Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Retomada

15 Agosto 2023 | Yuri Codogno

25% das pessoas que viram "Barbie" nos EUA foram ao cinema pela primeira vez após a pandemia

Pesquisa também revelou que cerca de metade dos entrevistados são frequentadores assíduos das salas escuras

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Quase 25% dos espectadores de Barbie (Warner) nos Estados Unidos não iam ao cinema desde o começo da pandemia, segundo pesquisa realizada pelo Quórum, empresa líder em insights de dados de filmes. A análise foi publicada inicialmente pelos portais Variety e indieWire.

Publicidade fechar X

O Quorum entrevistou 1.800 pessoas que compraram ingressos para Barbie nas últimas três semanas, abordando-as com a pergunta “com qual frequência você vai ao cinema?”. Surpreendentemente, 11% responderam que foi a primeira vez que estavam indo às salas escuras desde o início da pandemia, enquanto outros 11% disseram não se lembrar do último filme que viram na telona.

Partindo do princípio que dificilmente alguém se esqueceria que foi ao cinema nos últimos dois anos, quando a reabertura começou, a pesquisa concluiu que Barbie foi o primeiro filme visto nas salas escuras por 22% dos entrevistados desde março de 2020, momento em que o distanciamento social se iniciou. Mas também há boa notícia: 46% dos entrevistados disseram ir aos cinemas com frequência, enquanto outros 32% declararam assistir filmes nas telonas de vez em quando. 

Apesar disso, os 22% significam que quase um quarto dos espectadores entrevistados provavelmente não foram aos cinemas assistir Avatar: O Caminho da Água (Disney), Top Gun: Maverick (Paramount), Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Sony), Jurassic World: Domínio (Universal) e Super Mario Bros (Universal), os blockbusters de bilheterias bilionárias que tiveram campanhas de marketing bem agressivas nos últimos dois anos. E se possivelmente não assistiram a esses, quem dirá outras produções de menor apelo popular. 

Aliás, 40% dos entrevistados revelaram que assistir Barbie os lembrou que gostam da experiência de ir ao cinema e que agora pretendem ir com mais frequência. 45% disseram que gostariam de ir mais vezes, mas o gasto financeiro é um obstáculo, afirmando ser necessário outro filme “tão empolgante quanto ‘Barbie’ para fazê-los voltar às salas escuras”. Os outros 15% dos entrevistados ressaltaram não acreditar que foram impulsionados a voltar aos cinemas. 

Até o momento, Barbie fez US$ 1.183 bilhão globais, atrás apenas de Super Mario como a maior arrecadação do ano e é a quinta maior bilheteria desde a reabertura das salas, com potencial para crescer ainda mais suas cifras.

Compartilhe:

  • 0 medalha