Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Oportunidade

14 Março 2024 | Redação

Rede Cabíria de Talentos está com inscrições abertas para Prêmio e Laboratório de Roteiro até 31 de março

Atividades integram a 6ª edição do Cabíria Festival, que será realizado no segundo semestre

Compartilhe:

(Foto: Bruna Timotheo)

A Rede Cabíria de Talentos - criado inicialmente como um Prêmio de Roteiro dedicado às histórias escritas e protagonizadas por mulheres e que reúne diferentes iniciativas voltadas para a valorização e estímulo de carreiras de roteiristas, além de tramas com protagonismo feminino na diversidade de sua expressão - está com as inscrições abertas para o Cabíria Prêmio de Roteiro e o Cabíria LAB. O cadastro pode ser feito até o dia 31 de março através do site www.cabiria.com.br.

Publicidade fechar X

O Prêmio Cabíria, rumo a sua nona edição, é considerado uma das premiações mais relevantes do país e se destina a roteiros de longa-metragem de ficção em estágio avançado de desenvolvimento. A iniciativa tem o objetivo de conectar histórias originais de autoras - estreantes ou não - ao mercado audiovisual e contribuir para a realização de obras com protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras. A premiação inclui soma em dinheiro, consultorias, bolsas e/ou descontos em cursos, além do passaporte para a Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional, geração de conhecimento e impulsionamento de talentos do audiovisual.

Já o Cabíria LAB é um laboratório com foco em projetos audiovisuais em fases iniciais e intermediárias de desenvolvimento. A dinâmica do LAB abrange consultorias e masterclasses de especialistas para o impulsionamento de carreiras de roteiristas e seus conteúdos originais. As categorias contempladas são longa-metragem de ficção, longa-metragem de ficção infantojuvenil e série de ficção.

Desde sua criação, o Prêmio Cabíria e o Cabíria LAB já somam 130 roteiros contemplados que, anualmente, avançam em seus estágios de produção e tornam-se obras para diferentes telas, como cinema e streaming. Dentre eles, o recém-lançado Levante (Vitrine Filmes), que tem roteiro de Maria Helena Morán Atencio e Lillah Halla, que também assina a direção. Premiadas em 2017, o filme teve a sua estreia internacional no Festival de Cannes, em 2023, onde recebeu o Prêmio de Melhor Filme pela Federação Internacional dos Críticos e coleciona, até o momento, 25 premiações em festivais pelo mundo. O filme integra a seleção oficial do Festival de Internacional de Rotterdam, em 2024.

Maria Helena Morán Atencio, inclusive, ressaltou a importância do prêmio para que a produção realmente tomasse forma e saísse do campo das ideias para as telonas: "O Prêmio Cabíria chegou para nós durante um período em que o filme parecia estar se tornando uma possibilidade real, pois vínhamos da residência da Fundación Carolina e tínhamos ganhado o FSA, mas o Brasil estava entrando nas trevas. O caminho seria longo, mas o prêmio foi muito importante para a gente ganhar ainda mais coragem e força para seguir adiante com essa história que, quanto mais tempo se passava, mais urgente e explosiva se tornava, até ser o Levante que ela é hoje".

Os roteiros e/ou projetos inscritos nas duas chamadas – Prêmio Cabíria e Cabíria LAB - precisam ter ao menos uma protagonista feminina e ser de autoria de roteiristas auto-identificadas mulheres, podendo ser em coautoria com pessoa(s) de identidade(s) e expressões de gênero diversas. A temática é livre e os resultados com os roteiros e projetos selecionados serão divulgados em julho, enquanto a premiação e laboratório se darão no âmbito do Cabíria Festival, no segundo semestre.

As inscrições estão no valor de R$ 150 e roteiristas trans, negras, indígenas e PcD poderão solicitar gratuidade nas inscrições, e roteiristas oriundas de periferias, mães-solo e associadas da ABRA (Associação Brasileira de Roteiristas e Autores) recebem 20% de desconto nas inscrições, conforme regulamento. Vânia Matos, diretora e produtora executiva do festival, inclusive, destacou a importância de ações afirmativas que contemplem a diversidade.

"Temos muita satisfação em afirmar que o Prêmio e o Cabíria LAB integram o calendário do audiovisual brasileiro e somam como elos da rede de ações afirmativas de democratização dessa cadeia produtiva", disse.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Cabíria, que ao longo de nove anos, já premiou 70 histórias e beneficiou 50 projetos, exibiu obras audiovisuais de mais de 200 realizadoras, além de impulsionar a carreira de dezenas de roteiristas e cineastas.

Compartilhe:

  • 0 medalha