Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Diversidade

15 Março 2024 | Redação

NICHO 54 promove a participação de sete profissionais negros do Brasil no Festival de Cinema de Berlim

Produtores e diretores estiveram no European Film Market, ambiente de mercado do Berlinale

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Sete profissionais negros brasileiros participaram do European Film Market (EFM), ambiente de mercado que aconteceu entre 15 e 21 de fevereiro durante o Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlim, na Alemanha. A ação foi viabilizada pelo NICHO 54, instituto que apoia a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria.

Publicidade fechar X

As credenciais distribuídas pela organização do festival ao NICHO 54 fazem parte da iniciativa de diversidade e inclusão do EFM Berlinale para estimular a presença e o intercâmbio de profissionais sub-representados do mundo todo e é destinada especialmente para organizações parceiras, como o instituto, que participa pela quinta vez do evento. O Instituto é parceiro do EFM desde 2019.

Fernanda Lomba, cofundadora e diretora executiva do NICHO 54, participou do Toolbox, programa de formação do EFM para produtores, com foco em grupos marginalizados e do chamado Sul Global.

“Essa viagem reforça o compromisso e o interesse do NICHO 54 com a internalização de profissionais negros do audiovisual brasileiro. Quis conhecer o programa Toolbox mais de perto, visto que nos últimos três anos tenho enviado profissionais brasileiros para o programa para garantir curadorias melhores nas próximas edições do programa e seguir nessa parceria com o EFM”, afirmou Lomba.

Além da diretora executiva, Lilian Santiago, diretora vencedora do Pitching Show do festival negro de cinema NICHO Novembro 2023 com o documentário Pega Laço, também participou do Toolbox e falou sobre a experiência de estar presente em um dos maiores festivais de cinema do mundo.

"Poder entender como usufruir das inúmeras oportunidades e potencialidades deste mercado foi um divisor de águas para mim. Volto com o ânimo renovado por isso e pela estimulante companhia de cineastas incríveis do mundo todo no Berlinale, particularmente marcada por temas decoloniais e feministas. Isso me enche de esperança quanto ao futuro do cinema e às possibilidades de internacionalização de minha carreira, pois sinto, como nunca, os caminhos abertos para a inserção de narrativas do ponto de vista que sempre me interessaram no cinema mundial", disse.

Além de Fernanda e Lilian, o NICHO 54 distribuiu outras cinco credenciais gratuitas, oferecidas para: Rubian Melo, gestora de negócios e projetos audiovisuais na Saturnema Filmes; Danielle Valentim, fundadora da Maat Produções; Diego Paulino, diretor e roteirista na Reptilia Produções Transmídia; e Myrza Muniz e Robson Dias, da Selvática, que também participaram do Pitching Show no ambiente de mercado do Festival NICHO Novembro 2023.

"Tive a oportunidade de reencontrar parceiros que conheci em laboratórios, festivais, workshops e eventos anteriores, fortalecendo nossas conexões e expandindo nossas produções. Conheci também pessoas e empresas que podem ser interessantes para o desenvolvimento de novos negócios. A oportunidade de apresentar a Bahia para um dos mais importantes mercados de cinema e audiovisual do mundo também foi uma experiência enriquecedora", conta Rubian Melo.

Por fim, Fernanda Lomba destacou a importância da participação brasileira no festival para fortalecer um movimento de internacionalização de nossas obras. "Além de ter contato com o mercado europeu, a experiência de participar do EFM aprimora e fortalece a carreira dos profissionais brasileiros no cenário de internacionalização. Vemos com clareza o grande potencial de impacto desse movimento na produção audiovisual do Brasil daqui a alguns anos", finalizou.

Compartilhe:

  • 0 medalha