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04 Abril 2024 | Yuri Codogno

Bilheteria na América do Norte deve cair 25% em abril; no Brasil, cenário é mais animador

Diferentemente do mesmo mês do ano passado, abril de 2024 não deve ter um filme salvador

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(Foto: Divulgação)

Em 2023, o mês de abril foi o responsável por estrear o primeiro filme do ano a superar US$ 1 bilhão globais. Com US$ 490 milhões arrecadados na América do Norte somente naquele mês, Super Mario Bros ajudou a região a chegar a US$ 900 milhões no mês. Para abril de 2024, entretanto, não é esperado nenhum salvador, com uma possível queda de 25% na arrecadação comparado com o mesmo período do ano passado. O Brasil, por sua vez, tem alguns ás na manga. As informações são do IndieWire.

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Os Estados Unidos até têm ótimos lançamentos programados para o mês de abril, como A Primeira Profecia (Disney), Fúria Primitiva (Diamond Films), Guerra Civil (Diamond Films) e Abigail (Universal), mas nenhum que promete igualar o desempenho de Super Mario. Por essa razão, uma queda de 25% em relação a abril do ano passado não seria vista como um copo meio vazio.

O Brasil, porém, vive um grande momento de exibição, com a produção nacional alcançando níveis de ingressos vendidos não vistos desde o início da pandemia. Em abril, serão dez filmes nacionais entrando em cartaz, com pelo menos dois com potencial de atrair mais público: Evidências do Amor (Warner) e Vidente por Acidente (Disney), enquanto os outros são mais segmentados. 

Mas não apenas pelo cinema nacional que o Brasil está bem. Além de ter as mesmas estreias citadas dos EUA (com exceção de Fúria Primitiva, que chega em maio), temos um blockbuster programado: Ghostbusters: Apocalipse de Gelo (Sony). Na América do Norte, a produção estreou em março, enquanto aqui a maior parte de sua arrecadação será em abril. Em ambas as regiões, o mês também pode contar Godzilla e Kong: Um Novo Império (Warner), que entrou em cartaz na última semana de março, sendo a maior abertura do ano nos dois cenários; então deve obter bons números também em abril. 

Nos EUA e Canadá, o setor de exibição tem sofrido com a ausência de grandes lançamentos, que foram adiados como consequência das greves dos roteiristas e atores. Com isso, o primeiro trimestre de 2024 obteve um déficit de 6% em comparação com o ano passado. Tendo em vista as dificuldades encontradas, também não foi um resultado tão negativo. 

Inclusive, o mês de março foi quem salvou o trismestre, pois Kung Fu Panda (Universal) e Duna: Parte Dois (Warner), além de Ghostbusters e Godzilla e Kong, superaram US$ 70 milhões na arrecadação local. 

Entre os lançamentos de abril na região, as estimativas de quem mais devem contribuir são Guerra Civil e Abigail, com US$ 50 milhões cada. Além desses, os menores lançamentos - entre os citados e não citados - claramente podem surpreender, mas não são garantias. Em um cenário nem otimista e nem pessimista, abril deve arrecadar pouco mais de US$ 600 milhões na América do Norte.

Em maio, entretanto, a situação deve ser outra, visto que os blockbusters voltarão com força na região. Mas isso é papo para o final de abril.

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