Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / DVDs, Blu-rays, entre outros...

21 Fevereiro 2024 | Yuri Codogno

Novo acordo prevê que Sony assuma a comercialização de todas as mídias físicas da Disney

Negócio é válido já para os próximos lançamentos da Disney

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Disney entrou em um acordo com a Sony para que esta assuma a responsabilidade de fabricar, distribuir e comercializar os DVDs, Blu-rays e todas outras mídias físicas da própria Disney. A negociação não envolve nada de mídia digital. As informações são dos portais Variety e Deadline.

Publicidade fechar X

O negócio já está em vigência e a Sony irá comercializar as mídias físicas dos próximos lançamentos da Disney. Esse novo modelo de licenciamento, segundo a própria Disney, permite ao estúdio continuar a oferecer filmes e programas de TV através de varejistas físicos, respondendo de forma mais eficiente à demanda do consumidor. 

Desta forma, é esperado que a Disney faça uma avaliação interna para ver se haverá demissões. A empresa ressaltou que a mudança é consistente com as estratégias implementadas em toda a companhia.

Vale lembrar que as vendas de mídia física estão em declínio há alguns anos e não mostram sinais de recuperação. Por exemplo: no primeiro semestre de 2023, a receita da mídia física nos EUA caiu 28%, ficando em US$ 754 milhões, contra o US$ 1,05 bilhão do ano anterior. Para o ano de 2024 inteiro, a previsão é que essa receita caia para menos de US$ 1 bilhão. 

A Best Buy (loja varejista estadunidense), aliás, interrompeu as vendas de DVDs e Blu-rays no início deste ano, seguindo a decisão da Netflix, em setembro passado, de encerrar o seu serviço de entrega de DVD por correio - maneira em que a empresa começou e que ainda estava em vigência na América do Norte, caindo gradualmente em desuso. 

A queda das mídias físicas, como é de se esperar, é uma consequência da ascensão das plataformas de streaming, de modo que a Disney estava precisando trabalhar em diferentes frentes para atingir todos os consumidores. A Sony, por sua vez, não possui um grande streaming próprio, como todas as outras majors, ficando em vasta vantagem quando o assunto é mídia física.

Compartilhe:

  • 0 medalha