Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

01 Abril 2024 | Redação

Milagre de Páscoa? "Godzilla e Kong" surpreende com arrecadação de quase US$ 200 milhões e lidera em todos os cenários

No Brasil, apesar do amplo domínio do blockbuster que fez a maior abertura do ano, três filmes nacionais figuraram entre os 10 mais assistidos nos cinemas durante o final de semana

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim? Para os exibidores de todo o mundo, sem dúvidas, trouxe uma estreia explosiva do filme Godzilla e Kong: O Novo Império (Warner). Liderando em todos os cenários possíveis, o blockbuster superou até mesmo as previsões mais otimistas e alcançou uma série de feitos notáveis em seu final de semana de estreia. Com uma estreia que pode ser considerada monstruosa, a produção se tornou a segunda maior abertura de todos os tempos do Monsterverse e conseguiu uma série de outros feitos notáveis. No Brasil, apesar do amplo domínio da dupla monstruosa, o cinema nacional também se destacou ao colocar três filmes entre os mais assistidos durante o final de semana. Os dados são da Comscore.



Começando pelo mercado brasileiro, Godzilla e Kong: O Novo Império se tornou a maior abertura do ano ao levar 583,29 mil telespectadores aos cinemas. O marco, inclusive, reforça que os exibidores do país estão em estado de graça, uma vez que o recorde foi batido pelo segundo final de semana consecutivo. Na última semana Kung Fu Panda 4 (Universal) já havia se tornado a maior abertura ao levar 547,3 mil pessoas aos cinemas e superar o nacional Nosso Lar 2 (Disney), que conseguiu um público de 546,8 mil espectadores em sua estreia.

Mas, apesar do final de semana ter sido amplamente dominado pelo blockbuster de Hollywood, o cinema brasileiro também mostrou sua força ao emplacar três diferentes produções entre os 10 filmes mais assistidos. Enquanto Os Farofeiros 2 (Downtown/Paris) superou a marca de 1,5 milhão de espectadores, as aberturas de Dois é Demais em Orlando (H2O Films) e Dona Lurdes - O Filme (Cinemark) também obtiveram bons resultados para figurar no chamado top 10, com públicos de 33,18 mil e 11,49 mil respectivamente.

Na América do Norte Godzilla e Kong: O Novo Império também chegou fazendo estrago em um momento que os exibidores clamavam por um grande lançamento. Ao arrecadar cerca de US$ 80 milhões em seu primeiro final de semana, o filme superou as expectativas mais otimistas, que eram de no máximo US$ 65 milhões. Esses números, inclusive, fizeram a produção superar diversas aberturas do Monsterverse como Kong: A Ilha da Caveira (Warner), Godzilla II: Rei dos Monstros (Warner) e Godzilla vs. Kong (Warner). O único lançamento que se saiu melhor no mercado doméstico foi Godzilla (Warner), que arrecadou US$ 93,18 milhões em 2014.

A bilheteria mundial também não trouxe grandes surpresas, com domínio de Godzilla e Kong, que foi acompanhado (de longe) por outros três blockbusters nas maiores arrecadações: Kung Fu Panda 4, Duna: Parte Dois (Warner) e Ghostbusters: Apocalipse de Gelo (Sony), que chega aos cinemas brasileiros no dia 11 de abril. Além das produções de Hollywood, quatro produções asiáticas, demonstrando mais uma vez a força do cinema na região, e uma produção alemã também figuraram entre os filmes mais assistidos.

Um outro destaque que vale ser citado, apesar de não ter figurado entre os filmes mais assistidos, é para um dos fenômenos do Oscar. Enquanto você estiver lendo esse parágrafo pode ter a sensação de ter voltado no tempo, mas Oppenheimer (Universal) chegou aos cinemas do Japão apenas neste final de semana e fez bonito. Vencedor de sete Oscars, incluindo o de Melhor Filme, a produção de Christopher Nolan arrecadou US$ 2,5 milhões em seu final de semana de estreia e ficou atrás apenas de duas produções locais. De acordo com a Universal, Oppenheimer também se tornou o lançamento de Hollywood com maior estreia no Japão em 2024, superando Aquaman 2: O Reino Perdido (Warner) e Duna: Parte Dois, que arrecadaram US$ 1,6 milhão e US$ 1,3 milhão respectivamente.

Brasil

Já é de conhecimento dos leitores do Portal Exibidor que os exibidores brasileiros estão rindo à toa em 2024 e, neste final de semana, não foi diferente. Contando com Godzilla e Kong: O Novo Império para fazer a maior abertura do ano pelo segundo final de semana consecutivo, o público total nos cinemas brasileiros foi de 1,41 milhão de espectadores para uma arrecadação de R$ 31,26 milhões. O monstruoso blockbuster, inclusive, foi responsável por mais de 1/3 tanto de público, quanto de renda.

O filme da Warner liderou as bilheterias com um público de 583,29 mil espectadores, mas teve companhias de peso para que o público total superasse os 1,4 milhão. No total, quatro diferentes produções superaram a marca de 100 mil espectadores e, contando com uma excelente sustentação, Kung Fu Panda 4 ficou com o segundo lugar ao levar 372,74 mil pessoas aos cinemas. O pódio, como não poderia deixar de ser em um momento mágico para os filmes brasileiros, foi completado por Os Farofeiros 2, que superou o público acumulado de 1,5 milhão ao conseguir mais 132,96 mil espectadores durante o final de semana.

Também com uma excelente sustentação, os episódios 1 e 2 da quarta temporada da série The Chosen - Os Escolhidos, distribuídos pela Paris Filmes no Brasil, levaram mais mais 124,61 mil pessoas para a frente das telonas. Duna: Parte Dois também deu sua contribuição para os ótimos números ao conseguir um público de 67,95 mil espectadores.

Na sequência, uma série de estreias conseguiram bons desempenhos nos cinemas, incluindo duas produções nacionais. Dois é Demais em Orlando conseguiu um público de 33,18 mil pessoas e agora a expectativa é que o filme tenha um boca a boca positivo para manter uma boa sustentação, como afirmou Sandro Rodrigues, CEO da H2O Films. Outra estreia que se colocou entre as maiores bilheterias foi Instinto Materno (Imagem Filmes), que é protagonizado por Anne Hathaway e Jessica Chastain e conseguiu um público de 23,86 mil espectadores. Dona Lurdes - O Filme também surpreendeu em sua estreia com um público de 11,49 mil, fechando a trinca de produções nacionais que conseguiram um bom desempenho durante o final de semana.

Completam o ranking dos filmes mais assistidos Uma Vida - A História de Nicholas Wintom (Diamond) e Dias Perfeitos (O2 Play), com públicos de 7,18 mil e 6,89 mil espectadores respectivamente.

América do Norte

Desde o início de 2024 os exibidores dos Estados Unidos passam por momentos de desespero com a ausência de blockbusters no calendário de lançamentos no início do ano. Após meses de angústia e recordes negativos, entretanto, a maré parece finalmente estar rumando para águas mais tranquilas - e animadoras. A estreia monstruosa de Godzilla e Kong: O Novo Império, com uma arrecadação de US$ 80 milhões, fechou um mês de março quase mágico para os exibidores da região.

Talvez até impulsionado por Godzilla Minus One (Sato Company), que venceu o Oscar recentemente, a produção da Warner fica abaixo apenas da abertura de Duna: Parte Dois em 2024, que arrecadou US$ 82 milhões. Godzilla e Kong foi a principal responsável pelo melhor final de semana do ano na região, com uma arrecadação de US$ 136,4 milhões. Outro fato inédito é que pela primeira vez em 2024 quatro diferentes filmes conseguiram arrecadar US$ 10 milhões ou mais durante o final de semana. Os desempenhos de Godzilla e Kong, Duna: Parte Dois, Kung Fu Panda 4 e Ghostbusters, inclusive, farão com que março feche com uma arrecadação em torno de US$ 750 milhões, a melhor arrecadação desde agosto de 2023, quando os fenômenos Barbie (Warner) e Oppenheimer ainda estavam em suas primeiras semanas de exibição.

Como não poderia deixar de ser, as maiores bilheterias do final de semana, além de Godzilla e Kong, foram dos outros três filmes citados no parágrafo acima. Ghostbusters, Duna e Kung Fu Panda 4 arrecadaram respectivamente US$ 15,7 milhões; US$ 11,1 milhões; e US$ 10,2 milhões.

Mas, estas foram as únicas produções que tiveram um desempenho satisfatório, sendo responsáveis praticamente sozinhas pelo resultado histórico do final de semana. Sem nenhum outro grande destaque, os outros filmes de maior bilheteria foram:

  • Imaculada (Diamond): US$ 3,26 milhões
  • Uma Prova de Coragem (Diamond): US$ 2,4 milhões
  • Late Night With the Devil (Diamond) - US$ 2,2 milhões
  • Tillu Square (sem distribuidora no Brasil) - US$ 1,8 milhão
  • Crew (sem distribuidora no Brasil) - US$ 1,49 milhão
  • Imaginário: Brinquedo Diabólico (Paris Filmes) - US$ 1,4 milhão

Global

Os quatro primeiros lugares no ranking de bilheteria global trazem os mesmos filmes do ranking da América do Norte, mudando apenas algumas posições. Como dito anteriormente, Godzilla e Kong reinou absoluto ao fazer US$ 194 milhões em sua abertura. Os números, inclusive, já são suficientes para colocar a produção como a terceira maior bilheteria do ano, mesmo com apenas quatro dias de exibição. Também vale destacar que Godzilla e Kong conseguiu um desempenho espetacular em um dos principais mercados do mundo, a China. A arrecadação foi de US$ 44 milhões na abertura e, ainda durante o dia de hoje, o filme deve superar Duna: Parte Dois, que arrecadou US$ 46,5 milhões até o momento para se tornar o título de Hollywood com a maior bilheteria na China em 2024.

Na sequência aparece a segunda maior bilheteria do ano. Kung Fu Panda 4 arrecadou US$ 53,87 milhões no final de semana para chegar a um acumulado de US$ 347,25 milhões. Fechando o pódio aparece Duna: Parte Dois que conseguiu uma bilheteria de US$ 29,5 milhões e superou a barreira dos US$ 600 milhões no acumulado. Até o momento, o filme dirigido por Denis Villeneuve já arrecadou US$ 626 milhões e é a maior bilheteria do ano. Para fechar o "quarteto fantástico" de blockbusters, Ghostbusters também fez bonito ao arrecadar US$ 26,9 milhões globalmente durante o final de semana.

Os demais filmes do ranking, sem nenhum grande destaque, são:

  • Chantal im Marchenland (Alemanha): US$ 6,85 milhões
  • Imaculada (Diamond): US$ 4,88 milhões
  • Exhuma (Coreia do Sul): US$ 4,36 milhões
  • Viva La Vida (China): US$ 4,14 milhões
  • Haikyu!! The Movie: Decisive Battle at the Garbage Dump (Japão): US$ 3,72 milhões
  • Troll Factory (Coreia do Sul): US$ 3,03 milhões

Compartilhe:

  • 0 medalha