores disponibilizados pela nova ferramenta mostram que a frequência semanal nas salas de cinema em 2023 tem sido superior aos resultados do ano passado. Até 7 de junho, quando a 22ª semana cinematográfica se encerrou, o público acumulado no ano correspondia a 48,1 milhões, número que supera em 22,1% o valor alcançado no mesmo período de 2022. 

Mais detalhes da plataforma

A plataforma reúne informações obtidas a partir do Sistema de Controle de Bilheteria (SCB), por meio do qual os exibidores encaminham diariamente à Agência relatórios com dia e horário de exibição, público e renda. Os novos gráficos e tabelas interativas permitem observar o comportamento do parque exibidor nacional desde 2019, acompanhando indicadores relacionados ao número de salas em funcionamento, ao total de sessões programadas e às exibições de filmes nacionais. O painel também apresenta variáveis como público, renda, preço médio do ingresso (PMI), total de longas-metragens exibidos e ranking de obras com maior público, possibilitando ainda o download dos dados por semana cinematográfica. 

O painel traz ainda, como grande novidade, a possibilidade de acompanhamento de dados sobre a dinâmica das sessões cinematográficas programadas. Desde a digitalização do parque exibidor, a multiprogramação é uma realidade nas salas de cinema do país, tornando essencial o monitoramento de sessões, permitido desde a implantação do SCB. 

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